Offshore de Isabel dos Santos na Ilha de Man foi montado em Portugal

Eneias Rodrigues / Lusa

Um offshore de Isabel dos Santos na Ilha de Man foi criado com o apoio de uma sociedade de advogados portuguesa. A informação foi encontrada nos documentos revelados pelo Luanda Leaks.

Em 2014, a Andco Corporate Services abriu uma empresa chamada Silaba Real Estate Limited, na Ilha de Man, um conhecido paraíso fiscal. O objetivo era adquirir um imóvel em Londres, no Reino Unido. A sociedade portuguesa de advogados CMS Rui Pena & Arnaut foi responsável por assessorar a criação deste offshore. Por sua vez, a CMS foi contratada pela igualmente portuguesa Fidequity. De acordo com o Expresso, o beneficiário desta operação era Isabel dos Santos.

Os documentos revelados pelo Luanda Leaks revelam que, em agosto de 2015, a Andco recebeu uma denúncia do BPI sobre um depósito de 50 milhões de dólares, que viria a comunicar à CMS de maneira a saber a origem dos fundos.

Em declarações ao Expresso, Patrick Dewerbe, um dos sócios da CMS que acompanhou o projeto na Ilha de Man, garante que “a referida sociedade não chegou a ter qualquer atividade operacional” e que foram “cumpridos estritamente todos os requisitos” para identificar o beneficiária do operação.

A CMS Rui Pena & Arnaut não é a única sociedade de advogados em Portugal que já trabalhou com Isabel dos Santos. Advogados da PLMJ, Uría Menendez Proença de Carvalho e Vieira de Almeida têm ligações à empresária angolana. A PLMJ e a Proença de Carvalho recusaram-se a comentar sobre o caso, remetendo para o sigilo profissional.

Por outro lado, a Vieira de Almeida alega que “nunca teve como cliente a Engª Isabel dos Santos”, apesar de admitir que trabalhou com empresas participadas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa sugere a Marcelo condecoração da CGTP no 50.º aniversário da central sindical

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira ter sugerido ao Presidente da República a condecoração da CGTP, numa mensagem de felicitação pelos 50 anos da central sindical em que destaca a necessidade de proteger trabalho e rendimentos …

Governo vai integrar nos quadros quase 3.000 profissionais de saúde

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que permite integrar nos quadros quase três mil profissionais do Serviço Nacional de Saúde. Em comunicado, o Governo explica que a conversão do vínculo laboral de 2.995 …

Quatro defensores dos direitos humanos, indígenas e ambientais recebem "Nobel Alternativo"

Duas advogadas, do Irão e da Nicarágua, um advogado dos Estados Unidos (EUA) e um ativista da Bielorrússia foram esta quinta-feira distinguidos, em Estocolmo, com o "prémio Nobel Alternativo" que pretende "impulsionar mudanças sociais urgentes …

PJ diz que há “condições” para alargar colaboração com Rui Pinto

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu a possibilidade de a colaboração com Rui Pinto poder “ir além” da abertura dos discos encriptados e apreendidos ao criador do Football Leaks, reconheceu esta quinta-feira o inspetor José Amador. "Temos …

Netanyahu avisa que confinamento em Israel pode durar um ano

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse esta quinta-feira que o confinamento no país pode prolongar-se durante meses ou mesmo "um ano" após uma reunião em que foram debatidas novas restrições contra a propagação da …

FC Porto com City na Champions. Ronaldo volta a encontrar Messi

O FC Porto vai defrontar os ingleses do Manchester City, os gregos do Olympiacos e os franceses do Marselha no Grupo C da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, ditou esta quinta-feira …

Cabrita pede abertura de inquérito a fuga de 17 migrantes. Cinco já terão sido apanhados

O ministro da Administração Interna pediu a abertura de um inquérito à fuga de 17 migrantes do norte de África que desembarcaram em setembro no Algarve e fugiram, durante a madrugada, do quartel em Tavira …

Governo chega a acordo com Madrid para alargar restrições a toda a comunidade

O Governo espanhol anunciou, esta quarta-feira, um acordo que estende medidas para combater a covid-19, já em vigor em partes da Comunidade Autónoma de Madrid, a toda a capital e várias localidades da periferia onde …

Ciclista suspenso por defender Trump

Quinn Simmons respondeu no Twitter a uma jornalista e a sua equipa suspendeu o atleta. Um "adeus" e uma mão negra na origem da polémica. Quinn Simmons foi campeão do mundo de ciclismo no ano passado, …

Bolsonaro considera "lamentável" discurso de Biden que apela ao país que pare de destruir a Amazónia

Jair Bolsonaro classificou como “lamentável” o comentário de Joe Biden durante  o debate presidencial que ocorreu na madrugada de terça-feira. O candidato democrata mostrou-se preocupado com o facto das florestas tropicais no Brasil estarem a …