2022 parecia ser o início do declínio da plataforma mas, afinal, duas novidades dos últimos dias mostram outro cenário.
A Netflix parecia estar em queda livre em 2022.
Registou a maior quebra de sempre, estava claramente a perder subscritores e o anúncio do fim de partilha de contas iria originar muitas desistências, aparentemente.
Mas as aparências…
Nos últimos dias a Netflix apresentou duas novidades que mudam claramente o cenário.
Ou melhor, um relatório e uma novidade.
No relatório de contas de 2023 vê-se que os lucros superaram as expectativas, que o número de subscritores aumentou 13.1 milhões e que as acções em bolsa subiram 40%.
A novidade: a Netflix entrou no ringue. Ou seja, anunciou um acordo de 10 anos com a World Wrestling Entertainment. Vai transmitir por exemplo o famoso programa Monday Night Raw.
O portal The Next Big Idea destaca os dois factores que originam o sucesso da Netflix: o (muito) conteúdo original e a aposta forte no conteúdo licenciado.
O que é o conteúdo licenciado? São séries antigas, de outros canais ou de outras plataformas, e que a Netflix faz voltar ao ecrã. No fundo, são repetições. E resultam: a série Defesa à Medida (2011) era recentemente a série mais vista nos EUA.
E a Netflix vai convencendo os subscritores – que, quando acaba uma série nova, têm outro motivo para continuar a subscrever, ou para recordar aquela série, ou para ver pela primeira vez.
O que se vê
Perguntámos à Netflix o que é que, afinal, se vê mais na plataforma.
Em resposta ao ZAP, a empresa destacou o relatório global What we Watched, publicado no final do ano passado.
Aqui percebemos o que as pessoas viram na Netflix de Janeiro a Junho de 2023, que inclui as horas vistas de cada título (original e licenciado) durante mais de 50.000 horas; não são horas acumuladas historicamente, mas sim uma “foto” desses seis meses.
Um dos pontos destaca exactamente que há uma grande procura por conteúdos mais antigos e licenciados. São um “valor tremendo” para a plataforma.
Alguns conteúdos destacaram-se, entre os regressos à plataforma: Ginny & Georgia, Alice in Borderland, The Marked Heart, Outer Banks, You, Queen Charlotte: A Bridgerton Story, XO Kitty e as sequelas (filmes) Murder Mystery 2 e Extraction 2;
Novas séries tornaram-se populares: The Night Agent, The Diplomat, Beef, The Glory, Alpha Males, FUBAR e Fake Profile.
Mas há outro factor que se destaca: 30% do que foi visto no primeiro semestre não era de língua inglesa. Há um “entusiasmo” com séries fora do mundo anglo-saxónico.