Offshore de Isabel dos Santos na Ilha de Man foi montado em Portugal

Eneias Rodrigues / Lusa

Um offshore de Isabel dos Santos na Ilha de Man foi criado com o apoio de uma sociedade de advogados portuguesa. A informação foi encontrada nos documentos revelados pelo Luanda Leaks.

Em 2014, a Andco Corporate Services abriu uma empresa chamada Silaba Real Estate Limited, na Ilha de Man, um conhecido paraíso fiscal. O objetivo era adquirir um imóvel em Londres, no Reino Unido. A sociedade portuguesa de advogados CMS Rui Pena & Arnaut foi responsável por assessorar a criação deste offshore. Por sua vez, a CMS foi contratada pela igualmente portuguesa Fidequity. De acordo com o Expresso, o beneficiário desta operação era Isabel dos Santos.

Os documentos revelados pelo Luanda Leaks revelam que, em agosto de 2015, a Andco recebeu uma denúncia do BPI sobre um depósito de 50 milhões de dólares, que viria a comunicar à CMS de maneira a saber a origem dos fundos.

Em declarações ao Expresso, Patrick Dewerbe, um dos sócios da CMS que acompanhou o projeto na Ilha de Man, garante que “a referida sociedade não chegou a ter qualquer atividade operacional” e que foram “cumpridos estritamente todos os requisitos” para identificar o beneficiária do operação.

A CMS Rui Pena & Arnaut não é a única sociedade de advogados em Portugal que já trabalhou com Isabel dos Santos. Advogados da PLMJ, Uría Menendez Proença de Carvalho e Vieira de Almeida têm ligações à empresária angolana. A PLMJ e a Proença de Carvalho recusaram-se a comentar sobre o caso, remetendo para o sigilo profissional.

Por outro lado, a Vieira de Almeida alega que “nunca teve como cliente a Engª Isabel dos Santos”, apesar de admitir que trabalhou com empresas participadas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já há 100 mortos por Covid-19 em Portugal. Infectados sobem para 5170

O número de pessoas infectadas com o coronavírus em Portugal subiu para 5170. São 902 novos casos confirmados nas últimas 24 horas, o que representa um acréscimo de 21%. Já morreram 100 pessoas.  A taxa de mortalidade …

Trump invoca lei de guerra para conseguir mais ventiladores

Donald Trump invocou uma lei de guerra para obrigar a General Motors a fabricar ventiladores. Os Estados Unidos são o país com o maior número de infetados em todo o mundo. Os Estados Unidos tornaram-se nesta …

Jackson Martínez recorda penálti falhado: "Adeptos do Benfica pensam que me vendi"

Os adeptos do Benfica não esquecem o penálti falhado por Jackson Martínez frente ao FC Porto, esta temporada. O golo teria colocado o Portimonense na frente do marcador. Em entrevista ao jornal Record, o avançado do …

"Solidariedade não é dar dinheiro." Holanda finca o pé e até critica Itália por "internar os mais velhos"

Há um novo braço-de-ferro na União Europeia (UE) entre os países do Norte e do Sul. Tudo por causa dos famigerados "coronabonds", instrumentos de dívida comum que países como Portugal, Espanha e Itália defendem para …

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …