Bebé sem rosto. Mesmo que seja expulso, obstetra pode continuar a fazer ecografias

Dmitry / Canva

Doctor hand with ultrasonic equipment during ultrasound medicine examination

O obstetra Artur Carvalho que está suspenso preventivamente, depois de vários casos em que é acusado de não ter detectado malformações graves em bebés, pode continuar a fazer ecografias, mesmo que seja expulso da Ordem dos Médicos.

Este dado é confirmado pelo Bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, e pelo presidente da Associação Portuguesa de Radiologia, Ricardo Sampaio, em declarações no programa “Em Nome da Lei” da Rádio Renascença.

Nada impede o médico que não notou nada de estranho no exame ao bebé que nasceu sem parte do crânio, sem nariz e sem olhos de continuar a fazer ecografias, mesmo que a Ordem o expulse da profissão”, constata Ricardo Sampaio.

Uma situação que “decorre do facto de Portugal não ter uma lei do acto médico, à semelhança do que acontece noutros países”, explica Miguel Guimarães.

O bastonário reconhece também que a OM não esteve bem neste caso, dada a demora na apreciação das várias queixas que existem contra o obstetra, mas também culpa a Entidade Reguladora da Saúde e a Direcção Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo por falta de fiscalização da clínica onde foram feitas as ecografias.

Também o presidente da Associação Portuguesa de Radiologia aponta o dedo à falta de fiscalização, dando o seu exemplo como médico que “exerce há anos” e frisando que “nunca foi objecto de uma auditoria”.

Sobre o caso do obstetra Artur Carvalho que não detectou malformações num bebé que nasceu sem parte do rosto e do crânio, nem noutro bebé que nasceu sem pénis e sem ânus, Miguel Guimarães defende também a “intervenção do Ministério Público” para apurar porque é que a EcoSado, a clínica onde foram feitas as ecografias, recebia doentes do Serviço Nacional de Saúde, embora não tivesse acordo para esse efeito.

O Ministério Público já abriu um inquérito-crime ao caso. Artur Carvalho também foi suspenso preventivamente por seis meses.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Portugal a medicina e medicos tudo mafia para diminuir a enorme taxa de nascimentos dos tugas que se reproduzem como coelhos rsrsrsrsrsrsrsrsrs

    • Não faço ideia de que espécie de raça animal és descendente, mas a luz da qualidade do teu comentário, presumo que sejas o produto de um casal de galináceos !….Mr.,…..Nulle part !..O Mínimo que se possa dizer deste artigo; É que a INCOMPETÊNCIA GRAVE, não tem o mesmo tratamento e sanções que se aplicam a outras Profissões. O CORPORATIVISMO em todo o seu esplendor !

      • Não faço ideia de que espécie de calhau com 3 olhos és ascendente, mas à luz da qualidade do teu comentário, presumo que sejas o produto de um casal de calhaus!…. Hr.,…… Nulidade latente !

  2. É caso para perguntar, afinal que país é este! As pessoas pelo que vêm e ouvem acabam por se convencer de que afinal na maior parte das vezes o crime compensa e este será mais um caso a acontecer que levará muitos médicos menos escrupulosos a estarem-se nas tintas para o que possa acontecer e as pessoas por seu lado a temerem cada vez mais pela sua segurança e a dos seus.

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …