Operação Lex. Mais juízes podem ser constituídos arguidos

José Sena Goulão / Lusa

O presidente da Relação de Lisboa, Orlando Nascimento

Rui Rangel, Fátima Galante e Luís Vaz das Neves poderão não ser os únicos juízes com indícios criminais no âmbito da Operação Lex.  O atual presidente da Relação de Lisboa, Orlando Nascimento, e outro juiz podem ser constituídos arguidos nesta investigação.

Segundo avança o jornal Público, o Ministério Público (MP) está a analisar a possibilidade de constituir mais dois juízes arguidos, nomeadamente Orlando Nascimento, atual presidente da Relação de Lisboa e um juiz daquele tribunal, que também interveio num dos casos cuja distribuição de processos terá sido viciada.

Ambos terão sido ouvidos pela procuradora Maria José Morgado e pelo colega Vítor Pinto, atuais titulares do inquérito, numa sala do Supremo Tribunal de Justiça, no final de janeiro. O juiz Orlando Nascimento foi o relator, mas os investigadores referem que a distribuição foi viciada.

A suspeita resulta de mensagem trocadas entre Rangel, que era parte no litígio em causa, e Vaz das Neves, pedindo-lhe para interferir na distribuição.

De acordo com o jornal, o MP ainda vai ouvir mais juízes como testemunhas neste caso, magistrados que estiveram envolvidos nas decisões em que Rui Rangel alegadamente vendeu a sua influência, real ou fictícia.

O MP admite também a possibilidade de abrir um novo inquérito com base na cópia certificada dos elementos já recolhidos nesta investigação.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes afirmou que presidente do Tribunal da Relação deve apresentar a demissão.

A Operação Lex tem atualmente mais de uma dezena de arguidos, entre os quais o funcionário judicial do TRL Octávio Correia, o advogado Santos Martins, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, João Rodrigues.

O processo foi conhecido em 30 de janeiro de 2018, quando foram detidas cinco pessoas e realizadas mais de 30 buscas. Esta investigação teve origem numa certidão extraída do processo Operação Rota do Atlântico, que envolveu o empresário de futebol José Veiga.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. o estado do Estado socialista.

    e ainda falta a cereja no topo do bolo que até já foi encomendada com aquele sorteio manhoso que ditou o juíz do caso do putativo engº

RESPONDER

Alerta de bomba em Paris obriga a evacuação de zona junto ao Arco do Triunfo

Devido a uma ameaça de bomba na zona do Arco do Triunfo, em Paris, as autoridades cortaram os acessos nos Campos Elísios e encerraram várias linhas de metro. Um alerta de bomba na zona junto ao …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Benfica decreta distanciamento, regressos às vitórias, a prática de Darwin, heróis do Giro

Mais um jogo, mais uma vitória. SL Benfica de JJ alcança pleno no Campeonato, onde FC Porto e Sporting CP regressaram às vitórias. Nas provas europeias, Dragão e Luz com público, numa semana em que se …

Mais de três dezenas de bancos da UE utilizam paraísos fiscais

Mais de três dezenas de bancos da União Europeia (UE) e do Reino Unido utilizaram paraísos fiscais de baixo imposto ou imposto zero e 29 "pareciam estar a declarar" lucros em países onde não empregavam, …

Ex-presidente de Santa Comba Dão alega Alzheimer para faltar a julgamento

O ex-presidente da Câmara de Santa Comba Dão alegou sofrer de Alzheimer para faltar ao julgamento, esta segunda-feira, em que está acusado dos crimes de prevaricação de titular de cargo público e fraude na obtenção …

Alemães e ingleses recolheram pistas em Portugal para tentar chegar ao corpo de Maddie

Elementos das polícias alemã e inglesas estiveram no nosso país, no final de Setembro, para uma reunião com investigadores portugueses com o intuito de recolher dados sobre Christian Brueckner que é suspeito de ter raptado …

“Retificações especiais e centralizadas”. China quer acabar com "caos" na Internet

A Administração do Ciberespaço da China exigiu esta terça-feira aos fornecedores de serviços móveis do país que executem uma série de “retificações especiais e centralizadas”, face a “preocupações sociais” perante o “caos” na Internet. As oito …

Football Leaks. Advogado admite que podia ter emails relacionados com o Luanda Leaks

O advogado e ex-sócio da PLMJ João Magalhães Ramalho admite que pudesse ter documentos relacionados com o Luanda Leaks e com Isabel dos Santos na sua conta de email, que alegadamente foi pirateada por Rui …

Portugal regista mais 3.299 casos e 28 mortes por covid-19

Portugal contabiliza hoje mais 28 mortes e 3.299 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Nas últimas 24 horas, Portugal conta com mais 3.299 …

Argentina levanta restrições na capital. Rússia regista recorde de mortes diárias e aumenta contenção

A Argentina prorrogou esta semana as medidas para combater a pandemia de covid-19 nas zonas mais afetadas do país, ao mesmo tempo que prossegue a reabertura na capital, onde os casos têm vindo a diminuir. Desde …

Maioria dos portugueses defende Orçamento viabilizado à esquerda (e rejeita demissão do Governo)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e a TSF revela que a maioria dos portugueses - cerca de 60% - defende que o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) seja viabilizado com …