Túmulo de Jesus exposto pela primeira vez em 500 anos

Atef Safadi / EPA

A entrada do túmulo de Jesus Cristo

Uma equipa de cientistas expôs, pela primeira vez em séculos, a superfície original do que é considerado o túmulo de Jesus Cristo.

Localizado na Basílica do Santo Sepulcro, na parte antiga da cidade de Jerusalém, em Israel, o túmulo está coberto com um revestimento de mármore desde pelo menos 1555 d.C..

“O revestimento de mármore foi retirado e ficamos surpreendidos com a quantidade de material de preenchimento que estava por baixo dele”, explica Fredrik Hiebert, arqueólogo da National Geographic Society, um dos parceiros do projecto de restauração que visa salvar o túmulo e cujas obras arrancaram em Junho deste ano.

Hiebert prevê que “será uma longa análise científica”, mas espera que “finalmente” nos leve a “ver a superfície da pedra original que, de acordo com a tradição, foi o local de descanso do corpo de Cristo“, conforme conta na National Geographic.

De acordo com a Bíblia, o corpo de Jesus Cristo foi preparado e colocado num sepulcro esculpido em pedra, na parede de uma caverna de calcário, que depois foi selada com uma pedra.

Nos anos recentes, o sepulcro estava protegido por uma pequena capela, que foi reconstruída em 1808 depois de ter sido destruída por um incêndio.

A capela e o túmulo interno estão a meio de obras de restauração levadas a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade Técnica Nacional de Atenas, com direcção da professora Antonia Moropoulou.

A exposição do local de sepultura de Jesus Cristo está a dar aos investigadores uma oportunidade sem precedentes para estudar a superfície original daquele que é considerado o local mais sagrado da cristandade.

A análise da pedra original pode ajudá-los a melhor entender não apenas a forma original da câmara do túmulo, mas também como ela evoluiu para se tornar o ponto mais importante de veneração desde a sua primeira identificação em 326 d.C..

“Estamos num momento crítico para reabilitar a capela. As técnicas usadas para documentar este momento único vão permitir que o mundo estude as nossas descobertas como se todos estivessem no túmulo de Cristo”, explica Moropoulou à The National Geographic.

Momento da revelação

As portas da Basílica foram fechadas horas antes do horário normal de encerramento, deixando uma multidão de turistas e de peregrinos frustrados do lado de fora das grandes portas de madeira.

Lá dentro estavam a equipa de restauração e importantes convidados, como franciscanos, padres gregos ortodoxos, freiras católicas e representantes da igreja copta do Egipto.

Desde o início da restauração houve preocupação com a integridade estrutural da capela construída no século XIX.

A estrutura sofreu danos no terramoto de 1927 e, em 1947, recebeu o apoio de vigas externas que não são muito agradáveis aos olhos.

O início da restauração atrasou-se por dificuldades no alcance de um acordo sobre a reforma entre os representantes das diferentes igrejas que administram a Basílica.

Em 2015, a Universidade Técnica Nacional de Atenas foi convidada a estudar a capela, e, em Março de 2016, os representantes da Basílica chegaram a um entendimento e a restauração arrancou finalmente, prevendo-se que termine no primeiro semestre de 2017.

O projecto vai custar mais de quatro milhões de dólares (mais de 3,6 milhões de euros) e recebeu enormes doações de todo o mundo.

A National Geographic Society fez uma parceria com a equipa de investigação para produzir um documentário sobre a restauração e a exposição do túmulo de Jesus que deve ir para o ar em Novembro.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Príncipe italiano vende massa fresca numa roulote nos Estados Unidos

O príncipe italiano Emanuele Filiberto é dono da "Princípe de Veneza", a única roulote que vende massa fresca em Los Angeles, nos Estados Unidos. Harry e Meghan Markle podem bem pôr os olhos neste exemplo de …

Há 140 anos, "choveu" carne nos Estados Unidos (e ainda não se sabe porquê)

Há 140 anos, em 1876, uma quinta no estado norte-americano de Kentucky testemunhou uma "chuva" de carne cuja origem permanece um mistério. Tudo começou quando, em 3 de março de 1876, a mulher do agricultor Allen …

"Posso sempre confiar" nos americanos. Coleção de cartas manuscritas da princesa Diana vai a leilão

Em 25 de junho de 1997, alguns meses antes da morte da princesa Diana em agosto, dezenas dos seus vestidos foram leiloados na Christie's, em Nova Iorque. Agora, algumas das suas cartas manuscritas sobre esse …

Governos desligaram a Internet centenas de vezes em 2019

Dezenas de Governos de todo o mundo desligaram os seus países da Internet de forma intencional mais de 200 vezes durante o ano passado, afetando milhões de utilizadores, revela um novo relatório do grupo de …

Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país. Uma denunciante do Departamento de Saúde e …

Coronavírus pode fazer com que Liverpool não seja campeão inglês

O Liverpool pode não se sagrar campeão inglês devido ao surto do novo coronavírus. Caso o Governo britânico suspendesse a competição, os 'reds' poderiam não ser considerados campeões. O coronavírus continua a ameaçar o mundo inteiro …

Sissoco Embaló demite primeiro-ministro e ambos falam em "golpe de Estado"

Umaro Sissoco Embaló, candidato às presidenciais dado como vencedor pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné- Bissau, e que quinta-feira tomou posse simbolicamente como Presidente do país, demitiu hoje o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes. Num decreto …

"Neve sangrenta" está a cair do céu na Antártida

Nas últimas semanas, o gelo em redor da Base de Pesquisa Vernadsky da Ucrânia foi revestida com o que os investigadores chamam de "neve de framboesa". Uma publicação no Facebook do Ministério da Educação e Ciência …

Face Oculta: Sobrinho de Manuel Godinho diz que não se orgulha do que fez

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, disse hoje estar arrependido do que fez quando trabalhava para o tio nos negócios da gestão de resíduos. “Não me orgulho nada daquilo que …

Há uma "Greta" que nega as alterações climáticas: Naomi Seibt

Naomi Seibt é uma jovem alemã de 19 anos que é a voz dos negacionistas das alterações climáticas. As comparações com Greta Thunberg são inevitáveis. Greta Thunberg tem sido provavelmente a voz mais ativa no que …