Maioria dos obstetras sem preparação para ecografias. Médico do bebé sem rosto não viu menino sem pénis

A polémica com o obstetra envolvido em vários casos de bebés que nasceram com malformações graves, nomeadamente um bebé sem parte do rosto e sem parte do crânio, vem alertar para uma realidade em que apenas 20% dos médicos estão preparados para fazer ecografias pré-natais.

A grande maioria dos médicos obstetras do país não têm a preparação necessária para fazerem ecografias. É a própria Ordem dos Médicos (OM) que o reconhece, em nota enviada ao Expresso que avança que “menos de 20% dos 850 obstetras” do Serviço Nacional de Saúde (SNS) têm “aptidão” para fazerem ecografias pré-natais. É no SNS que está “a maioria” dos especialistas ginecológicos e obstetras que existem no país.

Obstetra deixou nascer menino sem ânus e sem pénis

Artur Carvalho, o obstetra envolvido em vários casos de bebés que nasceram com malformações graves, não teria competências para fazer ecografias, apesar de estar no “topo da carreira médica no SNS”, como avança o Expresso.

O médico faria, alegadamente, ecografias com uma duração de apenas 5 minutos quando o tempo recomendado será de 40 minutos no primeiro trimestre.

Entre as situações de malformações graves imputadas à alegada incompetência do obstetra está o caso de um menino que nasceu “sem ânus, sem pénis”, “com a bexiga de fora” e com espinha bífida, como conta a mãe, Ana Lúcia Cabral, ao Correio da Manhã (CM).

Ana Lúcia Cabral revela ainda que o médico lhe disse, às 20 semanas de gravidez, que o bebé era uma menina. Uma semana antes do nascimento, na quarta ecografia, disse-lhe que, afinal, era um menino e que teria “uma surpresa” quando ele nascesse.

Esta mãe foi seguida pelo obstetra na Clínica Padre Cruz, em Almada. O bebé nasceu em 2010 e, logo aos dois dias de vida, foi sujeito à primeira operação. Entretanto, foi alvo de mais “13 operações reconstrutivas” e, actualmente com 9 anos, “é praticamente autónomo”, embora precise de limpar “de três em três horas, a algália, para onde faz as necessidades”.

Entretanto, o bebé sem rosto continua com prognóstico reservado. Recentemente, descobriu-se que além de não ter nariz, nem parte do crânio, também é surdo.

Este caso veio dar visibilidade ao obstetra que está envolvido em várias queixas de malformações graves em bebés. A OM tem pendentes sete queixas contra ele, o que leva o bastonário Miguel Guimarães a reconhecer o atraso “inadmissível” na apreciação dos casos.

“No sistema público o problema não se coloca”

O bastonário avançou nesta semana que a OM vai criar um Colégio de Competência em ecografia obstétrica.

“No último ano, não se emitiu nenhuma certificação [a médicos para fazerem ecografias] por se estar a trabalhar na criação do colégio da competência”, explica ao Expresso o presidente do Colégio de Ginecologia e Obstetrícia, João Bernardes.

“Nos hospitais públicos não é possível fazer os protocolos I e II das grávidas (os exames) sem ser por profissionais qualificados e cumprindo todas as regras, como os tempos, por exemplo 40 minutos de ecografia no primeiro trimestre”, frisa ainda João Bernardes, concluindo que “no sistema público o problema não se coloca”.

No sector privado, não se pode dizer o mesmo. A grande maioria dos profissionais que trabalha nos privados não terá competências para fazer ecografias, o que coloca muitas grávidas em risco.

O bastonário da OM acusa a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e a Administração Regional de Saúde de Lisboa (ARS) por falta de fiscalização.

SV, ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Este carniceiro ordinário devia ser condenado a pena de morte pelas atrocidades que cometeu. Mesmo depois de errar grosseiramente dezenas de vezes, insiste em continuar a exercer sabendo que está a destruir vidas. Quem permitiu e continua a permitir que isto aconteça ainda é pior que ele… Assim vai o nosso Portugal.

  2. Então, afinal é no público que é preciso confiar…
    Os privados não são o “remédio” para todos os males da saúde…..

    Em que é que ficamos?????

  3. A saúde no portugalex vai de mal a pior graças à seita da ciência médica já a doença vai de vento em popa. O sns é público e é mau mas o privado de modo geral consegue ainda ser pior.

  4. Tem momentos que da raiva de morar no Brasil, em alguns momentos, percebo que é uma benção. Porque sim, a maioria do público e privado tem competência!

  5. Tem gente que pensa que Deus não existe ou que não vê, mas a mão dele é pesada.
    Como pode fazer isso, eles fazem um julgamento e depois só pensam em riquezas, pensando que vão levar para o céu.

  6. Uma ecografia com duração de 40minutos? Eu tive 03 filhos e afirmo e me responsabilizo no que digo, fiz 6 ecografia a cada filho. E nem no publico e nem no privado alguma ecografia durou mais de 5 a 10minutos. Isso pq sou mãe galinha e sempre fiz imensas perguntas, e sempre disse aos Dr’s se tiver problema ou desconfie de qualquer coisa me diz pq não tenho problema de fazer aborto. Tenho convicção e sempre senti que os obstetra não gostavam q eu ficava enchendo de perguntas.Pois sempre pesquisava o que era importante em cada ecografia e fazia as perguntas sobre tudo q ele teria q ver. Fiz no publico e pagava privado só para confirmar. Não eh fácil. Pois tenho uma amiga que na última ecografia e pq foi confirmar pela segunda vez descobriu q o filho tinha espinha bifida, mais várias malformações.E que iria não viver e sim vegetar. E mesmo assim só pode interromper a gravidez por meios legais fora de Portugal. Pq cá não autorizaram. Pq era final de gestação. Agora 40minutos??? Aonde se faz com esse tempo??? Era bom alguém que sabe onde faz com essa precisão toda, divulgar.

    • No Brasil, as ecos que fiz duravam no mínimo 30 minutos. Notava a preocupação dos médicos em observar todos os detalhes e logo no 3. mês já perceberam que era uma menina. Achei que isto era um padrão médico mundial. Fiquei chocada com estas notícias cá.

      • Lindo. Também fico chocada. Tenho 4 filhos e sempre fiz ecografias no público e privado com competência total. Precisão e nunca erraram nada. Salve meu Rio de janeiro. Meu Brasil.

  7. Eu sou mae pela primeira vez de um menino, as minhas ecografias tanto as 3 de cada trimestre e as 4D duraram cerca 30/40 minutos
    Fiz as minhas ecografiaa.na clinica de chelas com.l Dr. Abu ou Adu ja nao me lembro como se escreve.
    Haja mais médicos como ele, sempre atencioso, responsavel e cuidadoso, ve tudo ao pormenor
    Recomendo sim.

  8. Sou mãe de 3 filhos e as minhas ecos duravam quase uma hora. Fui seguida no público , pelos vistos a escolha acertada
    Também recomendo a clínica de Chelas, é 5*
    Este Sr é um carniceiro, que pague caro pelo que fez

  9. A questão aqui não é o erro do médico , Erros existem em todo o lado e em todas as profissões.
    O que é lamentável é que após queixas na Ordem , as mesmas se arrastem no tempo e não cheguem a conclusão nenhuma .
    A corrupção e o compadrio, aliadas aos corporativismos das diversas Ordens profissionais são um problema que urge combater .
    Pessoalmente tive um caso, de que fiz uma queixa à Ordem dos Arquitectos , curiosamente também da região Sul e apesar dos erros grosseiros desse profissional , ao fim de quase dois anos e de muita insistência, arquivaram o caso.
    Neste assunto do médico , isto só tomou estas proporções e ao pedido de desculpas pelo Bastonário , devido ao mediatismo que tomou, mas temo que a vontade de mudar o que quer que seja , depois de esquecido este caso , seja uma pura ilusão.

    • Exatamente João! Haja alguém que ponha o dedo na ferida. Obviamente que a incompetência é grave, mas apenas acontece pela passividade e incapacidade decorrentes do proteccionismo corporativo. Porque é esse proteccionismo que permite a impunidade a muitos profissionais cuja atividade depende duma Ordem (médicos, advogados, engenheiros civis, arquitetos, etc). Os dados publicados pela própria Ordem dos Médicos são conclusivos: é enorme a desproporção entre o volume de queixas e as sanções aplicadas e que na maior parte destes últimos casos são muito ligeiras.

  10. Porque essas queixas afectam apenas o mesmo medico? Será que ele nao é dotado de competências? Ou ele faz parte de uma pesquisa científica e esta a usar essas gestantes(vítimas) como material de estudo(cobaias )

RESPONDER

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …