O raio trator deixou de ser ficção científica

Uma equipa de investigadores das Universidades de Bristol e Sussex, em Inglaterra, em colaboração com a tecnológica Ultrahaptics, construiu o primeiro raio trator sonoro do mundo que pode levantar e mover objetos através de ondas sonoras.

Raios tratores são raios misteriosos que podem agarrar e levantar objetos. O conceito tem sido usado desde escritores de ficção científica a séries como Star Trek, mas desde que foi concebido tem fascinado cientistas e engenheiros. Os investigadores construíram agora um raio trator que usa ondas sonoras de alta amplitude para gerar um holograma acústico que pode levantar e mover pequenos objetos.

A técnica, publicada na Nature Communications, poderia ser desenvolvida para uma vasta gama de aplicações. Por exemplo, poderia dar origem a uma linha de produção sonora para transportar objetos delicados e montá-los, sem qualquer tipo de contato físico humano.

Por outro lado, uma versão em miniatura desta tecnologia poderia fazer o transporte de cápsulas de medicamentos ou instrumentos de microcirurgia através de tecidos vivos – algo realmente revolucionário, especialmente para a medicina.

Asier Marzo, autor da pesquisa, disse que foi uma experiência incrível ver, pela primeira vez na história, um objeto ser mantido no sítio por um raio trator. O momento, ressalta, foi a consagração do trabalho de toda uma vida.

Mais longe que nunca

Bruce Drinkwater, do departamento de Engenharia da Universidade de Bristol, acrescentou que todos os cientistas sabem que as ondas sonoras podem ter um efeito físico, mas esta pesquisa dá um passo além. Os resultados mostram que podemos controlar o som a um grau nunca antes alcançado, e até mesmo manipular este efeito físico.

Sriram Subramanian, professor de Informática da Universidade de Sussex e co-fundador da Ultrahaptics, explicou que o dispositivo em questão manipula objetos no ar e, aparentemente, desafia a gravidade. Em linhas gerais, o que faz é controlar individualmente dezenas de alto-falantes para nos mostrar uma solução ideal para gerar um holograma acústico que pode manipular vários objetos em tempo real, sem contato.

Os investigadores usaram uma série de 64 alto-falantes em miniatura para criar um campo de ondas sonoras de alta intensidade. O raio trator funciona em torno do objeto com som de alta intensidade e isso cria um campo de força que mantém os objetos no lugar. Controlando cuidadosamente a saída dos alto-falantes, o objeto pode ser, então, movido ou girado.

Na experiência, foi demonstrado que três formas diferentes de campos de força acústicos trabalham como raios tratores. O primeiro é um campo de força acústica que se assemelha um par de dedos ou a uma pinça. O segundo é um vórtice acústico preso no centro e o terceiro é melhor descrito como uma gaiola de alta intensidade que envolve os objetos e os prende no lugar de todas as direções.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …

Biden diz que ataque a oleoduto veio da Rússia. Mas exclui envolvimento do Kremlin

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou na quinta-feira que o ciberataque que paralisou durante vários dias a maior rede de oleodutos do país foi proveniente da Rússia, mas exclui envolvimento do Governo …

Máscaras vieram para ficar. Mas pode haver exceções

A máscara de proteção individual vai continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia. No entanto, pode haver exceções para os já vacinados contra a covid-19. O Governo convidou os especialistas a criarem um novo plano e …