/

O raio trator deixou de ser ficção científica

Uma equipa de investigadores das Universidades de Bristol e Sussex, em Inglaterra, em colaboração com a tecnológica Ultrahaptics, construiu o primeiro raio trator sonoro do mundo que pode levantar e mover objetos através de ondas sonoras.

Raios tratores são raios misteriosos que podem agarrar e levantar objetos. O conceito tem sido usado desde escritores de ficção científica a séries como Star Trek, mas desde que foi concebido tem fascinado cientistas e engenheiros. Os investigadores construíram agora um raio trator que usa ondas sonoras de alta amplitude para gerar um holograma acústico que pode levantar e mover pequenos objetos.

A técnica, publicada na Nature Communications, poderia ser desenvolvida para uma vasta gama de aplicações. Por exemplo, poderia dar origem a uma linha de produção sonora para transportar objetos delicados e montá-los, sem qualquer tipo de contato físico humano.

Por outro lado, uma versão em miniatura desta tecnologia poderia fazer o transporte de cápsulas de medicamentos ou instrumentos de microcirurgia através de tecidos vivos – algo realmente revolucionário, especialmente para a medicina.

Asier Marzo, autor da pesquisa, disse que foi uma experiência incrível ver, pela primeira vez na história, um objeto ser mantido no sítio por um raio trator. O momento, ressalta, foi a consagração do trabalho de toda uma vida.

Mais longe que nunca

Bruce Drinkwater, do departamento de Engenharia da Universidade de Bristol, acrescentou que todos os cientistas sabem que as ondas sonoras podem ter um efeito físico, mas esta pesquisa dá um passo além. Os resultados mostram que podemos controlar o som a um grau nunca antes alcançado, e até mesmo manipular este efeito físico.

Sriram Subramanian, professor de Informática da Universidade de Sussex e co-fundador da Ultrahaptics, explicou que o dispositivo em questão manipula objetos no ar e, aparentemente, desafia a gravidade. Em linhas gerais, o que faz é controlar individualmente dezenas de alto-falantes para nos mostrar uma solução ideal para gerar um holograma acústico que pode manipular vários objetos em tempo real, sem contato.

Os investigadores usaram uma série de 64 alto-falantes em miniatura para criar um campo de ondas sonoras de alta intensidade. O raio trator funciona em torno do objeto com som de alta intensidade e isso cria um campo de força que mantém os objetos no lugar. Controlando cuidadosamente a saída dos alto-falantes, o objeto pode ser, então, movido ou girado.

Na experiência, foi demonstrado que três formas diferentes de campos de força acústicos trabalham como raios tratores. O primeiro é um campo de força acústica que se assemelha um par de dedos ou a uma pinça. O segundo é um vórtice acústico preso no centro e o terceiro é melhor descrito como uma gaiola de alta intensidade que envolve os objetos e os prende no lugar de todas as direções.

HypeScience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.