/

Obama vem sexta-feira ao Porto e tem lesados do BES à espera

7

jmsloan / Flickr

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O Grupo de Lesados do Novo Banco vai manifestar-se na próxima sexta-feira, em frente ao Coliseu do Porto, no mesmo dia em que o ex-Presidente dos Estados Unidos fará uma conferência no local.

Em comunicado, o grupo de lesados do papel comercial vendido pelo BES e lesados emigrantes refere que enviou uma carta a Barack Obama e à sua mulher, Michelle Obama, a contarem que foram vítimas de vendas fraudulentas (‘misselling‘) de produtos financeiros pelo BES e que foram “burlados e vigarizados com informação continuamente falsa” dada pelo Banco de Portugal.

“Estamos a dar-lhe a conhecer o drama que estamos a viver, devido à burla na informação falsa continuada, à expropriação que estamos a ser sujeitos, à burla com desvio de provisões que passaram para o Novo Banco, e este utilizou para outros fins”, referem os lesados na carta a que a Lusa teve acesso.

Acrescentando que o banco “não devolve o que nos roubaram, com a passividade do Governo e das autoridades competentes”, referindo ainda que o Novo Banco é agora detido maioritariamente pelo fundo de investimento norte-americano Lone Star.

A conferência que traz o antigo Presidente norte-americano ao Porto é a Climate Change Leadership Porto Summit 2018, sobre alterações climáticas, a decorrer no Coliseu do Porto a 6 de julho, promovida por entidades públicas e privadas.

Este mês foi pago aos quase dois mil lesados do papel comercial vendido pelo BES, pelo fundo de recuperação de créditos, a primeira parcela das indemnizações que visam compensar parcialmente as suas perdas.

Contudo, a solução encontrada prevê apenas o pagamento de 75% das aplicações até 500 mil euros (com limite de 250 mil euros) e de 50% para valores acima de 500 mil euros. Contudo, estes lesados continuam a exigir a devolução na totalidade dos montantes que perderam (até porque de início lhes foi dito que o Novo Banco tinha ficado com uma provisão do BES nesse sentido) e já fizeram várias manifestações este ano.

O BES, tal como era conhecido, acabou em 3 de agosto de 2014, quatro dias depois de apresentar um prejuízo semestral histórico de 3,6 mil milhões de euros. Milhares de pessoas ficaram lesadas devido a investimentos feitos no banco ou a empresas do Grupo Espírito Santo.

O Banco de Portugal, através de uma medida de resolução, tomou conta da instituição fundada pela família Espírito Santo e anunciou a sua separação e criou o Novo Banco, que em outubro passado foi vendido em 75% à Lone Star.

ZAP // Lusa

7 Comments

  1. Porque nao se queixam ao palhaço que dias antes do BES estourar garantiu na TV ao povo portugues que nao se preocupasse porque estava tudo bem?

  2. Caros lesados do BES,
    Eu tenho uma soluçao para o V. caso, façam assim:
    1 – Abram um banco (tipo BES)
    2 – Levem-no à falencia
    3 – O estado tapa o buraco (assume o “lixo toxico”) e
    4 – Abre outro limpinho e cheio de massa.
    5 – Peguem no bolo todo e escondam num OffShore.
    6 – Aguardem pelas condecoraçoes e pelos cargos de elevado estatuto internacional que V. irao atribuir como de costume.

    • Eu tb tenho uma solução para a Maria. Faça assim:
      1-Comece por reconhecer que tem um qualquer problema na cabeça
      2-Procure ajuda de um especialista
      3-Medique-se seguindo obviamente as indicações médicas
      4-Caso não haja qualquer melhoria ao fim de 2 meses, interne-se

      • O Zezinho… que falta de humor homem! Nao se cuide nao…
        A que propósito defende os gatunos que ja nos levaram quase vinte mil milhoes?
        Nao diga disparates.

  3. Os lesados do BES são todos os portugueses – alguns destes manifestantes não são assim tão “lesados” e deviam era ir bater à porta do Salgado e do Cavaco!!!
    O Obama já teve que aturar os “lesados” nos EUA, que foram bem pagos com o dinheiros do povo americano!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.