Há um obstáculo que pode travar a primeira condenação de Salgado

José Sena Goulão / Lusa

Ricardo Salgado foi condenado a pagar 4 milhões de euros e proibido de ser banqueiro nos próximos dez anos. No entanto, ainda há um último obstáculo que pode travar a sua condenação.

O Tribunal Constitucional rejeitou no dia 8 de janeiro de 2020 o último recurso de Ricardo Salgado relacionado com o primeiro dos quatro processos de contra-ordenação abertos pelo Banco de Portugal contra o ex-presidente do BES e outros ex-administradores. Salgado foi então condenado a pagar uma multa de 4 milhões de euros e proibido de ser banqueiro nos próximos dez anos.

No entanto, há ainda um obstáculo que pode travar a sua condenação. Em causa está uma eventual reclamação dentro do próprio Tribunal Constitucional. O órgão judicial não detetou quaisquer violações de Salgado à lei fundamental por infrações cometidas na gestão do Banco Espírito Santo.

De acordo com o Expresso, o Constitucional não julgou inconstitucionais normas que foram invocadas para condenar Ricardo Salgado e o seu braço-direito, Amílcar Morais Pires.

Em junho de 2016, a administração do Banco de Portugal condenou Ricardo Salgado por prática de atos dolosos de gestão ruinosa, não implementação de um sistema de informação e comunicação, com dolo, não implementação de um sistema de gestão de risco sólido e eficaz, com dolo, prestação de falsas informações e violação das regras sobre conflito de interesse.

Depois dos recursos apresentados pelas equipas legais dos ex-banqueiros terem sido rejeitados, estas podem agora reclamar para dentro da conferências de juízes. Em caso de não se verificar unanimidade, poderá suceder uma reclamação para o pleno da secção.

Não é conhecido se os advogados vão avançar com esta opção. Todavia, as condenações do antigo líder do Banco Espírito Santo e do seu braço-direito parecem praticamente acertadas.

Além deste primeiro processo que está prestes a transitar em julgado, existem ainda mais três processos de contra-ordenação que não estão concluídos, por estarem em fase de recurso.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Bem …..tem que se distrair com qualquer coisa, estes “Meninos”, vou imitar o Berardo na comissão de inquérito………………Há…há…há !!!!!!!!

  2. Que novidade!
    E, como é de esperar, muitíssimos mais “obstáculos” irão surgir… até que nos insurjamos com o resultado final.

  3. Para quê julgar estas pessoas idóneas, é gastar mais dinheiro dos contribuintes a alimentar advogados, juízes funcionários públicos dos tribunais etc etc. se ao menos houvesse justiça,…. não seria melhor esperar que ele morra, ele e toda a elite corrupta, digo eu. o senhor do BPN foi julgado, a sentença foi proferida,em que prisão é que está.??
    Todos os sucessivos governos desde 1974 têm os seus little Kings o povo é quem mais tem de ser ordenhado em prol desta gente, não sei que tipo de berço tiveram. A nacionalização do Banco BES supostamente seria para alivio dos contribuintes, afinal o nosso Ronaldo corre para apresentar o trabalho de casa sempre em ordem…. e que se lixe o Zé…… este senhor Ronaldo que diga o que anda a fazer, ele e toda a classe politica que anda calada com os perdões de divida aplicados. daqui a dias vai ser falado sim, ainda acredito que anda por ai muito boa gente, simplesmente não se mete com esta corja de mentirosos….mas admiro esta gente, teve um salto qualitativo na aplicação da mentira (penso que até eles acreditam no que dizem).

  4. Então o Salgado é que era o mau da fita ? Tem de ser condenado !
    E então os novos administradores , que continuam sorver o nosso dinheiro , não tem culpa ?
    O banco continua falido , ou será que ainda não deram conta , será que eu não sei somar .
    Responda quem souber ais que eu , que sou mau a matemática .
    Boa noite

RESPONDER

Cientistas criam botão de Ligar/Desligar para a edição de genes

O CRISPR-Cas9 revolucionou a engenharia genética na última década. Agora, o novo método reversível pode controlar a expressão genética, deixando a sequência de ADN subjacente inalterada. O CRISPR-Cas9 é uma poderosa ferramenta de edição genética que …

Violação, coação sexual e abuso de pessoa incapaz podem vir a ser crimes públicos

O Parlamento vai discutir esta quinta-feira em plenário a transformação dos crimes de violação, coação sexual e abuso sexual de pessoa incapaz de resistência em crime público, através de projetos de lei de vários partidos. O …

"Autêntico golpe de Estado". Bases de dados policiais do SEF vão ser controladas pelo Governo

As bases de dados de informações policiais detidas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vão passar a ser controladas pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) na "dependência do membro do governo responsável …

Docentes e não docentes deverão ser vacinados com doses da Pfizer este fim de semana

Para este fim de semana, está prevista a vacinação em massa de professores, amas, responsáveis de creches entre outros assistentes de "respostas sociais". Este fim de semana, cerca de 180 mil professores e funcionários dos 2.º …

O seu cão pode ficar com ciúmes só de o imaginar a dar festas a outro

Quase quatro em cada cinco donos de cães relatam casos de ciúmes por parte dos seus amigos de quatro patas. E um novo estudo sugere que este comportamento pode ser desencadeado mesmo quando um suposto …

PSD e CDS dão as mãos para ganhar a Madeira (e fecham a porta ao Chega)

Esta quarta-feira, o PSD e o CDS fecharam a porta ao Chega no acordo de coligação autárquica na Madeira, que ambos os partidos assinaram no Funchal. No início deste mês, o líder do PSD/Madeira Miguel Albuquerque …

"Milagre da multiplicação". Cientistas conseguiram tornar a luz ainda mais brilhante

Uma equipa de cientistas descobriu um fenómeno que aumenta a intensidade da luz emitida por um componente em nanoescala em mais de mil vezes, em relação ao que a teoria afirma ser possível. Os cientistas observaram …

Revelados novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto

Um estudo revela novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto, que supera os 4.700ºC e é considerado um "Júpiter quente". Descoberto em 2016, o longínquo Kelt-9 b, situado a 650 anos-luz da Terra, é …

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …