O túmulo de Jesus Cristo é muito mais antigo do que se pensava

Abir Sultan / EPA

Túmulo de Jesus, na Igreja do Santo Sepúlcro, em Jerusalém

O túmulo onde se acredita que foi enterrado Jesus Cristo terá, afinal, 1700 anos, sendo muito mais antigo do que se pensava. A teoria inicial dos investigadores que analisam o chamado Santo Sepulcro é que teria cerca de 1000 anos, remontando ao tempo dos Cruzados.

Investigadores da Universidade Técnica Nacional de Atenas, na Grécia, que têm investigado o túmulo de Jesus Cristo, na Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, concluíram que será datado de cerca de 345 Depois de Cristo, revela a revista The National Geographic.

Estes cientistas conseguiram analisar bocados de argamassa, retiradas do cimento original de calcário e de uma laje de mármore que cobre o túmulo, recorrendo a uma técnica conhecida como Luminescência Opticamente Estimulada, tendo concluído que o Santo Sepulcro data de há quase 1700 anos.

Os materiais de construção do revestimento de pedra do túmulo remontam, desta forma, ao tempo dos romanos, o que reforça a tese de que poderemos estar mesmo perante o local onde Jesus Cristo foi enterrado.

Jesus terá morrido por volta de 30 a 33 D.C.. Há relatos históricos que indicam que os romanos encontraram o seu túmulo e que o transformaram num local de consagração, por volta de 326 D.C., quando Constantino O Grande era Imperador de Roma – ele foi o primeiro Imperador cristão do império romano.

A nova descoberta também confirma que o Santo Sepulcro terá sobrevivido intacto ao longo de 1700 anos, apesar dos inúmeros danos sofridos pela Igreja onde se situa, nomeadamente devido a sismos e a incêndios. Há cerca de 1000 anos, a Igreja foi mesmo completamente demolida, tendo depois sido reconstruída.

O chamado túmulo de Jesus Cristo foi aberto pela primeira vez em Séculos, em Outubro de 2016, no âmbito de trabalhos de restauração que visam preservar o danificado santuário onde se encontra.

SV, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O Santo Sepulcro de Cristo é tanto antigo como a sua história sobre o planeta terra, mas como interpretar a relação do divino com o sepulcro de Jesus Cristo?

  2. Primeiro q cor insignifica a qualquer necessidade no contexto religioso, segundo q tal como sempre fora, as iniciativas divinas costumavam demais serem da ordem do mais natural possível, ou seja, seus passos buscavam transgredir o menos possível quaisquer situações naturais, logo, podemos presumir q a cor do Messias não seria diferente daquelas hoje encontradas nos israelitas. Qual a cor deles mesmo?…

  3. Infelizmente até agora há pessoas que aindaainda duvidam da personidade de Jesus Cristo o homem que mudou o curso da historia da humanidade. Questionar a cor de Jesus é bastante idiondo e impensado.
    A raça, a tribo e a nação não tem relevância no no motivo da sua vinda ao mundo. Podia ser africano(negro), não alteraria o plano de DEUS para sua himanidade que é a salvação de todos que creem.João 3:16.

RESPONDER

FMI avisa que vêm aí "tempos sombrios" e que "todos vão sofrer"

Kristalina Georgieva, chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), avisou que os próximos tempos serão sombrios e que todos irão sofrer. Numa introdução às reuniões da primavera do FMI e do Banco Mundial, que decorrem entre 14 …

Merkel pede paciência: situação continua "frágil"

Angela Merkel pediu paciência aos alemães e admitiu que "não será necessário" impor no país medidas mais rigorosas de confinamento. A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou esta quinta-feira à paciência dos alemães, num momento de crescente …

Detido bilionário chinês que criticou Presidente Xi Jinping. Estava desaparecido há um mês

O bilionário chinês Ren Zhiqiang que criticou a forma como Presidente da China, Xi Jinping, lidou com a pandemia, está sob custódia das autoridades chinesas devido a uma investigação em que é o principal suspeito. …

Bloqueio dos coronabonds pela Holanda é "irresponsável"

Jean-Claude Juncker, antigo presidente da Comissão Europeia, considera que o bloqueio pela Holanda do uso do Mecanismo Europeu de Estabilidade é "irresponsável". O antigo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considerou esta quinta-feira “irresponsável” o bloqueio …

Creche recusou receber filho de enfermeira por falta de funcionários. Meteram baixa

A creche e pré-escolar "Voar mais alto", em Setúbal, recusou receber uma criança de três anos, filha de uma enfermeira, por falta de funcionários. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Observador que adianta que as …

Subsídio por assistência a filhos vai ser pago 100% em toda a função pública

O subsídio por assistência a filho sobe de 65% para 100% do salário aos funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações. O Governo aprovou, esta quinta-feira, um diploma que aumenta o subsídio por assistência …

Espanha avança com novo prolongamento do estado de emergência. Contágios em Itália voltam a subir

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, avançou que dentro de quinze dias terá de voltar ao parlamento para prolongar o estado de emergência por mais duas semanas. Depois de afirmar que Espanha não terá ainda "posto fim …

Boris Johnson saiu dos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico saiu dos cuidados intensivos, avançou Downing Street. De acordo com o comunicado, Boris Johnson está "muito bem-disposto". Boris Johnson saiu esta tarde dos cuidados intensivos, segundo um comunicado de Downing Street. O primeiro-ministro …

SEF instaurou inspeção interna à morte de ucraniano, mas não detetou suspeitas de crime

Esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna prestou esclarecimentos sobre a morte de um cidadão ucraniano à guarda do SEF, no aeroporto de Lisboa, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Eduardo Cabrita considerou …

Colocações no ensino superior adiadas para o final de setembro

Na sequência do adiamento nos calendários dos exames nacionais do ensino secundário, o acesso às licenciaturas é também atrasado. O calendário de acesso ao ensino superior vai ser atrasado em cerca de três semanas. Os resultados …