/

É oficial: Portugal ganhou e Santana é candidato a líder do PSD

José Sena Goulão / Lusa

Pedro Santana Lopes

O antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes anunciou esta terça-feira que é candidato à liderança do PSD nas eleições diretas marcadas para 13 de janeiro, no seu espaço de comentário televisivo na SIC.

Antigo chefe de Governo, ex-líder do PSD, ex-presidente das Câmaras da Figueira da Foz e de Lisboa, ex-presidente do Sporting, Pedro Santana Lopes desempenha atualmente as funções de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – de cuja equipa já se despediu, após decidir que será candidato à presidência do PSD.

Hoje é um dia de boas noticias, Portugal ganhou e eu sou candidato à liderança do PPD/PSD”, afirmou na SIC Notícias, no espaço de comentário que partilha com o antigo ministro e euro-deputado socialista com António Vitorino.

O antigo líder do PSD acrescentou que “preferia que as eleições fossem em janeiro”, e não no início de dezembro, “para ter tempo decorrer o partido e ir ter com os militantes todos”.

Depois de ter admitido na semana passada à SIC que “ponderava obviamente” uma candidatura à liderança do partido, na sequência da decisão do até agora líder do PSD, Pedro Passos Coelho, de não se apresentar, Pedro Santana Lopes adiantou que estava a “cuidar” do programa para o Partido Social Democrata.

Sob o argumento de que “o PPD/PSD não nasceu para ser segundo de ninguém” e de que “Portugal precisa de crescer acima da média europeia, precisa de criar mais riqueza”, o social democrata escreve que “nesta fase, os programas são muito importantes, é disso que estou a cuidar estes dias”.

O actual provedor da SCML, ex-primeiro-ministro e ex-autarca justifica ter avançado para o programa após os “muitos apelos para o seu regresso” e por se considerar um homem de acção.

“Sou mais de acção, sou mais de agir e, desculpem a presunção, mas nas três casas que dirigi com algum tempo até hoje, têm querido que eu regresse ou que eu continue: falo da Figueira, de Lisboa e da Santa Casa”, escreve Santana Lopes.

No rescaldo das autárquicas, e sem especificar nomes, Santana deixou uma forte crítica a “alguns autarcas” social democratas, que qualificou de “lapas”.

Como opositor assumido na corrida à liderança do PSD, Santana tem já a candidatura assumida de Rui Rio , que vai apresentar a sua candidatura esta quarta-feira, em Aveiro.

Segundo o Observador, corre em alguns sectores do PSD um “sentimento anti-Rio, que apoia tudo o que não seja o ex-autarca do Porto”, e que está a dar ainda mais força à candidatura de Pedro Santana Lopes.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.