OMS vai criar “cofre” com patogénicos para ajudar a responder a crises sanitárias

Jean-Christophe Bott / EPA

O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou esta sexta-feira a criação de uma espécie de cofre com amostras de vírus e outros agentes patogénicos para facilitar a partilha destes materiais entre países.

“Estamos a propor uma nova abordagem que incluirá um repositório de materiais guardados pela OMS em instalações seguras na Suíça, um acordo para a partilha voluntária de materiais neste repositório”, que a agência das Nações Unidas distribuirá e partilhará mediante um conjunto de critérios, afirmou Tedros Ghebreyesus no encerramento da Assembleia Mundial da Saúde.

A pandemia da covid-19 ilustrou a “necessidade urgente de um sistema global e comum para partilhar materiais patogénicos e amostras clínicas para facilitar a criação rápida de contramedidas”, referiu, acrescentando que este sistema “não se pode basear apenas em acordos bilaterais e não pode demorar anos a negociar”.

Tailândia, Itália e Suíça são alguns dos países que já manifestaram interesse nesta iniciativa, adiantou o diretor da OMS.

Tedros Ghebreyesus afirmou que “ainda há um longo caminho” para combater a pandemia da covid-19 e que, apesar de resultados preliminares encorajadores em relação a uma vacina para a doença, não se pode contar só com a vacina.

“Nunca na História se investigou tão depressa uma vacina. Devemos aplicar a mesma urgência e inovação para garantir que todos os países beneficiam deste feito científico”.

O vírus não mudou significativamente, nem mudaram as medidas necessárias para o deter”, referiu, apontando que a pandemia demonstrou “as consequências do subinvestimento crónico em saúde pública” e provocou uma “crise socioeconómica que afetou milhares de milhões de vidas”.

Tedros Ghebreyesus afirmou ainda que é preciso “repensar a maneira como se valoriza a saúde”, que tem que ser encarada “como um investimento que é o alicerce de economias estáveis e produtivas”.

A OMS vai também criar um novo Conselho para a Economia da Saúde Global, que irá reunir-se pela primeira vez nas próximas semanas e juntará “economias e especialistas em saúde” sob a presidência de Mariana Mazzucato, professora da Universidade de Londres.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A montanha pariu um rato? (Ou nem tanto) Sócrates ainda arrisca 12 anos de prisão

José Sócrates livrou-se dos crimes de corrupção na Operação Marquês, mas o juiz Ivo Rosa acusou declaradamente o ex-primeiro-ministro de se ter "vendido" ao amigo Carlos Santos Silva. Só que o crime já prescreveu e, …

China multa Alibaba em 2,33 mil milhões de euros por violações antimonopólio

As autoridades chinesas multaram o gigante' de comércio online Alibaba em 18,2 mil milhões de yuan (equivalente a 2,33 mil milhões de euros) por abuso de posição dominante, noticiou este sábado a imprensa estatal na …

PSD disse "não" ao Chega no continente, mas não nos Açores. Rio teme "impacto nacional"

O PSD rejeitou acordos autárquicos com o Chega no continente e a possibilidade de coligações no arquipélago dos Açores entram em choque frontal com política autárquica da direção do partido de Rui Rio. Na quarta-feira, quando …

Dezenas de pessoas estiveram presentes no último adeus do "sempre fundamental" Jorge Coelho

Várias dezenas de pessoas compareceram este sábado de manhã na Basílica da Estrela para a missa de corpo presente do antigo dirigente e ministro socialista Jorge Coelho, "um elemento sempre fundamental nos momentos mais difíceis …

Desconfinamento já se faz sentir nos internamentos. R(t) já está acima de 1

O número de casos está a aumentar e este efeito já se começa a sentir nos internamentos. Esta foi a segunda semana consecutiva com aumento de casos, com uma média de 495 novos casos diários. De …

Plano contra o racismo. Bloco de Esquerda é o único partido a favor de quotas no ensino superior

O Governo colocou em consulta pública o Plano de Combate ao Racismo e Discriminação, que prevê que alunos socialmente desfavorecidos poderão aceder ao Ensino Superior através de contingente especial. O Bloco de Esquerda é o …

Novo Banco vendeu carteiras ao melhor preço (e só depois avaliou conflitos de interesses)

A venda das três carteiras de crédito do Novo Banco em 2019 foi feita pelo preço mais alto e em conformidade com o Acordo de Capitalização Contingente (CCA), segundo a auditoria da Deloitte às operações. “Nos …

UE investiga possível ligação entre tromboses e vacina da Johnson&Johnson nos EUA

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou esta sexta-feira ter iniciado uma investigação sobre casos de coágulos sanguíneos após toma da vacina da Johnson & Johnson/Janssen contra a covid-19, antes de o fármaco estar disponível …

Cabras

"É um terror. Nunca vi disto". Relâmpago matou 68 cabras no Alto Minho

Um relâmpago matou 68 cabras na freguesia de Gondoriz, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo. O pastor que perdeu os animais, Dário Silva, diz que, em "40 anos de serra", nunca viu …

Placa de pedra da Idade do Bronze poderá ser o mapa mais antigo da Europa

Uma placa de pedra da Idade do Bronze, redescoberta em 2014 em França, poderá ser o mapa tridimensional mais antigo já conhecido da Europa. De acordo com a BBC, a laje de pedra, conhecida como placa …