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O que se vê mais na Netflix – e o sucesso das repetições

2022 parecia ser o início do declínio da plataforma mas, afinal, duas novidades dos últimos dias mostram outro cenário.

A Netflix parecia estar em queda livre em 2022.

Registou a maior quebra de sempre, estava claramente a perder subscritores e o anúncio do fim de partilha de contas iria originar muitas desistências, aparentemente.

Mas as aparências…

Nos últimos dias a Netflix apresentou duas novidades que mudam claramente o cenário.

Ou melhor, um relatório e uma novidade.

No relatório de contas de 2023 vê-se que os lucros superaram as expectativas, que o número de subscritores aumentou 13.1 milhões e que as acções em bolsa subiram 40%.

A novidade: a Netflix entrou no ringue. Ou seja, anunciou um acordo de 10 anos com a World Wrestling Entertainment. Vai transmitir por exemplo o famoso programa Monday Night Raw.

O portal The Next Big Idea destaca os dois factores que originam o sucesso da Netflix: o (muito) conteúdo original e a aposta forte no conteúdo licenciado.

O que é o conteúdo licenciado? São séries antigas, de outros canais ou de outras plataformas, e que a Netflix faz voltar ao ecrã. No fundo, são repetições. E resultam: a série Defesa à Medida (2011) era recentemente a série mais vista nos EUA.

E a Netflix vai convencendo os subscritores – que, quando acaba uma série nova, têm outro motivo para continuar a subscrever, ou para recordar aquela série, ou para ver pela primeira vez.

O que se vê

Perguntámos à Netflix o que é que, afinal, se vê mais na plataforma.

Em resposta ao ZAP, a empresa destacou o relatório global What we Watched, publicado no final do ano passado.

Aqui percebemos o que as pessoas viram na Netflix de Janeiro a Junho de 2023, que inclui as horas vistas de cada título (original e licenciado) durante mais de 50.000 horas; não são horas acumuladas historicamente, mas sim uma “foto” desses seis meses.

Um dos pontos destaca exactamente que há uma grande procura por conteúdos mais antigos e licenciados. São um “valor tremendo” para a plataforma.

Alguns conteúdos destacaram-se, entre os regressos à plataforma: Ginny & Georgia, Alice in Borderland, The Marked Heart, Outer Banks, You, Queen Charlotte: A Bridgerton Story, XO Kitty e as sequelas (filmes) Murder Mystery 2 e Extraction 2;

Novas séries tornaram-se populares: The Night Agent, The Diplomat, Beef, The Glory, Alpha Males, FUBAR e Fake Profile.

Mas há outro factor que se destaca: 30% do que foi visto no primeiro semestre não era de língua inglesa. Há um “entusiasmo” com séries fora do mundo anglo-saxónico.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

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