Opositor de Lukashenko morre na prisão

Um opositor político bielorrusso morreu, esta terça-feira, na prisão. As causas da morte ainda não são conhecidas. Igar Lednik estava preso desde dezembro de 2022, por “difamação” ao Presidente Aleksandr Lukashenko.

Morreu Igar Lednik, opositor do Presidente da Bielorrússia Aleksandr Lukashenko.

O jornalista morreu, esta terça-feira, na prisão, onde cumpria uma pena por difamação do Presidente.

O anúncio foi feito pelo Partido Social-democrata bielorrusso (Gramada), o seu antigo partido.

“Igar Lednik, antigo membro do Gramada, militante e jornalista, morreu na prisão aos 64 anos”, afirmou a formação política numa mensagem na rede social Telegram, confirmada pela organização de defesa dos direitos humanos Viasna.

Depois de ser preso em dezembro de 2022, Lednik foi condenado a três anos de prisão por difamação de Aleksandr Lukashenko num artigo publicado num jornal do Gramada.

Sabe-se que estado de saúde do opositor “deteriorou-se consideravelmente” na prisão. Lednik foi operado a um problema gastrointestinal e também sofria do coração, mas o partido não esclareceu qual a causa da sua morte.

Repressão política na Bielorrússia

A repressão política na Bielorrússia agravou-se depois das presidenciais de 2020, vencidas por Lukashenko apesar das denúncias de fraude eleitoral.

O Presidente da Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko, está no poder desde 1994 e é um aliado fiel do líder russo, Vladimir Putin.

O resultado de 2020 suscitou uma onda inédita de manifestações de grande dimensão que foram reprimidas à força e levaram a condenações de militantes políticos, jornalistas e ativistas pelos direitos humanos.

Na Bielorrússia, há 1.400 pessoas presas por motivos políticos, denuncia a Viasna.

Igar Lednik foi o quinto preso político a morrer no país desde 2021, acrescentou ainda a organização.

Este episódio acontece apenas quatro dias depois da morte de Navalny, principal opositor de Putin, também na prisão.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.