Depósitos a render 5%: bancos tentam conquistar clientes

18

Novos clientes têm mais vantagens e é nos bancos mais pequenos que se verificam as ofertas mais atraentes. Portugal fica (muito) abaixo da média europeia.

Créditos, habitação, taxas de juro, bancos, muitas contas para fazer.

O último ano tem sido marcado por muitas mexidas nas relações com os bancos, sobretudo para quem tem de pagar o empréstimo para comprar casa, o crédito à habitação.

Ainda ontem, quinta-feira, o Banco Central Europeu confirmou o quinto aumento consecutivo (e daqui a um mês fará o mesmo).

Por cá, os juros dos depósitos bancários não aumentam porque os bancos não querem aumentar, resume a rádio Renascença.

Os bancos costumam descer as taxas de juro dos depósitos quando as taxas Euribor descem – mas não sobem quando sobe na Europa. Alegam que têm excesso de liquidez e que não precisam de aumentar os juros dos depósitos.

Não é um procedimento ilegal, mas é visto como imoral, injusto: os bancos aumentam logo as taxas de juro nos empréstimos (para receber do cliente), mas não nos depósitos (para pagar ao cliente).

E não são obrigados a aumentar nos dois casos – embora Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, já tenha dito que os bancos deveriam aumentar as percentagens nos depósitos: “O reflexo das subidas das taxas de juro deve fazer-se sentir nos depósitos, para que a poupança passe a ter outro significado”.

Ofertas dos bancos

Portugal tem a taxa de juro mais baixa na Zona Euro, no que diz respeito a novos depósitos a prazo das famílias: 0,35%. Para termos comparação, a média na Zona Euro é 1,44% – quatro vezes maior. Esta diferença nunca foi tão elevada.

Mas há bancos portugueses que tentam conquistar novos clientes, nesta fase mais atribulada, com ofertas mais interessantes para o outro lado.

O Jornal de Negócios mostra que BCP, BPI, Caixa Geral de Depósitos e Santander Totta não têm promoções recentes para clientes, nesse contexto. Entre os maiores bancos, só o Novo Banco oferece 4% em juros brutos pagos mensalmente até ao final de 2023.

A melhor oferta para clientes surge num banco mais pequeno: Bankinter, com um juro bruto de 5%.

Um pouco abaixo, e mesmo abaixo do Novo Banco, surgem: Banco CTT (3%), Banco Angolano de Investimentos (BAI) Europa (2,5%), Best (2,25%) e BiG, Invest e Banco Português de Gestão, todos com 2% – a mesma percentagem no Carregosa, mas só para depósitos acima dos 25 mil euros.

Esquecendo os depósitos, os portugueses voltam a centrar-se nos “velhos” certificados de aforro. Será a aplicação de poupança, com capital garantido, mais rentável.

Aliás, ainda nesta quinta-feira o director-executivo do banco Santander Totta, Pedro Castro e Almeida, disse: “Olhem para os certificados de aforro”.

ZAP //

18 Comments

  1. Qualquer dia vamos voltar à moda antiga, guardar em casa, pois assim pelo menos não temos despesas por ter conta no banco, e como não rende nada tanto faz.

    • Ainda há a possibilidade de ter uma conta bancária sem custos associados.
      Mudei para o ActivoBank há vários anos precisamente por esse motivo e as condições mantêm-se para antigos e novos clientes

  2. Neste momento o Bankinder dá uma taxa bruta de 1,75% apenas para novos clientes e com montante mínimo de 5000 euros. Revejam a noticia por favor.

      • E porque haveria de haver algum problema? O único problema é este artigo parecer uma propaganda para os “ótimos depósitos” e não chamar a atenção para o óbvio.

  3. Os bancos , não precisam do dinheiro dos clientes, por cobram taxas escandalosamente altas, com a conivência do poder político. Por isso se dão ao luxo de não precisarem de pagar juros,quando tem o dinheiro que quiserem , bastando ir aumentando as taxas a sua vontade. Neste momento, com as taxas de juro á aumentarem, ainda menos precisam e até gozam convosco.

  4. 5% ainda é abaixo do percentual da inflação anual prevista. É perder dinheiro. Infelizmente a maior parte das pessoas não sabem de uma coisa tão básica como esta. Os juros bancários oferecidos não cobrem a desvalorização anual do nosso dinheiro. Mais vale buscarem outras opções de investimento.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.