Maioria dos obstetras sem preparação para ecografias. Médico do bebé sem rosto não viu menino sem pénis

A polémica com o obstetra envolvido em vários casos de bebés que nasceram com malformações graves, nomeadamente um bebé sem parte do rosto e sem parte do crânio, vem alertar para uma realidade em que apenas 20% dos médicos estão preparados para fazer ecografias pré-natais.

A grande maioria dos médicos obstetras do país não têm a preparação necessária para fazerem ecografias. É a própria Ordem dos Médicos (OM) que o reconhece, em nota enviada ao Expresso que avança que “menos de 20% dos 850 obstetras” do Serviço Nacional de Saúde (SNS) têm “aptidão” para fazerem ecografias pré-natais. É no SNS que está “a maioria” dos especialistas ginecológicos e obstetras que existem no país.

Obstetra deixou nascer menino sem ânus e sem pénis

Artur Carvalho, o obstetra envolvido em vários casos de bebés que nasceram com malformações graves, não teria competências para fazer ecografias, apesar de estar no “topo da carreira médica no SNS”, como avança o Expresso.

O médico faria, alegadamente, ecografias com uma duração de apenas 5 minutos quando o tempo recomendado será de 40 minutos no primeiro trimestre.

Entre as situações de malformações graves imputadas à alegada incompetência do obstetra está o caso de um menino que nasceu “sem ânus, sem pénis”, “com a bexiga de fora” e com espinha bífida, como conta a mãe, Ana Lúcia Cabral, ao Correio da Manhã (CM).

Ana Lúcia Cabral revela ainda que o médico lhe disse, às 20 semanas de gravidez, que o bebé era uma menina. Uma semana antes do nascimento, na quarta ecografia, disse-lhe que, afinal, era um menino e que teria “uma surpresa” quando ele nascesse.

Esta mãe foi seguida pelo obstetra na Clínica Padre Cruz, em Almada. O bebé nasceu em 2010 e, logo aos dois dias de vida, foi sujeito à primeira operação. Entretanto, foi alvo de mais “13 operações reconstrutivas” e, actualmente com 9 anos, “é praticamente autónomo”, embora precise de limpar “de três em três horas, a algália, para onde faz as necessidades”.

Entretanto, o bebé sem rosto continua com prognóstico reservado. Recentemente, descobriu-se que além de não ter nariz, nem parte do crânio, também é surdo.

Este caso veio dar visibilidade ao obstetra que está envolvido em várias queixas de malformações graves em bebés. A OM tem pendentes sete queixas contra ele, o que leva o bastonário Miguel Guimarães a reconhecer o atraso “inadmissível” na apreciação dos casos.

“No sistema público o problema não se coloca”

O bastonário avançou nesta semana que a OM vai criar um Colégio de Competência em ecografia obstétrica.

“No último ano, não se emitiu nenhuma certificação [a médicos para fazerem ecografias] por se estar a trabalhar na criação do colégio da competência”, explica ao Expresso o presidente do Colégio de Ginecologia e Obstetrícia, João Bernardes.

“Nos hospitais públicos não é possível fazer os protocolos I e II das grávidas (os exames) sem ser por profissionais qualificados e cumprindo todas as regras, como os tempos, por exemplo 40 minutos de ecografia no primeiro trimestre”, frisa ainda João Bernardes, concluindo que “no sistema público o problema não se coloca”.

No sector privado, não se pode dizer o mesmo. A grande maioria dos profissionais que trabalha nos privados não terá competências para fazer ecografias, o que coloca muitas grávidas em risco.

O bastonário da OM acusa a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e a Administração Regional de Saúde de Lisboa (ARS) por falta de fiscalização.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Este carniceiro ordinário devia ser condenado a pena de morte pelas atrocidades que cometeu. Mesmo depois de errar grosseiramente dezenas de vezes, insiste em continuar a exercer sabendo que está a destruir vidas. Quem permitiu e continua a permitir que isto aconteça ainda é pior que ele… Assim vai o nosso Portugal.

  2. Então, afinal é no público que é preciso confiar…
    Os privados não são o “remédio” para todos os males da saúde…..

    Em que é que ficamos?????

  3. A saúde no portugalex vai de mal a pior graças à seita da ciência médica já a doença vai de vento em popa. O sns é público e é mau mas o privado de modo geral consegue ainda ser pior.

  4. Tem momentos que da raiva de morar no Brasil, em alguns momentos, percebo que é uma benção. Porque sim, a maioria do público e privado tem competência!

  5. Tem gente que pensa que Deus não existe ou que não vê, mas a mão dele é pesada.
    Como pode fazer isso, eles fazem um julgamento e depois só pensam em riquezas, pensando que vão levar para o céu.

  6. Uma ecografia com duração de 40minutos? Eu tive 03 filhos e afirmo e me responsabilizo no que digo, fiz 6 ecografia a cada filho. E nem no publico e nem no privado alguma ecografia durou mais de 5 a 10minutos. Isso pq sou mãe galinha e sempre fiz imensas perguntas, e sempre disse aos Dr’s se tiver problema ou desconfie de qualquer coisa me diz pq não tenho problema de fazer aborto. Tenho convicção e sempre senti que os obstetra não gostavam q eu ficava enchendo de perguntas.Pois sempre pesquisava o que era importante em cada ecografia e fazia as perguntas sobre tudo q ele teria q ver. Fiz no publico e pagava privado só para confirmar. Não eh fácil. Pois tenho uma amiga que na última ecografia e pq foi confirmar pela segunda vez descobriu q o filho tinha espinha bifida, mais várias malformações.E que iria não viver e sim vegetar. E mesmo assim só pode interromper a gravidez por meios legais fora de Portugal. Pq cá não autorizaram. Pq era final de gestação. Agora 40minutos??? Aonde se faz com esse tempo??? Era bom alguém que sabe onde faz com essa precisão toda, divulgar.

    • No Brasil, as ecos que fiz duravam no mínimo 30 minutos. Notava a preocupação dos médicos em observar todos os detalhes e logo no 3. mês já perceberam que era uma menina. Achei que isto era um padrão médico mundial. Fiquei chocada com estas notícias cá.

      • Lindo. Também fico chocada. Tenho 4 filhos e sempre fiz ecografias no público e privado com competência total. Precisão e nunca erraram nada. Salve meu Rio de janeiro. Meu Brasil.

  7. Eu sou mae pela primeira vez de um menino, as minhas ecografias tanto as 3 de cada trimestre e as 4D duraram cerca 30/40 minutos
    Fiz as minhas ecografiaa.na clinica de chelas com.l Dr. Abu ou Adu ja nao me lembro como se escreve.
    Haja mais médicos como ele, sempre atencioso, responsavel e cuidadoso, ve tudo ao pormenor
    Recomendo sim.

  8. Sou mãe de 3 filhos e as minhas ecos duravam quase uma hora. Fui seguida no público , pelos vistos a escolha acertada
    Também recomendo a clínica de Chelas, é 5*
    Este Sr é um carniceiro, que pague caro pelo que fez

  9. A questão aqui não é o erro do médico , Erros existem em todo o lado e em todas as profissões.
    O que é lamentável é que após queixas na Ordem , as mesmas se arrastem no tempo e não cheguem a conclusão nenhuma .
    A corrupção e o compadrio, aliadas aos corporativismos das diversas Ordens profissionais são um problema que urge combater .
    Pessoalmente tive um caso, de que fiz uma queixa à Ordem dos Arquitectos , curiosamente também da região Sul e apesar dos erros grosseiros desse profissional , ao fim de quase dois anos e de muita insistência, arquivaram o caso.
    Neste assunto do médico , isto só tomou estas proporções e ao pedido de desculpas pelo Bastonário , devido ao mediatismo que tomou, mas temo que a vontade de mudar o que quer que seja , depois de esquecido este caso , seja uma pura ilusão.

    • Exatamente João! Haja alguém que ponha o dedo na ferida. Obviamente que a incompetência é grave, mas apenas acontece pela passividade e incapacidade decorrentes do proteccionismo corporativo. Porque é esse proteccionismo que permite a impunidade a muitos profissionais cuja atividade depende duma Ordem (médicos, advogados, engenheiros civis, arquitetos, etc). Os dados publicados pela própria Ordem dos Médicos são conclusivos: é enorme a desproporção entre o volume de queixas e as sanções aplicadas e que na maior parte destes últimos casos são muito ligeiras.

  10. Porque essas queixas afectam apenas o mesmo medico? Será que ele nao é dotado de competências? Ou ele faz parte de uma pesquisa científica e esta a usar essas gestantes(vítimas) como material de estudo(cobaias )

RESPONDER

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …