É oficial: Portugal ganhou e Santana é candidato a líder do PSD

José Sena Goulão / Lusa

Pedro Santana Lopes

O antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes anunciou esta terça-feira que é candidato à liderança do PSD nas eleições diretas marcadas para 13 de janeiro, no seu espaço de comentário televisivo na SIC.

Antigo chefe de Governo, ex-líder do PSD, ex-presidente das Câmaras da Figueira da Foz e de Lisboa, ex-presidente do Sporting, Pedro Santana Lopes desempenha atualmente as funções de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – de cuja equipa já se despediu, após decidir que será candidato à presidência do PSD.

Hoje é um dia de boas noticias, Portugal ganhou e eu sou candidato à liderança do PPD/PSD”, afirmou na SIC Notícias, no espaço de comentário que partilha com o antigo ministro e euro-deputado socialista com António Vitorino.

O antigo líder do PSD acrescentou que “preferia que as eleições fossem em janeiro”, e não no início de dezembro, “para ter tempo decorrer o partido e ir ter com os militantes todos”.

Depois de ter admitido na semana passada à SIC que “ponderava obviamente” uma candidatura à liderança do partido, na sequência da decisão do até agora líder do PSD, Pedro Passos Coelho, de não se apresentar, Pedro Santana Lopes adiantou que estava a “cuidar” do programa para o Partido Social Democrata.

Sob o argumento de que “o PPD/PSD não nasceu para ser segundo de ninguém” e de que “Portugal precisa de crescer acima da média europeia, precisa de criar mais riqueza”, o social democrata escreve que “nesta fase, os programas são muito importantes, é disso que estou a cuidar estes dias”.

O actual provedor da SCML, ex-primeiro-ministro e ex-autarca justifica ter avançado para o programa após os “muitos apelos para o seu regresso” e por se considerar um homem de acção.

“Sou mais de acção, sou mais de agir e, desculpem a presunção, mas nas três casas que dirigi com algum tempo até hoje, têm querido que eu regresse ou que eu continue: falo da Figueira, de Lisboa e da Santa Casa”, escreve Santana Lopes.

No rescaldo das autárquicas, e sem especificar nomes, Santana deixou uma forte crítica a “alguns autarcas” social democratas, que qualificou de “lapas”.

Como opositor assumido na corrida à liderança do PSD, Santana tem já a candidatura assumida de Rui Rio , que vai apresentar a sua candidatura esta quarta-feira, em Aveiro.

Segundo o Observador, corre em alguns sectores do PSD um “sentimento anti-Rio, que apoia tudo o que não seja o ex-autarca do Porto”, e que está a dar ainda mais força à candidatura de Pedro Santana Lopes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Posso sempre confiar" nos americanos. Coleção de cartas manuscritas da princesa Diana vai a leilão

Em 25 de junho de 1997, alguns meses antes da morte da princesa Diana em agosto, dezenas dos seus vestidos foram leiloados na Christie's, em Nova Iorque. Agora, algumas das suas cartas manuscritas sobre esse …

Governos desligaram a Internet centenas de vezes em 2019

Dezenas de Governos de todo o mundo desligaram os seus países da Internet de forma intencional mais de 200 vezes durante o ano passado, afetando milhões de utilizadores, revela um novo relatório do grupo de …

Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país. Uma denunciante do Departamento de Saúde e …

Coronavírus pode fazer com que Liverpool não seja campeão inglês

O Liverpool pode não se sagrar campeão inglês devido ao surto do novo coronavírus. Caso o Governo britânico suspendesse a competição, os 'reds' poderiam não ser considerados campeões. O coronavírus continua a ameaçar o mundo inteiro …

Sissoco Embaló demite primeiro-ministro e ambos falam em "golpe de Estado"

Umaro Sissoco Embaló, candidato às presidenciais dado como vencedor pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné- Bissau, e que quinta-feira tomou posse simbolicamente como Presidente do país, demitiu hoje o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes. Num decreto …

"Neve sangrenta" está a cair do céu na Antártida

Nas últimas semanas, o gelo em redor da Base de Pesquisa Vernadsky da Ucrânia foi revestida com o que os investigadores chamam de "neve de framboesa". Uma publicação no Facebook do Ministério da Educação e Ciência …

Face Oculta: Sobrinho de Manuel Godinho diz que não se orgulha do que fez

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, disse hoje estar arrependido do que fez quando trabalhava para o tio nos negócios da gestão de resíduos. “Não me orgulho nada daquilo que …

Há uma "Greta" que nega as alterações climáticas: Naomi Seibt

Naomi Seibt é uma jovem alemã de 19 anos que é a voz dos negacionistas das alterações climáticas. As comparações com Greta Thunberg são inevitáveis. Greta Thunberg tem sido provavelmente a voz mais ativa no que …

Alcochete. Mustafá sai em liberdade e Bruno de Carvalho conta a sua versão

O líder da claque sportinguista Juventude Leonina, Nuno 'Mustafá' Mendes saiu em liberdade e Bruno de Carvalho diz que o "colocaram do lado errado da barricada". O coletivo de juízes que está a julgar o caso …

Ángel ajudou a esposa a morrer. Agora, doou toda a sua herança à investigação

Ángel Hernández, o homem que ajudou a sua mulher a pôr fim à vida há dez meses, em Espanha, decidiu doar a herança da sua esposa (300.000 euros) para o estudo da esclerose múltipla progressiva, …