O raio trator deixou de ser ficção científica

Uma equipa de investigadores das Universidades de Bristol e Sussex, em Inglaterra, em colaboração com a tecnológica Ultrahaptics, construiu o primeiro raio trator sonoro do mundo que pode levantar e mover objetos através de ondas sonoras.

Raios tratores são raios misteriosos que podem agarrar e levantar objetos. O conceito tem sido usado desde escritores de ficção científica a séries como Star Trek, mas desde que foi concebido tem fascinado cientistas e engenheiros. Os investigadores construíram agora um raio trator que usa ondas sonoras de alta amplitude para gerar um holograma acústico que pode levantar e mover pequenos objetos.

A técnica, publicada na Nature Communications, poderia ser desenvolvida para uma vasta gama de aplicações. Por exemplo, poderia dar origem a uma linha de produção sonora para transportar objetos delicados e montá-los, sem qualquer tipo de contato físico humano.

Por outro lado, uma versão em miniatura desta tecnologia poderia fazer o transporte de cápsulas de medicamentos ou instrumentos de microcirurgia através de tecidos vivos – algo realmente revolucionário, especialmente para a medicina.

Asier Marzo, autor da pesquisa, disse que foi uma experiência incrível ver, pela primeira vez na história, um objeto ser mantido no sítio por um raio trator. O momento, ressalta, foi a consagração do trabalho de toda uma vida.

Mais longe que nunca

Bruce Drinkwater, do departamento de Engenharia da Universidade de Bristol, acrescentou que todos os cientistas sabem que as ondas sonoras podem ter um efeito físico, mas esta pesquisa dá um passo além. Os resultados mostram que podemos controlar o som a um grau nunca antes alcançado, e até mesmo manipular este efeito físico.

Sriram Subramanian, professor de Informática da Universidade de Sussex e co-fundador da Ultrahaptics, explicou que o dispositivo em questão manipula objetos no ar e, aparentemente, desafia a gravidade. Em linhas gerais, o que faz é controlar individualmente dezenas de alto-falantes para nos mostrar uma solução ideal para gerar um holograma acústico que pode manipular vários objetos em tempo real, sem contato.

Os investigadores usaram uma série de 64 alto-falantes em miniatura para criar um campo de ondas sonoras de alta intensidade. O raio trator funciona em torno do objeto com som de alta intensidade e isso cria um campo de força que mantém os objetos no lugar. Controlando cuidadosamente a saída dos alto-falantes, o objeto pode ser, então, movido ou girado.

Na experiência, foi demonstrado que três formas diferentes de campos de força acústicos trabalham como raios tratores. O primeiro é um campo de força acústica que se assemelha um par de dedos ou a uma pinça. O segundo é um vórtice acústico preso no centro e o terceiro é melhor descrito como uma gaiola de alta intensidade que envolve os objetos e os prende no lugar de todas as direções.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …