/

Três objetos misteriosos caíram do céu em localidade espanhola (e ninguém sabe o que são)

1

O responsável de de Cogollos de Guadix, na fronteira com o Parque Natural da Serra Navada, relatou a queda de um objeto “não identificado” num telhado da vila. Eduardo Martos entrou em contacto com a Universidade de Granada para identificar o objeto.

Segundo o jornal local Ideal, o diâmetro do impacto na casa é de dois metros, embora as autoridades ainda não tenham conseguido aceder ao interior porque os seus donos não estão em casa.

Não sabemos se é um meteorito ou um deslizamento de terra”, disse Martos, acrescentando que a descoberta nas proximidades da Rua Granada deixa todas as pessoas intrigadas. Na madrugada de segunda-feira, os vizinhos da cidade garantem vislumbrar várias luzes, semelhantes, como apontam, a estrelas cadentes.

O presidente da câmara local pediu ajuda à Universidade de Granada para investigar o caso. Em Guadix há quem fale de “uma espécie de chuva de meteoritos”, mas a verdade é que a natureza destes objetos ainda não é clara.

Contudo, para o jornal ABC, um fenómeno meteorológico é, de facto, a explicação mais plausível. Apesar de os cientistas não terem especificado uma causa, já descartam a possibilidade de ser um meteorito, dado que nenhum observatório de astrofísica observou este evento.

“Foi algo muito local”, referiu o astrónomo José María Madiedo, da Universidade de Huelva, onde não houve incidentes notáveis. Na sua opinião, seria um fenómeno “elétrico”, conhecido como a queda de um raio globular ou em bola.

Este fenómeno, ao contrário dos raios convencionais, é caracterizado pela descida da eletricidade até a superfície da Terra na forma de uma bola. A velocidade de deslocamento pode variar ostensivamente em cada caso, portanto a sua queda pode ser passageira ou lenta.

“Quando este raio de bola toca alguma coisa, coloca a sua energia e parte, neste caso, o telhado da casa”, relatou Madiedo o vereador de Cogollos de Guadix, que conclui: “As luzes que os moradores avistaram a cair do céu podem ter sido um raio globular”.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.