Opositor russo Alexei Navalny detido um mês antes das presidenciais

O líder da oposição russa Alexei Navalny anunciou ter sido detido pela polícia em Moscovo, a menos de um mês das eleições presidenciais, para as quais apelou ao boicote.

Através do Twitter, Navalny disse ter sido detido quando saía do dentista e estar a ser “levado para algum lugar”.

Olga Mikhailova, uma das suas advogadas, disse à agência TASS que o principal opositor ao Kremlin estava “a ser levado à esquadra para assinar a acusação” e que devia ser presente ainda hoje ao tribunal de Tverskoi.

Navalny anunciou ainda no Twitter que o seu “braço direito”, Leonid Volkov, também tinha sido detido no aeroporto de Cheremetievo de Moscovo, quando se preparava para “voar para Bachkirie, uma das regiões mais importantes em relação à organização da vigilância da eleição” de 18 de março.

Alexei Navalny tinha sido detido pela última vez a 28 de janeiro, durante uma manifestação que organizou em vários locais do país para denunciar a “fraude” das presidenciais, que deverão dar a Vladimir Putin o seu quarto mandato.

Foi libertado no mesmo dia, numa “estratégia astuta”, segundo o opositor, de o condenar numa data mais próxima da votação.

Declarado inelegível por uma sentença judicial que considera orquestrada pelo Kremlin, Navalny apelou aos seus partidários para boicotarem e vigiarem as eleições presidenciais.

Ainda este mês, as autoridades russas bloquearam o acesso ao site de Navalny, menos de uma semana após a publicação de um vídeo no qual acusa o vice-primeiro-ministro russo, Sergei Prikhodko, de beneficiar da generosidade do multimilionário Oleg Deripaska. O site continua acessível através de alguns servidores, mas a situação é temporária.

O multimilionário Deripaska exigiu, de seguida, que todas as informações relativas à sua vida privada fossem retiradas da internet e da comunicação social que fez cobertura do caso. Em causa estava, por exemplo, um vídeo no qual aparecia com um homem parecido com Prikhodko no seu iate.

Navalny “não entendeu nada”

Navalny divulgou na rede social Twitter ter sido libertado e qual a acusação de que foi alvo, indicando o artigo do Código de Delitos Administrativos que alegadamente violou e que sanciona o reincidente no caso das regras de realização de reuniões. “Não entendi nada, nem porque é que sete pessoas me foram deter“, escreveu o opositor no Twitter.

Navalny convocou para domingo uma marcha de protesto por ocasião do terceiro aniversário do assassínio do político liberal Boris Nemtsov, atingido a tiro a 27 de fevereiro de 2015 numa ponte a alguns metros do Kremlin.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …

Cidade na Florida vendeu (por engano) o seu depósito de água

O empresário Bobby Read comprou um prédio municipal numa pequena cidade da Florida, Brooksville. Mas não estava à espera de receber um "bónus": a torre do depósito de água. Em abril, Bobby Read, um personal trainer …