Bebé sem rosto. Mesmo que seja expulso, obstetra pode continuar a fazer ecografias

Dmitry / Canva

Doctor hand with ultrasonic equipment during ultrasound medicine examination

O obstetra Artur Carvalho que está suspenso preventivamente, depois de vários casos em que é acusado de não ter detectado malformações graves em bebés, pode continuar a fazer ecografias, mesmo que seja expulso da Ordem dos Médicos.

Este dado é confirmado pelo Bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, e pelo presidente da Associação Portuguesa de Radiologia, Ricardo Sampaio, em declarações no programa “Em Nome da Lei” da Rádio Renascença.

Nada impede o médico que não notou nada de estranho no exame ao bebé que nasceu sem parte do crânio, sem nariz e sem olhos de continuar a fazer ecografias, mesmo que a Ordem o expulse da profissão”, constata Ricardo Sampaio.

Uma situação que “decorre do facto de Portugal não ter uma lei do acto médico, à semelhança do que acontece noutros países”, explica Miguel Guimarães.

O bastonário reconhece também que a OM não esteve bem neste caso, dada a demora na apreciação das várias queixas que existem contra o obstetra, mas também culpa a Entidade Reguladora da Saúde e a Direcção Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo por falta de fiscalização da clínica onde foram feitas as ecografias.

Também o presidente da Associação Portuguesa de Radiologia aponta o dedo à falta de fiscalização, dando o seu exemplo como médico que “exerce há anos” e frisando que “nunca foi objecto de uma auditoria”.

Sobre o caso do obstetra Artur Carvalho que não detectou malformações num bebé que nasceu sem parte do rosto e do crânio, nem noutro bebé que nasceu sem pénis e sem ânus, Miguel Guimarães defende também a “intervenção do Ministério Público” para apurar porque é que a EcoSado, a clínica onde foram feitas as ecografias, recebia doentes do Serviço Nacional de Saúde, embora não tivesse acordo para esse efeito.

O Ministério Público já abriu um inquérito-crime ao caso. Artur Carvalho também foi suspenso preventivamente por seis meses.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Portugal a medicina e medicos tudo mafia para diminuir a enorme taxa de nascimentos dos tugas que se reproduzem como coelhos rsrsrsrsrsrsrsrsrs

    • Não faço ideia de que espécie de raça animal és descendente, mas a luz da qualidade do teu comentário, presumo que sejas o produto de um casal de galináceos !….Mr.,…..Nulle part !..O Mínimo que se possa dizer deste artigo; É que a INCOMPETÊNCIA GRAVE, não tem o mesmo tratamento e sanções que se aplicam a outras Profissões. O CORPORATIVISMO em todo o seu esplendor !

      • Não faço ideia de que espécie de calhau com 3 olhos és ascendente, mas à luz da qualidade do teu comentário, presumo que sejas o produto de um casal de calhaus!…. Hr.,…… Nulidade latente !

  2. É caso para perguntar, afinal que país é este! As pessoas pelo que vêm e ouvem acabam por se convencer de que afinal na maior parte das vezes o crime compensa e este será mais um caso a acontecer que levará muitos médicos menos escrupulosos a estarem-se nas tintas para o que possa acontecer e as pessoas por seu lado a temerem cada vez mais pela sua segurança e a dos seus.

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …