Seguranças chineses usam óculos inteligentes que detetam pessoas com febre

Os seguranças do Parque Hongyuan, em Hangzhou, na China, conseguem detetar a temperatura corporal de todos os visitantes à distância de até um metro. Como? Graças a uns óculos inteligentes.

De acordo com o jornal South China Morning Post, os óculos foram fornecidos pela startup AI Rokid Corp que, esta quinta-feira, assegurou que será possível verificar a temperatura de centenas de pessoas em apenas dois minutos e controlar mais facilmente as filas na entrada do parque.

A empresa disse ainda que esta é uma tentativa de “reduzir a possibilidade de um grande número de pessoas se reunir” no parque, numa altura em que a prioridade é o distanciamento social e, sobretudo, quando os serviços públicos começam a reabrir no país.

https://twitter.com/RokidInc/status/1240468797896589312?s=20

A pandemia de Covid-19 obrigou o país a recorrer ainda mais às aplicações de Inteligência Artificial (IA) como, por exemplo, robôs para desinfetar alas hospitalares ou locais públicos como carruagens de metro.

Segundo a AI Rokid Corp, cada par de óculos envia um alerta automático quando identifica pessoas com estado febril, fazendo um “registo digital” desses cidadãos. Também suportam uma ferramenta de reconhecimento facial em tempo real.

Para além dos seguranças deste parque, a empresa disse que já disponibilizou estes dispositivos a outras equipas de segurança e polícias de trânsito não só de Hangzhou, mas também de Huzhou e Quzhou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vitória SC 2-2 Sporting | Emoção, erros e golos no Castelo

Vitória de Guimarães e Sporting empataram 2-2 no “Castelo”, num bom jogo de futebol, com golos, emoção, bons lances colectivos, erros individuais e recuperações. Andraz Sporar, com dois golos, foi a figura da partida, o …

A seis meses das eleições, taxa de desaprovação de Trump atinge novo recorde

Mais de metade dos norte-americanos (54,2%) está insatisfeita com a liderança de Donald Trump, segundo as recentes pesquisas de opinião. De acordo com o jornal online Independent, que cita o site especializado em análise de pesquisas de …

O Uruguai passou no teste: a quantidade de idosos não parece tê-lo penalizado

O Uruguai tem quase 1.000 quilómetros de fronteira com o Brasil e a população mais envelhecida da América do Sul. Ainda assim, é o país sul-americano que melhor faz frente à pandemia de covid-19 na …

No trânsito, não só perdemos paciência como também saúde

Começar o dia com um engarrafamento é o truque ideal para o nosso dia ficar arruinado. O trânsito, além de alterar o humor, pode também afetar a nossa saúde. Além das consequências negativas diretas do trânsito, …

CO2 na atmosfera no nível mais alto de sempre em maio

A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera atingiu, em maio, o nível mais alto de sempre, anunciaram cientistas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos. Em maio, a concentração de dióxido de …

Tem 15 anos e é o "coração de leão". Jyoti pedalou quase 1.200 quilómetros com o pai ferido na bicicleta

Jyoti Kumari, conhecida na Índia como "coração de leão", transportou o pai ferido por mais de 1.200 quilómetros de bicicleta, durante sete dias. Jyoti Kumari, uma adolescente de 15 anos, vivia com o pai em Gurugram, …

Açores considerados "um dos destinos mais seguros na Europa" em 2020

Os Açores são um dos destinos mais seguros da Europa em 2020. A distinção tem por base as medidas de segurança sanitárias, o baixo número de casos e a segurança no serviço de saúde. Os Açores …

Benfica 0 - 0 Tondela | Muro amarelo trava liderança da "águia"

Uma espécie de empate com sabor a derrota. Menos de 24 horas após o desaire do FC Porto ante o Famalicão por 2-1, o Benfica não foi além de um nulo na recepção desta quinta-feira …

Premier League aprova cinco substituições

A Premier League aprovou, esta quinta-feira, as cinco substituições por jogo até final da presente temporada, assim como o aumento do número de jogadores no banco de suplentes, de sete para nove. Os clubes da Liga …

Isaac Newton escreveu uma receita para curar a Peste Negra: pastilhas de vómito de sapo

Duas páginas não publicadas das anotações de Isaac Newton no "De Peste", um livro sobre a praga de Jan Baptist van Helmont, de 1667, vão ser leiloadas online pela Bonham esta semana. Nelas, Newton escreveu …