Óculos inteligentes projetam imagens diretamente na retina

O protótipo da Bosch foi uma das principais atrações da CES 2020, o maior evento de tecnologia do mundo, realizado no primeiro mês do ano.

A Bosch quer pôr fim às imagens projetadas nas lentes. Os seus novos óculos inteligentes Light Drive transmitem as imagens diretamente nos olhos, através de pequenos lasers.

O novo dispositivo, leve e discreto, promete ser um importante aliado nas tarefas mais simples do quotidiano. Apesar de a utilização ser muito simples, o funcionamento é bastante complexo: os óculos só funcionam se quem os estiver a utilizar os posicionar corretamente no rosto.

Ao invés de projetar as imagens nas lentes, o Light Drive usa um pequeno espelho eletromecânico para direcionar um trio de lasers – nas cores vermelha, azul e verde – num elemento holográfico transparente posicionado na lente direita. Esta, por sua vez, reflete a luz para o olho direito e cria a imagem diretamente na retina.

Para que este sistema funcione com sucesso, os lasers precisam de atravessar a pupila. Por esse motivo, os óculos devem estar posicionados corretamente. Além disso, os primeiros minutos de utilização dos óculos podem causar alguma estranheza, já que é preciso alguma habituação para que os nossos olhos se acostumem às imagens a surgir espontaneamente no campo de visão.

Evan Ackerman, do IEEE Spectrum, testou este novo dispositivo e explicou que é possível alterar certas definições, como a proximidade da imagem e o ajuste de foco. No entanto, depois de uma demonstração presencial, admitiu que é um pouco confuso a forma como o nosso cérebro se adapta a esta tecnologia.

Dado que estes óculos usam lasers para criar uma imagem de realidade aumentada diretamente na retina, a imagem refletida no dispositivo está sempre em foco. Além disso, uma vez que apenas um olho recebe a imagem, não há maneira de os dois olhos convergirem e estimarem o quão distante está o objeto.

Como todo este processo não é familiar ao cérebro, quem utilizar estes óculos inteligentes poderá sentir algumas sensações estranhas: um determinado texto projetado pelos óculos pode alinhar-se automaticamente com outros textos que se encontram à sua frente, por exemplo.

Ackerman destacou também o tamanho dos óculos: são cerca de 30% mais pequenos do que o produto concorrente da empresa North Focals. Além disso, esta tecnologia pesa menos de 10 gramas, o que pode configurar uma mais valia para quem precisar desta ajuda visual.

Outra das vantagens é a capacidade da bateria (350 mAh), que funciona durante um dia inteiro, além da visibilidade das lentes, que permite visualizar informações mesmo com a incidência da luz solar.

Os lasers oculares presentes neste dispositivo contam com a tecnologia de dois anos criada pela Intel. Para já, não está claro quando é que o Light Drive poderá chegar às mãos dos consumidores. Ainda assim, quando chegar, promete fazer a diferença.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …