O túmulo de Jesus Cristo é muito mais antigo do que se pensava

Abir Sultan / EPA

Túmulo de Jesus, na Igreja do Santo Sepúlcro, em Jerusalém

O túmulo onde se acredita que foi enterrado Jesus Cristo terá, afinal, 1700 anos, sendo muito mais antigo do que se pensava. A teoria inicial dos investigadores que analisam o chamado Santo Sepulcro é que teria cerca de 1000 anos, remontando ao tempo dos Cruzados.

Investigadores da Universidade Técnica Nacional de Atenas, na Grécia, que têm investigado o túmulo de Jesus Cristo, na Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, concluíram que será datado de cerca de 345 Depois de Cristo, revela a revista The National Geographic.

Estes cientistas conseguiram analisar bocados de argamassa, retiradas do cimento original de calcário e de uma laje de mármore que cobre o túmulo, recorrendo a uma técnica conhecida como Luminescência Opticamente Estimulada, tendo concluído que o Santo Sepulcro data de há quase 1700 anos.

Os materiais de construção do revestimento de pedra do túmulo remontam, desta forma, ao tempo dos romanos, o que reforça a tese de que poderemos estar mesmo perante o local onde Jesus Cristo foi enterrado.

Jesus terá morrido por volta de 30 a 33 D.C.. Há relatos históricos que indicam que os romanos encontraram o seu túmulo e que o transformaram num local de consagração, por volta de 326 D.C., quando Constantino O Grande era Imperador de Roma – ele foi o primeiro Imperador cristão do império romano.

A nova descoberta também confirma que o Santo Sepulcro terá sobrevivido intacto ao longo de 1700 anos, apesar dos inúmeros danos sofridos pela Igreja onde se situa, nomeadamente devido a sismos e a incêndios. Há cerca de 1000 anos, a Igreja foi mesmo completamente demolida, tendo depois sido reconstruída.

O chamado túmulo de Jesus Cristo foi aberto pela primeira vez em Séculos, em Outubro de 2016, no âmbito de trabalhos de restauração que visam preservar o danificado santuário onde se encontra.

SV, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O Santo Sepulcro de Cristo é tanto antigo como a sua história sobre o planeta terra, mas como interpretar a relação do divino com o sepulcro de Jesus Cristo?

  2. Primeiro q cor insignifica a qualquer necessidade no contexto religioso, segundo q tal como sempre fora, as iniciativas divinas costumavam demais serem da ordem do mais natural possível, ou seja, seus passos buscavam transgredir o menos possível quaisquer situações naturais, logo, podemos presumir q a cor do Messias não seria diferente daquelas hoje encontradas nos israelitas. Qual a cor deles mesmo?…

  3. Infelizmente até agora há pessoas que aindaainda duvidam da personidade de Jesus Cristo o homem que mudou o curso da historia da humanidade. Questionar a cor de Jesus é bastante idiondo e impensado.
    A raça, a tribo e a nação não tem relevância no no motivo da sua vinda ao mundo. Podia ser africano(negro), não alteraria o plano de DEUS para sua himanidade que é a salvação de todos que creem.João 3:16.

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …