Obama vem sexta-feira ao Porto e tem lesados do BES à espera

jmsloan / Flickr

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O Grupo de Lesados do Novo Banco vai manifestar-se na próxima sexta-feira, em frente ao Coliseu do Porto, no mesmo dia em que o ex-Presidente dos Estados Unidos fará uma conferência no local.

Em comunicado, o grupo de lesados do papel comercial vendido pelo BES e lesados emigrantes refere que enviou uma carta a Barack Obama e à sua mulher, Michelle Obama, a contarem que foram vítimas de vendas fraudulentas (‘misselling‘) de produtos financeiros pelo BES e que foram “burlados e vigarizados com informação continuamente falsa” dada pelo Banco de Portugal.

“Estamos a dar-lhe a conhecer o drama que estamos a viver, devido à burla na informação falsa continuada, à expropriação que estamos a ser sujeitos, à burla com desvio de provisões que passaram para o Novo Banco, e este utilizou para outros fins”, referem os lesados na carta a que a Lusa teve acesso.

Acrescentando que o banco “não devolve o que nos roubaram, com a passividade do Governo e das autoridades competentes”, referindo ainda que o Novo Banco é agora detido maioritariamente pelo fundo de investimento norte-americano Lone Star.

A conferência que traz o antigo Presidente norte-americano ao Porto é a Climate Change Leadership Porto Summit 2018, sobre alterações climáticas, a decorrer no Coliseu do Porto a 6 de julho, promovida por entidades públicas e privadas.

Este mês foi pago aos quase dois mil lesados do papel comercial vendido pelo BES, pelo fundo de recuperação de créditos, a primeira parcela das indemnizações que visam compensar parcialmente as suas perdas.

Contudo, a solução encontrada prevê apenas o pagamento de 75% das aplicações até 500 mil euros (com limite de 250 mil euros) e de 50% para valores acima de 500 mil euros. Contudo, estes lesados continuam a exigir a devolução na totalidade dos montantes que perderam (até porque de início lhes foi dito que o Novo Banco tinha ficado com uma provisão do BES nesse sentido) e já fizeram várias manifestações este ano.

O BES, tal como era conhecido, acabou em 3 de agosto de 2014, quatro dias depois de apresentar um prejuízo semestral histórico de 3,6 mil milhões de euros. Milhares de pessoas ficaram lesadas devido a investimentos feitos no banco ou a empresas do Grupo Espírito Santo.

O Banco de Portugal, através de uma medida de resolução, tomou conta da instituição fundada pela família Espírito Santo e anunciou a sua separação e criou o Novo Banco, que em outubro passado foi vendido em 75% à Lone Star.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Porque nao se queixam ao palhaço que dias antes do BES estourar garantiu na TV ao povo portugues que nao se preocupasse porque estava tudo bem?

  2. Caros lesados do BES,
    Eu tenho uma soluçao para o V. caso, façam assim:
    1 – Abram um banco (tipo BES)
    2 – Levem-no à falencia
    3 – O estado tapa o buraco (assume o “lixo toxico”) e
    4 – Abre outro limpinho e cheio de massa.
    5 – Peguem no bolo todo e escondam num OffShore.
    6 – Aguardem pelas condecoraçoes e pelos cargos de elevado estatuto internacional que V. irao atribuir como de costume.

    • Eu tb tenho uma solução para a Maria. Faça assim:
      1-Comece por reconhecer que tem um qualquer problema na cabeça
      2-Procure ajuda de um especialista
      3-Medique-se seguindo obviamente as indicações médicas
      4-Caso não haja qualquer melhoria ao fim de 2 meses, interne-se

      • O Zezinho… que falta de humor homem! Nao se cuide nao…
        A que propósito defende os gatunos que ja nos levaram quase vinte mil milhoes?
        Nao diga disparates.

  3. Os lesados do BES são todos os portugueses – alguns destes manifestantes não são assim tão “lesados” e deviam era ir bater à porta do Salgado e do Cavaco!!!
    O Obama já teve que aturar os “lesados” nos EUA, que foram bem pagos com o dinheiros do povo americano!…

RESPONDER

Autoridades procuram migrantes ilegais que fugiram de quartel em Tavira

As autoridades algarvias estão à procura de um grupo de migrantes ilegais marroquinos que fugiu de um quartel de Tavira, no Algarve, durante a madrugada. De acordo com a RTP, fugiram 17 migrantes ilegais, oriundos de …

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …