Espanha. Oposição pede demissão do vice-presidente, Pablo Iglesias

ZIPI / EPA

O primeiro-ministro espanhol e líder do PSOE, Pedro Sánchez, com o líder do Podemos, Pablo Iglesias

Dirigentes do Podemos, assim como o partido, são acusados de administração desleal e peculato, na sequência de uma denúncia apresentada pelo ex-advogado do Podemos, José Manuel Calvente. Oposião quer a demissão do líder, Pablo Iglesias.

A investigação do alegado envolvimento do Podemos no caso de peculato e administração desleal, depois do alegado furto do telemóvel da ex-assessora, levou a oposição espanhola a pedir a demissão do líder do partido, Pablo Iglesias.

Os dirigentes do Podemos, assim como o partido, são acusados de administração desleal, na sequência de uma denúncia apresentada pelo ex-advogado do Podemos, José Manuel Calvente.

Podemos e braço direito de Iglesias investigados por alegado financiamento ilegal

Segundo a agência EFE, depois de um mês de julho um tanto conturbado motivado pela investigação ao alegado furto do telemóvel da ex-assessora do Podemos, Dina Bousselham, agosto surge com outra investigação ao Podemos e com vários envolvidos.

Este cenário tem motivado pedidos de demissão e de renúncia de Pablo Iglesias, pelo PP e pelo Vox, enquanto o Podemos atribui esta última acusação a uma tentativa de desestabilizar o partido e o Governo. Já o presidente do executivo, Pedro Sánchez, apela para o respeito pelo poder judicial.

Esta semana foi conhecida a decisão de um tribunal de Madrid, ao imputar ainda os crimes de peculato e administração desleal ao secretário de comunicação e responsável pelas campanhas, Juan Manuel del Olmo, ao tesoureiro, Daniel de Frutos, e à gestora dos fundos, Rocio Val.

A denúncia partiu do ex-advogado, José Manuel Calvente, despedido em 2019, após uma denúncia por alegado assédio sexual e laboral contra outra advogada do partido, Marta Flor. Um caso que foi arquivado recentemente.

O Podemos pediu ao Tribunal de Madrid para anular o caso e contestou a declaração de Calvente, alegando estar indefeso por ter acedido apenas a parte da mesma, algo que o tribunal alterou após um pedido de Vox.

A presença desse partido numa denúncia popular é um dos aspetos criticados pelo Podemos, que acusa o juiz de abrir um inquérito “genérico e indeterminado”, que nasce de uma denúncia baseada, em sua opinião, em suspeitas do responsável pela Proteção de Dados do partido, o qual teria obtido documentação “violando” seu dever de sigilo.

Enquanto isso, o juiz ordenou várias diligências, entre as quais, dirigidas ao contrato para as obras da nova sede do Podemos em Madrid, às informações de salário e faturas, à documentação sobre a campanha eleitoral de abril de 2019 pelas empresas Neurona e ABC, ou às empresas mercantis nas quais Juan Carlos Monedero, cofundador do partido, aparece como administrador.

Pablo Iglesias, também vice-presidente do Governo espanhol, respondeu no Twitter, citado pela Efe, que “o financiamento do Podemos foi investigado repetidamente e nenhuma evidência de um crime foi encontrada”.

A denúncia de Calvente não é a única questão judicial que afeta o Podemos, já que o Tribunal Nacional investiga o alegado furto do telefone de Dina Bousselham, ex-assessora, no final de 2015, cujos dados apareceram na posse do ex-comissário José Villarejo.

O alegado furto ocorreu nos meses anteriores às negociações para a formação do governo em 2016, por isso estava a ser investigado se haveria uma relação com uma alegada espionagem política ao Podemos, na qual o ex-comissário interveio, o que sempre negou.

O ex-advogado também apareceu no ‘caso Dina’ depois do juiz o ter chamado a depor como testemunha.

Há poucos dias, Calvente classificou este caso como uma “farsa”, da qual ele diz se ter recusado a “participar”. Fê-lo no Twitter, onde justamente esta semana voltou a acusar “alguns dirigentes” do partido por terem alegadamente “posto a mão” na caixa.

O ex-advogado, que denunciou “uma perversa campanha para mantê-lo calado perante o Tribunal”, acredita que no Podemos há “uma alegada ‘corrupção dentro do partido’ e um alegado ‘financiamento ilegal’ de algumas lideranças”, refere a Efe.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …