OCDE destaca Portugal como o país com mais projectos inovadores na luta contra a covid-19

Portugal surge na frente dos países analisados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) como aquele que tem o maior número de projectos inovadores no combate à Covid-19. A entidade destaca 19 iniciativas, colocando Portugal à frente da Irlanda e do Reino Unido.

A OCDE analisou 151 projectos inovadores criados em todo o mundo para fazer face à pandemia de Covid-19 e 11% deles tiveram origem em Portugal. No total, são 19 as respostas diferenciadoras criadas pelo nosso país que são destacadas pela OCDE, entre as quais estão o site Estamos ON que foi criado pelo Governo, para promover a utilização dos serviços online durante a pandemia.

O helpdesk criado pela Escola de Medicina da Universidade do Minho para responder a dúvidas da população relacionadas com a Covid-19 e o movimento português tech4Covid-19 que procura soluções tecnológicas para ajudar o país nesta luta são outras das iniciativas destacadas.

O programa “Research 4 Covid-19”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com o intuito de promover projectos de investigação para responder a necessidades do Serviço Nacional de Saúde, e a “Fight COVID-19 Online Hackathon”, um projecto colaborativo que reúne estudantes, cientistas de computação, startups e trabalhadores de saúde com o objectivo de criar soluções inovadoras, são outras iniciativas realçadas pela OCDE.

A Linha de Apoio a vítimas de violência doméstica, com o número 3060, e os projectos Ciência Viva e CoronaKids, este último criado pela editora Ideias com História em parceria com a Direcção Geral de Saúde (DGS) e tendo como público-alvo as crianças, com explicações sobre o vírus, também surgem na lista.

A OCDE cita ainda o projecto de investigação Barómetro Covid-19 que acompanha a evolução da pandemia em Portugal, numa parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública e o Expresso, e o micro-site da DGS sobre a Covid-19.

A organização realça também a “cooperação de todos para o bem-estar de todos“, elogiando o esforço colectivo que todo o país fez para pôr uma boa parte da população em teletrabalho e para implementar um regime de ensino à distância, em tempo recorde, bem como a adaptação levada a cabo por indústrias e pessoas individuais que começaram a fazer máscaras e outros equipamentos necessários ao Serviço Nacional de Saúde.

Portugal reúne, no total, 19 iniciativas, ficando à frente do Reino Unido, com 12, e da Irlanda, com 11. Na tabela da OCDE, seguem-se EUA e Canadá, com 9 iniciativas cada, França e República Checa, com 8 cada, e o Brasil com 7.

A Alemanha apresenta apenas 4 projectos inovadores, enquanto Espanha e Itália têm apenas 2 cada.

A China surge na lista da OCDE somente com 3 projectos e a Rússia com apenas um.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …