ONU concede prémio póstumo a inventor da caixa-preta dos aviões

Alessandro Silva, FAB / Wikimedia

Militares brasileiros com a caixa-preta do Boeing 737-800 da GOL que caiu em Mato Grosso em setembro de 2006. A "caixa-preta" na realidade é laranja, para facilitar a sua recuperação.

Militares brasileiros com a caixa-preta do Boeing 737-800 da GOL que caiu em Mato Grosso em setembro de 2006. A “caixa-preta” na realidade é laranja, para facilitar a sua recuperação.

A Organização Internacional de Aviação Civil, ICAO, informou que o australiano David Ronald de May Warren recebeu a homenagem pelo seu contributo excepcional para a segurança aérea.

A Organização Internacional de Aviação Civil, ICAO, concedeu o maior prémio da aviação civil ao inventor da caixa-preta dos aviões, David Ronald de May Warren.

A caixa-preta, ou caixa-negra, é o nome popular de um sistema de registo de voz e dados existente nos aviões, e mais recentemente nas locomotivas dos Estados Unidos e Europa, que grava o som ambiente das cabinas de comando e do sistema de áudio das aeronaves.

David Warren, cientista e engenheiro de aviação australiano, produziu em 1958 um protótipo a que chamou de “Unidade de Memória de Voo“.

A homenagem póstuma foi feita na abertura da 39ª Assembleia da agência da ONU, que se realizou em Montreal, no Canadá.

David Warren faleceu aos 85 anos, em 2010, em Melbourne, na Austrália.

Contributo excepcional

Warren foi reconhecido pelo Conselho da ICAO e pela comunidade de aviação internacional pela sua contribuição excepcional para a segurança aérea.

A ICAO reconhece em particular a importância da invenção e aperfeiçoamento do primeiro gravador de voo, mais conhecido como a caixa-preta.

O presidente do conselho da agência da ONU, Olumuyiawa Bernard Aliu, disse na cerimônia que “os gravadores de voo representam um dos recursos mais confiáveis para a melhora da segurança de aviação”.

Bernard Aliu realçou ainda a “tremenda dívida de gratidão à visão, compromisso e tenacidade de David Warren”.

A criação da caixa-preta, que na verdade é vermelha ou laranja, para ser encontrada com mais facilidade nos acidentes, foi inspirada, em parte, por um momento triste: o pai de Warren morreu num acidente aéreo quando o australiano tinha apenas oito anos.

Segundo a imprensa australiana, Warren nunca recebeu qualquer pagamento pela sua invenção, e continuou a trabalhar para o Departamento de Defesa australiano.

Devido à invenção da caixa-preta, Warren foi incluído na lista dos inventores mais influentes do mundo.

ZAP / Rádio ONU

PARTILHAR

RESPONDER

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …

Portugal deverá perder dois milhões de habitantes até 2080

A população residente em Portugal poderá baixar dos atuais 10,3 milhões de habitantes para 8,2 milhões em 2080, de acordo com projeções do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgadas. Os mesmos dados indicam, porém, …

Ministro da Economia admite nacionalizar empresas em caso de necessidade para combater surto

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, admitiu esta terça-feira a possibilidade do Estado vir a nacionalizar empresas, caso seja necessário para combater as consequências económicas do surto de Covid-19. "O Estado tem ferramentas …

Coutinho quer voltar à Premier League (e já há cinco clubes na corrida)

Philippe Coutinho está interessado em regressar à Premier League, havendo já cinco clube ingleses na corrida pelo internacional brasileiro. Manchester United, Arsenal, Chelsea, Tottenham e Leicester são os clubes interessados em levar Coutinho de volta …

China criou um sistema para rastrear doenças infecciosas. Falhou (e já se sabe porquê)

Em 2002, o vírus SARS saiu da província chinesa de Cantão e propagou-se por 37 países, provocando 774 mortos e mais de oito mil infetados. Para que não voltasse a acontecer, o país criou um …