É oficial: Portugal ganhou e Santana é candidato a líder do PSD

José Sena Goulão / Lusa

Pedro Santana Lopes

O antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes anunciou esta terça-feira que é candidato à liderança do PSD nas eleições diretas marcadas para 13 de janeiro, no seu espaço de comentário televisivo na SIC.

Antigo chefe de Governo, ex-líder do PSD, ex-presidente das Câmaras da Figueira da Foz e de Lisboa, ex-presidente do Sporting, Pedro Santana Lopes desempenha atualmente as funções de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – de cuja equipa já se despediu, após decidir que será candidato à presidência do PSD.

Hoje é um dia de boas noticias, Portugal ganhou e eu sou candidato à liderança do PPD/PSD”, afirmou na SIC Notícias, no espaço de comentário que partilha com o antigo ministro e euro-deputado socialista com António Vitorino.

O antigo líder do PSD acrescentou que “preferia que as eleições fossem em janeiro”, e não no início de dezembro, “para ter tempo decorrer o partido e ir ter com os militantes todos”.

Depois de ter admitido na semana passada à SIC que “ponderava obviamente” uma candidatura à liderança do partido, na sequência da decisão do até agora líder do PSD, Pedro Passos Coelho, de não se apresentar, Pedro Santana Lopes adiantou que estava a “cuidar” do programa para o Partido Social Democrata.

Sob o argumento de que “o PPD/PSD não nasceu para ser segundo de ninguém” e de que “Portugal precisa de crescer acima da média europeia, precisa de criar mais riqueza”, o social democrata escreve que “nesta fase, os programas são muito importantes, é disso que estou a cuidar estes dias”.

O actual provedor da SCML, ex-primeiro-ministro e ex-autarca justifica ter avançado para o programa após os “muitos apelos para o seu regresso” e por se considerar um homem de acção.

“Sou mais de acção, sou mais de agir e, desculpem a presunção, mas nas três casas que dirigi com algum tempo até hoje, têm querido que eu regresse ou que eu continue: falo da Figueira, de Lisboa e da Santa Casa”, escreve Santana Lopes.

No rescaldo das autárquicas, e sem especificar nomes, Santana deixou uma forte crítica a “alguns autarcas” social democratas, que qualificou de “lapas”.

Como opositor assumido na corrida à liderança do PSD, Santana tem já a candidatura assumida de Rui Rio , que vai apresentar a sua candidatura esta quarta-feira, em Aveiro.

Segundo o Observador, corre em alguns sectores do PSD um “sentimento anti-Rio, que apoia tudo o que não seja o ex-autarca do Porto”, e que está a dar ainda mais força à candidatura de Pedro Santana Lopes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Álbum póstumo com novas canções de Leonard Cohen lançado hoje

O álbum "Thanks for the Dance", de novas canções do músico Leonard Cohen, vai ser lançado esta sexta-feira a nível mundial, três anos depois da morte do artista canadiano. Com nove faixas, o disco resulta do …

Tesouro viking que poderia reescrever a História foi roubado

Dois homens encontraram um tesouro viking avaliado em três milhões de libras (cerca de 3,5 milhões de euros) que podia fornecer novas informações sobre a criação de Inglaterra como um único reino. George Powell e Layton …

Menos uma estrela Michelin. Restaurante São Gabriel vai fechar

O restaurante São Gabriel, em Almancil, com uma estrela Michelin, vai encerrar, depois de ter sido vendido, anunciou através das redes sociais o seu chefe executivo, Leonel Pereira. Numa publicação na sua página do Facebook, o …

Há um mapa que revela os "labirintos" de Titã, a maior lua de Saturno

O primeiro mapa que mostra a geologia global da maior lua de Saturno, Titã, foi concluído e revela completamente um mundo dinâmico de dunas, lagos, planícies, cratera e outros terrenos. Titã é o único corpo planetário …

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …