Opioides podem tornar-se a próxima grande arma terrorista

Um especialista em narcóticos norte-americano acredita que os opioides como o Fentanil podem tornar-se na próxima arma usada por terroristas por todo o mundo.

Fatal, fácil de transportar e discreto, o Fentanil pode ser uma ameaça escondida à espera de ser usadas com malícia por algum lunático.

Em conversa com o OZY, Jake Kelton referiu um cenário hipotético algo preocupante. Um homem contrabandeia uma caneta cheia de Fentanil num voo entre Nova Iorque e Los Angeles. Durante a viagem, ele lança o conteúdo da caneta no corredor dos passageiros. Uma dúzia de passageiros cai imediatamente inconsciente. Com este opioide nos pulmões, basta seis minutos antes de terem uma overdose.

O Fentanil é um opioide que é utilizado como medicação para a dor e também pode ser usado juntamente com outros medicamentos para anestesia. Nos Estados Unidos, há até alguns incidentes detetados que derivaram da exposição a este opioide e que obrigaram pessoas a serem transportadas de urgência para o hospital.

Jake Kelton, que trabalhou como cientista forense durante nove anos, diz ter ficado surpreendido quando ouviu na televisão que dois agentes policiais tiveram uma overdose porque o opioide em causa passou pelas suas peles.

“Isto é impossível”, pensou Kelton, argumentando que a overdose foi por inalação e não pelo toque. Os órgão de informação não estavam bem informados sobre o problema e isso era um problema. Como tal, decidiu criar um produto que conseguisse proteger as autoridades responsáveis nos seus trabalhos, enquanto lidam com crimes relacionados com o tráfico de droga e opioides.

Kelton tem uma história bastante curiosa e peculiar. Enquanto era cientista forense na Polícia Estatal da Pensilvânia, infiltrou-se e ajudou a deter membros da família Barber, que era responsável por um cartel de metanfetaminas avaliado em 1 milhão de dólares. O seu trabalho valeu-lhe a distinção de agente do ano.

“Quando entramos lá, à paisana, achamos que são todos más pessoas — mas não são. A maioria deles é como você ou como eu. Eu pus o Barber na prisão por cinco anos e ainda recebo cartões de Natal dele todos os anos“, disse entre sorrisos.

Ainda que assuma que, para já, o Fentanil não é um “bicho papão”, defende que é preciso estarmos atentos aos potenciais perigos que podem advir. Nas mãos erradas, este opioide pode ser usado para discretamente matar dezenas de pessoas numa questão de minutos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Líder do CDS/Madeira recebeu 30 mil euros do financiador do Chega, a seis semanas das regionais

Rui Barreto, líder do CDS na Madeira, recebeu um total de 29.880 euros de César do Paço, o conhecido financiador do Chega. O "empréstimo" foi concedido a poucas semanas das eleições regionais que levaram o …

Autarcas e bombeiros exigem que Governo mantenha SIRESP a funcionar

As declarações do presidente da Altice Portugal de que o SIRESP ia "acabar a 30 de junho" fizeram soar os alarmes. Autarcas e bombeiros querem que o Governo mantenha a rede de emergência. Na quarta-feira, em …

Carlos Carreiras anuncia "vacina portuguesa" e causa mal-estar no Governo

O presidente da Câmara de Cascais afirmou que, "em completa articulação com o Governo", garantiu a compra e inclusive a cedência da patente de uma vacina para produzir na Área Metropolitana de Lisboa. Esta quarta-feira, num …

Pela primeira vez, Japão admite cancelar Jogos Olímpicos

O Japão admitiu pela primeira vez esta quinta-feira que o cancelamento dos Jogos Olímpicos, adiados desde o verão passado e com arranque marcado para 23 de julho, continua a ser uma hipótese em cima da …

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …