/

ONU concede prémio póstumo a inventor da caixa-preta dos aviões

Alessandro Silva, FAB / Wikimedia

Militares brasileiros com a caixa-preta do Boeing 737-800 da GOL que caiu em Mato Grosso em setembro de 2006. A "caixa-preta" na realidade é laranja, para facilitar a sua recuperação.

Militares brasileiros com a caixa-preta do Boeing 737-800 da GOL que caiu em Mato Grosso em setembro de 2006. A “caixa-preta” na realidade é laranja, para facilitar a sua recuperação.

A Organização Internacional de Aviação Civil, ICAO, informou que o australiano David Ronald de May Warren recebeu a homenagem pelo seu contributo excepcional para a segurança aérea.

A Organização Internacional de Aviação Civil, ICAO, concedeu o maior prémio da aviação civil ao inventor da caixa-preta dos aviões, David Ronald de May Warren.

A caixa-preta, ou caixa-negra, é o nome popular de um sistema de registo de voz e dados existente nos aviões, e mais recentemente nas locomotivas dos Estados Unidos e Europa, que grava o som ambiente das cabinas de comando e do sistema de áudio das aeronaves.

David Warren, cientista e engenheiro de aviação australiano, produziu em 1958 um protótipo a que chamou de “Unidade de Memória de Voo“.

A homenagem póstuma foi feita na abertura da 39ª Assembleia da agência da ONU, que se realizou em Montreal, no Canadá.

David Warren faleceu aos 85 anos, em 2010, em Melbourne, na Austrália.

Contributo excepcional

Warren foi reconhecido pelo Conselho da ICAO e pela comunidade de aviação internacional pela sua contribuição excepcional para a segurança aérea.

A ICAO reconhece em particular a importância da invenção e aperfeiçoamento do primeiro gravador de voo, mais conhecido como a caixa-preta.

O presidente do conselho da agência da ONU, Olumuyiawa Bernard Aliu, disse na cerimônia que “os gravadores de voo representam um dos recursos mais confiáveis para a melhora da segurança de aviação”.

Bernard Aliu realçou ainda a “tremenda dívida de gratidão à visão, compromisso e tenacidade de David Warren”.

A criação da caixa-preta, que na verdade é vermelha ou laranja, para ser encontrada com mais facilidade nos acidentes, foi inspirada, em parte, por um momento triste: o pai de Warren morreu num acidente aéreo quando o australiano tinha apenas oito anos.

Segundo a imprensa australiana, Warren nunca recebeu qualquer pagamento pela sua invenção, e continuou a trabalhar para o Departamento de Defesa australiano.

Devido à invenção da caixa-preta, Warren foi incluído na lista dos inventores mais influentes do mundo.

ZAP / Rádio ONU

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.