O túmulo de Jesus Cristo é muito mais antigo do que se pensava

Abir Sultan / EPA

Túmulo de Jesus, na Igreja do Santo Sepúlcro, em Jerusalém

O túmulo onde se acredita que foi enterrado Jesus Cristo terá, afinal, 1700 anos, sendo muito mais antigo do que se pensava. A teoria inicial dos investigadores que analisam o chamado Santo Sepulcro é que teria cerca de 1000 anos, remontando ao tempo dos Cruzados.

Investigadores da Universidade Técnica Nacional de Atenas, na Grécia, que têm investigado o túmulo de Jesus Cristo, na Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, concluíram que será datado de cerca de 345 Depois de Cristo, revela a revista The National Geographic.

Estes cientistas conseguiram analisar bocados de argamassa, retiradas do cimento original de calcário e de uma laje de mármore que cobre o túmulo, recorrendo a uma técnica conhecida como Luminescência Opticamente Estimulada, tendo concluído que o Santo Sepulcro data de há quase 1700 anos.

Os materiais de construção do revestimento de pedra do túmulo remontam, desta forma, ao tempo dos romanos, o que reforça a tese de que poderemos estar mesmo perante o local onde Jesus Cristo foi enterrado.

Jesus terá morrido por volta de 30 a 33 D.C.. Há relatos históricos que indicam que os romanos encontraram o seu túmulo e que o transformaram num local de consagração, por volta de 326 D.C., quando Constantino O Grande era Imperador de Roma – ele foi o primeiro Imperador cristão do império romano.

A nova descoberta também confirma que o Santo Sepulcro terá sobrevivido intacto ao longo de 1700 anos, apesar dos inúmeros danos sofridos pela Igreja onde se situa, nomeadamente devido a sismos e a incêndios. Há cerca de 1000 anos, a Igreja foi mesmo completamente demolida, tendo depois sido reconstruída.

O chamado túmulo de Jesus Cristo foi aberto pela primeira vez em Séculos, em Outubro de 2016, no âmbito de trabalhos de restauração que visam preservar o danificado santuário onde se encontra.

SV, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O Santo Sepulcro de Cristo é tanto antigo como a sua história sobre o planeta terra, mas como interpretar a relação do divino com o sepulcro de Jesus Cristo?

  2. Primeiro q cor insignifica a qualquer necessidade no contexto religioso, segundo q tal como sempre fora, as iniciativas divinas costumavam demais serem da ordem do mais natural possível, ou seja, seus passos buscavam transgredir o menos possível quaisquer situações naturais, logo, podemos presumir q a cor do Messias não seria diferente daquelas hoje encontradas nos israelitas. Qual a cor deles mesmo?…

  3. Infelizmente até agora há pessoas que aindaainda duvidam da personidade de Jesus Cristo o homem que mudou o curso da historia da humanidade. Questionar a cor de Jesus é bastante idiondo e impensado.
    A raça, a tribo e a nação não tem relevância no no motivo da sua vinda ao mundo. Podia ser africano(negro), não alteraria o plano de DEUS para sua himanidade que é a salvação de todos que creem.João 3:16.

RESPONDER

Marcelo nada diz sobre eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República

O Presidente da República recusou esta quinta-feira comentar, em Israel, uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes. "Eu não faço comentários sobre a vida política portuguesa", justificou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado …

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …

Isabel dos Santos também sai da Efacec. Era "o negócio mais vulnerável" da empresária em Portugal

A Efacec anunciou, nesta sexta-feira, que Isabel dos Santos decidiu "sair da estrutura accionista" da empresa, "com efeitos definitivos". Uma decisão que surge no âmbito do "Luanda Leaks" que implica a empresária no desvio de …

Há pessoas a fingir serem funcionários da Segurança Social

A Segurança Social está a alertar para situações de fraude e roubo por pessoas que se fazem passar por funcionários que prometem prémios. Esta sexta-feira, o Instituto da Segurança Social alertou para situações de fraude e …

Já chegaram à Assembleia da República quase 600 propostas de alteração ao Orçamento

Nos serviços do Parlamento já deram entrada quase 600 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. A esquerda domina a lista de mudanças. O PCP foi o partido que mais alterações colocou em cima …

Brexit já recebeu luz verde da Comissão e do Conselho Europeu

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram esta sexta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a …

Isabel dos Santos esteve em Portugal, mas saiu na hora da reunião entre procuradores

No mesmo dia, Isabel dos Santos chegou e saiu de Portugal, onde esteve em Lisboa para conceder "plenos poderes" aos seus representantes legais no processo de alienação do capital do Eurobic. Isabel dos Santos esteve em …

Invencível fora de portas. Benfica é quase caso único nas grandes ligas

O Benfica é uma das três equipas das grandes ligas europeias que ainda não perdeu fora de casa para o campeonato, esta temporada. As 'águias' venceram todos os oito jogos. Jogar em casa costuma ser um …