Obama i Teresa Guilherme ban a Miranda

A Câmara de Miranda do Douro promove de 14 a 16 de fevereiro um certame de produtos regionais com recurso a figuras icónicas da política mundial – atores, personagens bíblicas ou da história de Portugal – com falas em mirandês.

A ideia passa pela publicação de cartazes de filmes, personalidades famosas e factos da história de Portugal ou da bíblia, em situações facilmente reconhecíveis pelo público, e recriar essas situações com “falas” em mirandês.

“Estas situações têm o objetivo de promover o desejo de visitar Miranda do Douro e o Festival de Sabores. Em todas as imagens publicadas há a tentativa de criar algum humor e mesmo alguma crítica social”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes.

A campanha promocional, considerada “única e inovadora”, serve para promover a Feira dos Sabores Mirandeses, que dá destaque os produtos provenientes das raças autóctones do concelho e à peculiar cultura e língua mirandesa.

Cenas do dia-a-dia em que estão presentes personagens com Michelle e Barack Obama, Isabel II de Inglaterra, Marilyn Monroe, Al Capone, Fidel Castro, são alguns dos intervenientes, que com expressões em mirandês recheadas de humor se ” associam” à campanha “Todo mundo a Miranda“.

“Com uma mensagem simples personificada pelas pessoas ou filmes famosos, pretende-se chegar ao nosso público-alvo, desde os mais jovens aos mais idosos e ao mesmo tempo prover o conceito de visitar Miranda do Douro, numa forma inovadora de promover o nosso certame através de situações que ficam na memória das pessoas”, acrescentou o autarca.

As imagens ou cenas de filmes, fotografias de famosos (políticos ou atores) e banda desenhada estão publicadas no site do município de Miranda do Douro ou no seu Facebook.

“Esta campanha desenvolve-se somente no espaço virtual, mais concretamente, o que permite, por um lado, atingir milhares de pessoas (e de forma imediata), por outro, fazer chegar a mensagem a esses milhares de pessoas sem gastos financeiros suplementares, já que todo o processo decorre “de forma”, aspeto que não é despiciendo nos dias que correm”, explicou Artur Nunes.

No fundo, são mensagens muito breves (nunca mais de uma frase) já que os promotores estão convencidos de que o ritmo dos tempos de hoje e a predisposição da generalidade do público exige que as pessoas sejam “agarradas” ao primeiro “clic”, já “que ninguém tem paciência para grandes arrazoados”, acrescentou.

“Está também presente o desejo de `fazer diferente` no sentido de despertar a curiosidade das pessoas e, diríamos mesmo, imbuir as mensagens de alguma “provocação”, frisou.

Foram publicadas até ao momento mais de duas dezenas de imagens (ao ritmo de duas por dia) que atingiram centenas de visualizações e comentários.

Está prevista a publicação de imagens até ao dia seguinte ao do término do festival, que acontecerá a 17 de fevereiro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …