Obama encontra-se com Dalai Lama e apoia direitos humanos dos tibetanos

Cea. / Flickr

O presidente Barack Obama com Sua Santidade, o Dalai Lama: dois Nobel da Paz encontram-se na Casa Branca

O presidente Barack Obama com Sua Santidade, o Dalai Lama: dois Nobel da Paz encontram-se na Casa Branca

O Presidente dos EUA, Barack Obama, ofereceu o seu “forte apoio” aos tibetanos na sua exigência de respeito pelos direitos humanos, durante uma reunião com o seu líder espiritual, Dalai Lama, em desafio à China.

“O Presidente reitera o seu forte apoio à preservação da especificidade da tradição religiosa, cultural e linguística e à proteção dos direitos humanos dos tibetanos na República Popular da China”, lê-se numa declaração da Casa Branca.

Os serviços da Presidência norte-americana adiantaram que Barack Obama apoiou a opção do Dalai Lama pelo diálogo pacífico e encorajou a China a recomeçar as conversações com o líder exilado ou os seus representantes.

A declaração rejeitou as acusações de Pequim ao Dalai Lama, um laureado com o Prémio Nobel da Paz que se descreve como pacifista, de este ter uma agenda separatista e de a reunião ser parte de uma conspiração para dividir a China.

“O Presidente reiterou a posição dos EUA de o Tibete ser parte da República Popular da China e de os EUA não apoiarem a independência do Tibete“, especificou-se no texto.

O comunicado da Casa Branca adiantou ainda que “o Dalai Lama declarou que não pretende a independência do Tibete e espera que o diálogo entre os seus representantes e o Governo chinês recomece”.

O encontro entre Obama e o Dalai Lama provocou críticas da China, que avisou que o encontro iria “ameaçar seriamente” as relações entre os dois países.

O Dalai Lama não foi visto na Casa Branca e, num sinal da sensibilidade diplomática do encontro, a administração norte-americana decidiu que a reunião seria fechada à imprensa.

O Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos afirmou, na sua conta na rede social ‘Twitter’, que Obama se encontrou com o monge budista “como um líder religioso e cultural respeitado internacionalmente”.

O primeiro-ministro tibetano no exílio, Lobsang Sangay, elogiou Barack Obama por se reunir pela terceira vez, na qualidade de Presidente, com o Dalai Lama.

Sangay revelou que os dois, ambos galardoados com prémios Nobel da Paz, discutiram a questão dos direitos humanos nas regiões tibetanas sob administração chinesa.

“O encontro transmite uma mensagem poderosa para os tibetanos que se encontram no Tibete, porque dá-lhe um sentimento de esperança de que as suas vozes são ouvidas, até pela pessoa mais poderosa do mundo”, disse o primeiro-ministro tibetano à agência France Presse, após o encontro.

A China, que chama ao Dalai Lama um “lobo na pele de cordeiro” e o acusa de pretender a independência do Tibete, manifestou a sua “firme oposição” ao encontro, através do porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros, Hua Chunying.

“Apelamos aos Estados Unidos para que encarem a preocupação da China de forma séria e que imediatamente cancele o encontro planeado”, disse Hua Chunying.

Sobre o Dalai Lama, Hua disse tratar-se de um “exilado político que tem estado há muito envolvido em ações separatistas anti-China, sob o disfarce da religião”.

Sangay desvalorizou as acusações chinesas, afirmando que o líder espiritual já afirmou claramente que não faz quaisquer mensagens “anti-China” e tem procurado pacificamente garantir uma maior autonomia aos tibetanos, aceitando a administração de Pequim.

Na quinta-feira, o Conselho Nacional de Segurança sublinhou que os Estados Unidos apoiam a abordagem do Dalai Lama, mas reconheceu que o Tibete faz “parte da República Popular da China”.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Armam-se em valentes e em polícias do planeta Terra e não são capazes de dizer mais do que isto no que toca à questão Tibetana. Malditos interesses económicos! EUA está hipotecado à China! A ideia de grande potência mundial está longe da realidade, ela é mantida graças aos media e à sétima arte. Eles são é uma nação com grande armamento bélico e não muito mais do que isso.
    A independência do Tibete já não será para o meu tempo! Infelizmente!

RESPONDER

Este foi o sábado mais movimentado de 2021. Quatro milhões saíram à rua

O sol e a subida de temperaturas que se fizeram sentir este fim de semana convidaram milhões de pessoas por todo o país a sair de casa. O último sábado, dia 27 de fevereiro, foi …

"Só há um responsável, que sou eu", assume Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica assumiu, este domingo, a responsabilidade pela crise de resultados e garantiu que Jorge Jesus irá cumprir até ao fim o contrato que o liga ao clube até 2022. Numa entrevista exclusiva à …

Governo reservou 1.251 milhões para acesso à habitação. 25 câmaras captaram mais de metade do apoio

O Governo reservou no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 1.251 milhões de euros em subvenções para executar o programa de apoio ao acesso à habitação. Até agora, acordos com 25 câmaras já captaram mais …

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …