Obama vem sexta-feira ao Porto e tem lesados do BES à espera

jmsloan / Flickr

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O Grupo de Lesados do Novo Banco vai manifestar-se na próxima sexta-feira, em frente ao Coliseu do Porto, no mesmo dia em que o ex-Presidente dos Estados Unidos fará uma conferência no local.

Em comunicado, o grupo de lesados do papel comercial vendido pelo BES e lesados emigrantes refere que enviou uma carta a Barack Obama e à sua mulher, Michelle Obama, a contarem que foram vítimas de vendas fraudulentas (‘misselling‘) de produtos financeiros pelo BES e que foram “burlados e vigarizados com informação continuamente falsa” dada pelo Banco de Portugal.

“Estamos a dar-lhe a conhecer o drama que estamos a viver, devido à burla na informação falsa continuada, à expropriação que estamos a ser sujeitos, à burla com desvio de provisões que passaram para o Novo Banco, e este utilizou para outros fins”, referem os lesados na carta a que a Lusa teve acesso.

Acrescentando que o banco “não devolve o que nos roubaram, com a passividade do Governo e das autoridades competentes”, referindo ainda que o Novo Banco é agora detido maioritariamente pelo fundo de investimento norte-americano Lone Star.

A conferência que traz o antigo Presidente norte-americano ao Porto é a Climate Change Leadership Porto Summit 2018, sobre alterações climáticas, a decorrer no Coliseu do Porto a 6 de julho, promovida por entidades públicas e privadas.

Este mês foi pago aos quase dois mil lesados do papel comercial vendido pelo BES, pelo fundo de recuperação de créditos, a primeira parcela das indemnizações que visam compensar parcialmente as suas perdas.

Contudo, a solução encontrada prevê apenas o pagamento de 75% das aplicações até 500 mil euros (com limite de 250 mil euros) e de 50% para valores acima de 500 mil euros. Contudo, estes lesados continuam a exigir a devolução na totalidade dos montantes que perderam (até porque de início lhes foi dito que o Novo Banco tinha ficado com uma provisão do BES nesse sentido) e já fizeram várias manifestações este ano.

O BES, tal como era conhecido, acabou em 3 de agosto de 2014, quatro dias depois de apresentar um prejuízo semestral histórico de 3,6 mil milhões de euros. Milhares de pessoas ficaram lesadas devido a investimentos feitos no banco ou a empresas do Grupo Espírito Santo.

O Banco de Portugal, através de uma medida de resolução, tomou conta da instituição fundada pela família Espírito Santo e anunciou a sua separação e criou o Novo Banco, que em outubro passado foi vendido em 75% à Lone Star.

Lusa ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Porque nao se queixam ao palhaço que dias antes do BES estourar garantiu na TV ao povo portugues que nao se preocupasse porque estava tudo bem?

  2. Caros lesados do BES,
    Eu tenho uma soluçao para o V. caso, façam assim:
    1 – Abram um banco (tipo BES)
    2 – Levem-no à falencia
    3 – O estado tapa o buraco (assume o “lixo toxico”) e
    4 – Abre outro limpinho e cheio de massa.
    5 – Peguem no bolo todo e escondam num OffShore.
    6 – Aguardem pelas condecoraçoes e pelos cargos de elevado estatuto internacional que V. irao atribuir como de costume.

    • Eu tb tenho uma solução para a Maria. Faça assim:
      1-Comece por reconhecer que tem um qualquer problema na cabeça
      2-Procure ajuda de um especialista
      3-Medique-se seguindo obviamente as indicações médicas
      4-Caso não haja qualquer melhoria ao fim de 2 meses, interne-se

      • O Zezinho… que falta de humor homem! Nao se cuide nao…
        A que propósito defende os gatunos que ja nos levaram quase vinte mil milhoes?
        Nao diga disparates.

  3. Os lesados do BES são todos os portugueses – alguns destes manifestantes não são assim tão “lesados” e deviam era ir bater à porta do Salgado e do Cavaco!!!
    O Obama já teve que aturar os “lesados” nos EUA, que foram bem pagos com o dinheiros do povo americano!…

RESPONDER

Chega propõe até 12 anos de prisão para violadores e castração química dos reincidentes

Esta segunda-feira, André Ventura, deputado único do Chega, entregou no Parlamento um projeto de lei que altera o Código Penal e endurece as penas pelo crime de violação. O deputado único do Chega, André Ventura, entregou …

Tribunal de Contas continua a encontrar lacunas na informação sobre custo das medidas de resposta à pandemia

No seu segundo relatório sobre a execução orçamental das medidas de resposta à covid-19, que cobre o período até 30 de setembro, o Tribunal de Contas vê melhorias no reporte de informação face ao que …

Biden propõe ajuda financeira para as famílias separadas na fronteira com o México

Os EUA poderão vir a pagar transportes, cuidados de saúde, serviços jurídicos e serviços de emprego e de educação aos migrantes que foram separados ao abrigo da estratégia de “tolerância zero” nas fronteiras, disse o …

2 de março de 2020. Confinamentos, recordes, três vagas e um "milagre" depois

O primeiro caso de covid-19 em Portugal foi registado há precisamente um ano. 365 dias depois, o medo esfumou-se, mas a incerteza permanece. A 2 de março de 2020 foram confirmados em Portugal os primeiros casos …

Ex-presidente do Peru forçou esterilizações ilegais para reduzir pobreza no país

O ex-Presidente peruano Alberto Fujimori e os seus ministros da Saúde Eduard Yong, Marino Costa e Alejandro Aguinaga foram acusados esta segunda-feira em tribunal de terem utilizado e forçado a esterilização de mulheres andinas para …

Há um mistério geológico na Sibéria a intrigar os cientistas da NASA

Umas ondulações visíveis na superfície de uma região siberiana próxima ao rio Markha, na Rússia, estão a intrigar os investigadores da NASA. Cientistas da NASA publicaram recentemente um conjunto de imagens no portal Earth Observatory de …

ONU revela provas de envolvimento do Governo russo no envenenamento de Navalny

Especialistas da ONU que investigaram o envenenamento do líder da oposição russa, Alexei Navalny, disseram esta segunda-feira que as provas apontam para um "provável envolvimento" de altos funcionários do Estado russo. As duas investigadoras, que durante …

Saída de Costa e regresso de Passos Coelho "pode mudar de alto a baixo a trajetória da vida política"

Luís Marques Mendes e António Costa Pinto debateram a política nacional pós-pandemia. Convergiram na convicção de que a legislatura chegará ao fim, em 2023, mas uma saída de cena de Costa e um regresso de …

"O próximo Bruno Fernandes?". Pedro Gonçalves em destaque na BBC

"Terá o Sporting encontrado o novo Bruno Fernandes?", pergunta a BBC num artigo em que destaca o papel de Pedro Gonçalves na transformação do Sporting num candidato ao título. As exibições de Pedro Gonçalves não têm …

Tortura e prisões arbitrárias após o 25 de Abril. Marcelo retirou selo de "secreto" ao Relatório das Sevícias

A Presidência da República retirou a classificação de "secreto" ao chamado "Relatório das Sevícias" que analisou os acontecimentos entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975, concluindo que houve …