Óculos inteligentes projetam imagens diretamente na retina

O protótipo da Bosch foi uma das principais atrações da CES 2020, o maior evento de tecnologia do mundo, realizado no primeiro mês do ano.

A Bosch quer pôr fim às imagens projetadas nas lentes. Os seus novos óculos inteligentes Light Drive transmitem as imagens diretamente nos olhos, através de pequenos lasers.

O novo dispositivo, leve e discreto, promete ser um importante aliado nas tarefas mais simples do quotidiano. Apesar de a utilização ser muito simples, o funcionamento é bastante complexo: os óculos só funcionam se quem os estiver a utilizar os posicionar corretamente no rosto.

Ao invés de projetar as imagens nas lentes, o Light Drive usa um pequeno espelho eletromecânico para direcionar um trio de lasers – nas cores vermelha, azul e verde – num elemento holográfico transparente posicionado na lente direita. Esta, por sua vez, reflete a luz para o olho direito e cria a imagem diretamente na retina.

Para que este sistema funcione com sucesso, os lasers precisam de atravessar a pupila. Por esse motivo, os óculos devem estar posicionados corretamente. Além disso, os primeiros minutos de utilização dos óculos podem causar alguma estranheza, já que é preciso alguma habituação para que os nossos olhos se acostumem às imagens a surgir espontaneamente no campo de visão.

Evan Ackerman, do IEEE Spectrum, testou este novo dispositivo e explicou que é possível alterar certas definições, como a proximidade da imagem e o ajuste de foco. No entanto, depois de uma demonstração presencial, admitiu que é um pouco confuso a forma como o nosso cérebro se adapta a esta tecnologia.

Dado que estes óculos usam lasers para criar uma imagem de realidade aumentada diretamente na retina, a imagem refletida no dispositivo está sempre em foco. Além disso, uma vez que apenas um olho recebe a imagem, não há maneira de os dois olhos convergirem e estimarem o quão distante está o objeto.

Como todo este processo não é familiar ao cérebro, quem utilizar estes óculos inteligentes poderá sentir algumas sensações estranhas: um determinado texto projetado pelos óculos pode alinhar-se automaticamente com outros textos que se encontram à sua frente, por exemplo.

Ackerman destacou também o tamanho dos óculos: são cerca de 30% mais pequenos do que o produto concorrente da empresa North Focals. Além disso, esta tecnologia pesa menos de 10 gramas, o que pode configurar uma mais valia para quem precisar desta ajuda visual.

Outra das vantagens é a capacidade da bateria (350 mAh), que funciona durante um dia inteiro, além da visibilidade das lentes, que permite visualizar informações mesmo com a incidência da luz solar.

Os lasers oculares presentes neste dispositivo contam com a tecnologia de dois anos criada pela Intel. Para já, não está claro quando é que o Light Drive poderá chegar às mãos dos consumidores. Ainda assim, quando chegar, promete fazer a diferença.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pós-Brexit. Imigrantes do Reino Unido vão ter de falar inglês e ter qualificações

O Reino Unido apresentou detalhes sobre as novas regras para a imigração pós-Brexit, que vão dificultar o acesso dos cidadãos da União Europeia (UE) e impor requisitos, como falar inglês, qualificações e um salário mínimo …

Ações de Isabel dos Santos na Galp, NOS, Efacec e EuroBic escapam a ordem judicial

As ações de Isabel dos Santos em empresas como Galp, NOS, Efacec e EuroBic não estão abrangidas na ordem judicial relativa ao arresto das suas contas bancárias. O arresto das contas bancárias de Isabel dos Santos …

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …