/

Ondas podem chegar aos 13 metros este fim-de-semana

AndyRobertsPhotos / Flickr

-

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) divulgou hoje um aviso sobre vento forte e agitação marítima durante o fim de semana, referindo entre os “efeitos expectáveis” possíveis acidentes na orla costeira.

Em comunicado, a ANPC enumerou entre outros “efeitos expectáveis”, danos em estruturas na orla costeira, possíveis fenómenos de galgamento costeiro, possibilidade de queda de ramos ou árvores e danos em estruturas montadas ou suspensas.

Os avisos surgiram na sequência das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera , que indicou para o fim-de-semana agitação marítima forte, com ondulação de Noroeste, na costa ocidental a variar entre os 5 e os 7 metros.

A altura máxima das ondas poderá ser entre os 8 e os 13 metros, com o período mais crítico a poder situar-se entre as 21:00 de sábado e as 06:00 de domingo, a Norte do Cabo Raso, e entre as 06:00 e as 18:00 de domingo a Sul do Cabo Raso.

O vento deve soprar de Oeste/Noroeste com intensidade aproximada de 60km/h, temporariamente acompanhado de rajadas que poderão atingir os 90km/h, em especial no litoral e terras altas das regiões Norte e Centro, diminuindo de intensidade no final de sábado.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.