/

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

1

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves.

A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da Ordem dos Médicos. Segundo a mesma fonte, o Conselho Disciplinar deliberou “instaurar um procedimento de suspensão preventiva” do médico Artur Carvalho.

“Há pelo menos um caso em que já houve uma suspensão preventiva”, disse o presidente do Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos ao Público, explicando que este não é um caso único.

Os 17 membros do Conselho Disciplinar votaram por unanimidade a suspensão do obstetra por seis meses, que, segundo noticia o CM, tem sete processos pendentes desde 2013. Outros quatro processos foram entretanto arquivados.

O médico rejeitou responder a este órgão nos restantes processos em avaliação, algo que terá ajudado à decisão de suspender Artur Carvalho. O obstetra foi acusado de ser muito rápido a realizar as ecografias, demorando no caso do bebé de Setúbal apenas cinco minutos.

Hoje, o médico já tinha comunicado ao bastonário dos Médicos que decidiu suspender a realização de ecografias na gravidez até à conclusão dos processos em análise no conselho disciplinar.

“Perante o alarme social causado pelas notícias dos últimos dias e tendo em consideração que os prazos processuais nem sempre vão ao encontro da urgência exigida nestas situações, tomei a iniciativa de contactar diretamente o Dr. Artur Carvalho. Na sequência dessa conversa, o médico comunicou-me a sua decisão de suspender no serviço privado e público a realização de qualquer tipo de ecografia obstétrica, até que os processos sejam concluídos pelo Conselho Disciplinar Regional do Sul”, declarou à Lusa o bastonário Miguel Guimarães.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.