NASA e ESA vão procurar vida extraterrestre na lua Europa

JPL-Caltech / NASA

A superfície brilhante de Europa, a misteriosa lua de Júpiter

A superfície brilhante de Europa, a misteriosa lua de Júpiter

A NASA e ESA vão procurar vida na lua Europa, uma das luas de Júpiter. O projeto, chamado Missão Conjunta Europa (JEM), foi revelado no domingo, no encontro anual da European Geosciences Union.

“Já que consideramos importante procurar vida na lua Europa, então isso deve ser um empreendimento internacional. O objetivo final é chegar à superfície do satélite e procurar provas da existência de vida”, afirma Michel Blanc, do Instituto de Pesquisa de Astrofísica e Planetologia de Toulouse, em França.

A perspetiva de encontrar vida no satélite de Júpiter aumentou quando foi descoberto um vasto oceano debaixo da sua superfície gelada, uma observação que foi reforçada pela visualização de vapores de água que escapam para a superfície.

Os cientistas acreditam que Europa tenha duas vezes mais água que a Terra, o que significa que há muito a explorar durante a missão JEM, que será lançada em 2020 e terá a duração de seis anos e meio – os primeiros cinco anos serão necessários apenas para alcançar Júpiter, e mais alguns dias para chegar ao satélite natural.

Ao alcançar a órbita de Europa, a sonda irá libertar uma secção menor para explorar a superfície durante 35 dias, de modo a recolher amostras de materiais para procurar provas da existência de vida.

A sonda vai passar três meses a investigar a estrutura básica de Europa e, depois de transmitir essas informações para a Terra, deverá entrar na atmosfera para recolher mais informações e finalizar a missão, despenhando-se na superfície da lua de Júpiter.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não metam juizo nos lideres de nações com armas nucleares, que vocês vão ver em 2020, as viagens que vamos estar a fazer às luas de Júpiter. Nem NASA quanto mais viagens…

RESPONDER

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …