OCDE destaca Portugal como o país com mais projectos inovadores na luta contra a covid-19

Portugal surge na frente dos países analisados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) como aquele que tem o maior número de projectos inovadores no combate à Covid-19. A entidade destaca 19 iniciativas, colocando Portugal à frente da Irlanda e do Reino Unido.

A OCDE analisou 151 projectos inovadores criados em todo o mundo para fazer face à pandemia de Covid-19 e 11% deles tiveram origem em Portugal. No total, são 19 as respostas diferenciadoras criadas pelo nosso país que são destacadas pela OCDE, entre as quais estão o site Estamos ON que foi criado pelo Governo, para promover a utilização dos serviços online durante a pandemia.

O helpdesk criado pela Escola de Medicina da Universidade do Minho para responder a dúvidas da população relacionadas com a Covid-19 e o movimento português tech4Covid-19 que procura soluções tecnológicas para ajudar o país nesta luta são outras das iniciativas destacadas.

O programa “Research 4 Covid-19”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com o intuito de promover projectos de investigação para responder a necessidades do Serviço Nacional de Saúde, e a “Fight COVID-19 Online Hackathon”, um projecto colaborativo que reúne estudantes, cientistas de computação, startups e trabalhadores de saúde com o objectivo de criar soluções inovadoras, são outras iniciativas realçadas pela OCDE.

A Linha de Apoio a vítimas de violência doméstica, com o número 3060, e os projectos Ciência Viva e CoronaKids, este último criado pela editora Ideias com História em parceria com a Direcção Geral de Saúde (DGS) e tendo como público-alvo as crianças, com explicações sobre o vírus, também surgem na lista.

A OCDE cita ainda o projecto de investigação Barómetro Covid-19 que acompanha a evolução da pandemia em Portugal, numa parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública e o Expresso, e o micro-site da DGS sobre a Covid-19.

A organização realça também a “cooperação de todos para o bem-estar de todos“, elogiando o esforço colectivo que todo o país fez para pôr uma boa parte da população em teletrabalho e para implementar um regime de ensino à distância, em tempo recorde, bem como a adaptação levada a cabo por indústrias e pessoas individuais que começaram a fazer máscaras e outros equipamentos necessários ao Serviço Nacional de Saúde.

Portugal reúne, no total, 19 iniciativas, ficando à frente do Reino Unido, com 12, e da Irlanda, com 11. Na tabela da OCDE, seguem-se EUA e Canadá, com 9 iniciativas cada, França e República Checa, com 8 cada, e o Brasil com 7.

A Alemanha apresenta apenas 4 projectos inovadores, enquanto Espanha e Itália têm apenas 2 cada.

A China surge na lista da OCDE somente com 3 projectos e a Rússia com apenas um.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …