Arrancaram as obras para tentar salvar o túmulo de Jesus Cristo

Jlascar / wikimedia

Capela com túmulo de Jesus Cristo na Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém

Capela com túmulo de Jesus Cristo na Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém

Uma equipa de conservadores gregos começou, este mês de Junho, as obras de restauração da capela onde se encontra o túmulo de Jesus Cristo – e onde, segundo as Escrituras Sagradas da Bíblia, ressuscitou.

A capela, que se encontra na Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, está a cair, cedendo ao seu próprio peso, e é actualmente, suportada por uma estrutura de emergência, construída em 1947.

Para recuperar a estrutura em ruínas, que coloca em risco o túmulo de Jesus, a equipa de conservação e restauro vai ter que levantar a laje do Sepulcro Sagrado, explicaram ao Washington Post os elementos da Universidade Técnica Nacional de Atenas que estão à frente do projecto.

Há 200 anos que a laje não é levantada e esse momento está a ser encarado com muita expectativa porque será a primeira vez que arqueólogos e especialistas modernos vão poder analisar o túmulo esculpido na chamada Rocha Sagrada.

Parafusos de titânio

A equipa de investigação já sondou a capela com recurso a radar de penetração no solo e a scanners laser e também está a utilizar drones no processo, além de prever o uso de parafusos de titânio, explicaram os conservadores.

Algumas das técnicas modernas usadas pela equipa de restauro já permitiram detectar, nas primeiras pesquisas superficiais, uma fractura na rocha que alberga o túmulo e que não se sabia existir.

Acredita-se que terá sido provocada pelo peso das colunas da capela.

A conservação da histórica estrutura passa agora por redefinir e ancorar os mármores com “argamassa de estabilização” dos tempos modernos injectada em alvenaria do Século XII.

Os trabalhos de conservação vão decorrer durante a noite, permitindo que a capela continue a ser visitada por peregrinos e turistas ao longo do dia.

E se ninguém sabe o que se pode esperar desta viagem inédita até ao túmulo de Jesus, também é difícil apontar previsões quanto ao tempo que durará este projecto no local mais sagrado e mais importante da fé cristã.

“Pode demorar entre 9 meses e mil anos – ou até prolongar-se para sempre”, salientam os conservadores da obra.

SV, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.