/

OCDE destaca Portugal como o país com mais projectos inovadores na luta contra a covid-19

Portugal surge na frente dos países analisados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) como aquele que tem o maior número de projectos inovadores no combate à Covid-19. A entidade destaca 19 iniciativas, colocando Portugal à frente da Irlanda e do Reino Unido.

A OCDE analisou 151 projectos inovadores criados em todo o mundo para fazer face à pandemia de Covid-19 e 11% deles tiveram origem em Portugal. No total, são 19 as respostas diferenciadoras criadas pelo nosso país que são destacadas pela OCDE, entre as quais estão o site Estamos ON que foi criado pelo Governo, para promover a utilização dos serviços online durante a pandemia.

O helpdesk criado pela Escola de Medicina da Universidade do Minho para responder a dúvidas da população relacionadas com a Covid-19 e o movimento português tech4Covid-19 que procura soluções tecnológicas para ajudar o país nesta luta são outras das iniciativas destacadas.

O programa “Research 4 Covid-19”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com o intuito de promover projectos de investigação para responder a necessidades do Serviço Nacional de Saúde, e a “Fight COVID-19 Online Hackathon”, um projecto colaborativo que reúne estudantes, cientistas de computação, startups e trabalhadores de saúde com o objectivo de criar soluções inovadoras, são outras iniciativas realçadas pela OCDE.

A Linha de Apoio a vítimas de violência doméstica, com o número 3060, e os projectos Ciência Viva e CoronaKids, este último criado pela editora Ideias com História em parceria com a Direcção Geral de Saúde (DGS) e tendo como público-alvo as crianças, com explicações sobre o vírus, também surgem na lista.

A OCDE cita ainda o projecto de investigação Barómetro Covid-19 que acompanha a evolução da pandemia em Portugal, numa parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública e o Expresso, e o micro-site da DGS sobre a Covid-19.

A organização realça também a “cooperação de todos para o bem-estar de todos“, elogiando o esforço colectivo que todo o país fez para pôr uma boa parte da população em teletrabalho e para implementar um regime de ensino à distância, em tempo recorde, bem como a adaptação levada a cabo por indústrias e pessoas individuais que começaram a fazer máscaras e outros equipamentos necessários ao Serviço Nacional de Saúde.

Portugal reúne, no total, 19 iniciativas, ficando à frente do Reino Unido, com 12, e da Irlanda, com 11. Na tabela da OCDE, seguem-se EUA e Canadá, com 9 iniciativas cada, França e República Checa, com 8 cada, e o Brasil com 7.

A Alemanha apresenta apenas 4 projectos inovadores, enquanto Espanha e Itália têm apenas 2 cada.

A China surge na lista da OCDE somente com 3 projectos e a Rússia com apenas um.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.