Túmulo de Jesus exposto pela primeira vez em 500 anos

Atef Safadi / EPA

A entrada do túmulo de Jesus Cristo

Uma equipa de cientistas expôs, pela primeira vez em séculos, a superfície original do que é considerado o túmulo de Jesus Cristo.

Localizado na Basílica do Santo Sepulcro, na parte antiga da cidade de Jerusalém, em Israel, o túmulo está coberto com um revestimento de mármore desde pelo menos 1555 d.C..

“O revestimento de mármore foi retirado e ficamos surpreendidos com a quantidade de material de preenchimento que estava por baixo dele”, explica Fredrik Hiebert, arqueólogo da National Geographic Society, um dos parceiros do projecto de restauração que visa salvar o túmulo e cujas obras arrancaram em Junho deste ano.

Hiebert prevê que “será uma longa análise científica”, mas espera que “finalmente” nos leve a “ver a superfície da pedra original que, de acordo com a tradição, foi o local de descanso do corpo de Cristo“, conforme conta na National Geographic.

De acordo com a Bíblia, o corpo de Jesus Cristo foi preparado e colocado num sepulcro esculpido em pedra, na parede de uma caverna de calcário, que depois foi selada com uma pedra.

Nos anos recentes, o sepulcro estava protegido por uma pequena capela, que foi reconstruída em 1808 depois de ter sido destruída por um incêndio.

A capela e o túmulo interno estão a meio de obras de restauração levadas a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade Técnica Nacional de Atenas, com direcção da professora Antonia Moropoulou.

A exposição do local de sepultura de Jesus Cristo está a dar aos investigadores uma oportunidade sem precedentes para estudar a superfície original daquele que é considerado o local mais sagrado da cristandade.

A análise da pedra original pode ajudá-los a melhor entender não apenas a forma original da câmara do túmulo, mas também como ela evoluiu para se tornar o ponto mais importante de veneração desde a sua primeira identificação em 326 d.C..

“Estamos num momento crítico para reabilitar a capela. As técnicas usadas para documentar este momento único vão permitir que o mundo estude as nossas descobertas como se todos estivessem no túmulo de Cristo”, explica Moropoulou à The National Geographic.

Momento da revelação

As portas da Basílica foram fechadas horas antes do horário normal de encerramento, deixando uma multidão de turistas e de peregrinos frustrados do lado de fora das grandes portas de madeira.

Lá dentro estavam a equipa de restauração e importantes convidados, como franciscanos, padres gregos ortodoxos, freiras católicas e representantes da igreja copta do Egipto.

Desde o início da restauração houve preocupação com a integridade estrutural da capela construída no século XIX.

A estrutura sofreu danos no terramoto de 1927 e, em 1947, recebeu o apoio de vigas externas que não são muito agradáveis aos olhos.

O início da restauração atrasou-se por dificuldades no alcance de um acordo sobre a reforma entre os representantes das diferentes igrejas que administram a Basílica.

Em 2015, a Universidade Técnica Nacional de Atenas foi convidada a estudar a capela, e, em Março de 2016, os representantes da Basílica chegaram a um entendimento e a restauração arrancou finalmente, prevendo-se que termine no primeiro semestre de 2017.

O projecto vai custar mais de quatro milhões de dólares (mais de 3,6 milhões de euros) e recebeu enormes doações de todo o mundo.

A National Geographic Society fez uma parceria com a equipa de investigação para produzir um documentário sobre a restauração e a exposição do túmulo de Jesus que deve ir para o ar em Novembro.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

60 anos depois, já se sabe o que aconteceu aos 9 russos que desapareceram na Montanha da Morte

Passados 61 anos, o mistério da morte de nove esquiadores russos que faziam uma caminhada pelos Montes Urais, perto da chamada Montanha da Morte, foi finalmente resolvido. Em 1959, nove viajantes russos que faziam uma caminhada …

Médicos Sem Fronteiras é "institucionalmente racista", acusam atuais e ex-colaboradores

Uma declaração assinada por mil atuais e ex-funcionários revela que a Organização Não Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) é "institucionalmente racista" e reforça o colonialismo e a supremacia branca no trabalho humanitário que pratica. Na …

Empresa culpada pela crise de opioides fez contribuições políticas após declarar falência

A Purdue Pharma, empresa culpada pela crise de opioides nos Estados Unidos, fez contribuições políticas após ter sido processada e declarado falência. Os opioides são usados para aliviar a dor, mas também provocam uma sensação exagerada …

Norte-americano morre após ir a festa para provar que a covid-19 é uma farsa

Um norte-americano de 30 anos, de San Antonio, no estado do Texas, morreu de covid-19 depois de ir a uma festa para provar que a doença era uma farsa, informou a media local. O homem foi …

Luso-canadiano quer criar 25 murais dedicados a Amália Rodrigues

Um português a residir no Canadá pretende criar uma “aldeia global virtual” das comunidades portuguesas espalhadas nos vários cantos do mundo, um projeto que envolve a colocação de 25 murais dedicados à fadista Amália Rodrigues. “O …

MP e BdP pedem manutenção de coima a Salgado no processo da compra de ações da ESFG

O Ministério Público e o Banco de Portugal pediram, esta segunda-feira, ao Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, que mantenha a coima de 75 mil euros aplicada ao ex-presidente do BES no processo da compra …

Na luta contra a pandemia, Taiwan tinha alguns trunfos na manga (e o conflito com a China era um deles)

A resposta de Taiwan no combate à pandemia de covid-19 tem sido elogiada por profissionais de saúde pública em todo o mundo. Os conflitos geopolíticos com a China, a experiência em doenças respiratórias e a …

Autarca de Seul acusado de assédio. 500 mil pessoas contra funeral de 5 dias

O funeral do ex-presidente da Câmara de Seul, cujo corpo foi encontrado na semana passada, realizou-se esta segunda-feira, apesar da petição que contestava a utilização de fundos públicos para a cerimónia. De acordo com o jornal …

Governo exige que Bélgica retire Alentejo e Algarve de zonas arriscadas

O ministro dos Negócios Estrangeiros exigiu, esta segunda-feira, que a Bélgica retire o Alentejo e o Algarve da lista de áreas consideradas arriscadas, sujeitando viajantes destas regiões a "maior vigilância". "Para mim, foi com surpresa que, …

Neuer envolvido em polémica por entoar música conotada com a extrema direita

O guarda-redes alemão foi filmado a cantar excertos de uma música do cantor croata Marko Perkovic, conhecido pela sua associação à extrema direita. O vídeo foi divulgado pelo jornal alemão Bild e mostra Manuel Neuer, futebolista …