Há mais um opositor de Putin hospitalizado na prisão por razões misteriosas

1

@vkaramurza / Instagram

Vladimir Kara-Mourza, opositor de Putin.

Vladimir Kara-Mourza, opositor de Putin.

Vladimir Kara-Mourza, opositor de Putin, foi hospitalizado na prisão, onde cumpre 25 anos por traição. As razões para este internamento são ainda desconhecidas.

Foi a esposa do político da oposição russa quem anunciou numa publicação no Facebook que “Vladimir Kara-Mourza foi transferido para um hospital-prisão” e que “os seus advogados não foram autorizados a vê-lo“.

Kara-Mourza é conhecido como o protegido do falecido Boris Nemtsov que foi assassinado. O próprio Kara-Mourza também já sobreviveu a duas tentativas de envenenamento antes de ser preso, em 2015 e em 2017.

Vários média de investigação concluíram que os serviços secretos russos estiveram por trás dessas situações de envenenamento.

A saúde de Kara-Mourza preocupava os seus familiares há vários meses, até por sofrer de polineuropatia, um distúrbio neurológico que afecta os nervos periféricos e que terá resultado das tentativas de envenenamento de que foi vítima.

O russo-britânico de 42 anos foi condenado em Abril de 2023, a 25 anos de prisão por traição e por difundir informações falsas sobre a guerra na Ucrânia. Foi a sentença mais pesada dos últimos anos decretada contra um opositor de Putin.

Outro opositor de Putin, Alexeï Navalny morreu em Fevereiro deste ano numa prisão no Ártico em circunstâncias que continuam por esclarecer.

Kara-Mourza estava detido na prisão de Omsk na Sibéria. O Reino Unido já apelou à sua libertação imediata para receber cuidados de saúde “urgentes”.

No passado mês de Maio, venceu o Prémio Pulitzer pelos seus “artigos apaixonados escritos com risco de vida na sua cela da prisão”.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Mais um que tem de morrer para que o anão vermelho viva no seu esplendor.
    A Federação Russa está condenada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.