Onde foi pintada a Mona Lisa? O mistério foi desvendado

Musée du Louvre / Wikimedia

Mona Lisa, por Leonardo Da Vinci

Uma geóloga e historiadora de arte renascentista acredita ter resolvido o mistério de uma das pinturas mais famosas do mundo.

Onde fica a paisagem por trás da Mona Lisa de Leonardo da Vinci? A questão foi alvo de debate durante vários anos, com alguns historiadores de arte a sugerir que a paisagem era inventada e outros a alegar várias ligações com Itália.

Agora, Ann Pizzorusso, geóloga e historiadora de arte renascentista, combinou as suas duas áreas de especialização para sugerir que Leonardo da Vinci pintou várias características de Lecco, nas margens do Lago Como, na região da Lombardia, no norte de Itália.

Para chegar a esta conclusão, detalha o The Guardian, Pizzorusso combinou a ponte de Leonardo, a cordilheira e o lago da pintura de Mona Lisa com a ponte Azzone Visconti de Lecco, do século XIV, os Alpes do sudoeste com vista para a área e o Lago Garlate, que da Vinci visitou há 500 anos.

As semelhanças são “inegáveis”, garantiu.

Em 2011, algumas teorias apontavam que a ponte e a estrada representadas em Mona Lisa seriam de Bobbio, uma pequena cidade no norte da Itália. Já em 2023, surgiu a hipótese de que Leonardo havia pintado uma ponte na província de Arezzo. Contudo, a especialista considerou que basear-se apenas na ponte não era o suficiente.

“A ponte em arco era omnipresente, tanto em Itália como em toda a Europa, e muitas delas eram muito semelhantes. É impossível identificar uma localização exata a partir de uma ponte. Todos falam da ponte e ninguém fala da geologia”, referiu, em declarações ao diário britânico.

“Os geólogos não olham para pinturas e os historiadores de arte não olham para a geologia. Os historiadores de arte disseram que Leonardo sempre usou a imaginação, mas qualquer geólogo do mundo dirá exatamente o que estou a dizer sobre Lecco. Até mesmo um não-geólogo pode, agora, ver as semelhanças”, acrescentou.

As rochas de Lecco são calcárias e, segundo Ann Pizzorusso, Leonardo da Vinci retratou as suas numa cor branco-acinzentada, “o que é perfeito, porque é esse o tipo de rocha que existe”.

A especialista acrescentou que, ao contrário de Lecco, nem Bobbio nem Arezzo têm lago. “Temos evidências realmente perfeitas em Lecco.”

“Todos os historiadores de arte especulam sobre onde foi pintada a Mona Lisa. Qualquer pessoa que vê uma ponte pensa que ela estava lá. Mas Pizzorusso identificou de forma convincente a localização com provas da presença de Leonardo na área, a sua geologia e, claro, uma ponte”, reagiu Michael Daley, diretor do watchdog ArtWatch UK.

Jacques Franck, ex-consultor de Leonardo no Louvre, disse que não duvida, “nem por um segundo, que Pizzorusso esteja certa, dado o seu perfeito conhecimento da geologia do país italiano – e mais precisamente dos lugares onde Leonardo viajou durante a sua vida, o que poderia corresponder à paisagem montanhosa da Mona Lisa.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.