Pode enviar o código de autenticação a quem não morar em sua casa – mas aí será o proprietário da conta a deixar de ver a Netflix.
Desde o ano passado que se sabe que a Netflix iria bloquear a partilha de palavras-passe.
Até aqui, com apenas uma conta, diversas casas poderiam ver as séries e os filmes da empresa. Bastava saber os códigos de acesso; e em muitos casos havia também partilha de despesas.
Mas essa facilidade vai acabar, aparentemente.
A Netflix actualizou a sua secção do centro de assistência e começou a dar respostas – embora ainda haja uma essencial que levante dúvidas.
Primeiro, surge logo o esclarecimento: “As pessoas que não vivem na sua residência têm de usar a sua própria conta para ver a Netflix.
Quando um dispositivo, fora da residência do titular da conta, inicia sessão numa conta ou é usado com regularidade, a Netflix poderá solicitar verificação do dispositivo, para que este possa ser utilizado.
E como é que se vai verificar um dispositivo à distância? Essa é a questão essencial.
O titular da conta recebe um código de verificação de 4 dígitos, através do e-mail ou por SMS. Esse código tem de ser introduzido no dispositivo que fez o pedido no espaço de 15 minutos.
A esta altura, o leitor pode pensar: “Então basta eu, titular da conta, enviar o código a essa pessoa e continuamos os dois a ver” – não. Aparentemente, não. Porque este sistema deverá bloquear o acesso em sua casa.
E bloqueia em qualquer dispositivo. Porque diversos sites especializados explicam que, a partir do momento em que essa segunda casa tenha acesso à Netflix, a rede wi-fi base passa a ser a da segunda casa. A da primeira desaparece.
Dando nomes fictícios como exemplo: a Joana é a titular da conta e tem televisão, telemóvel e computador com acesso à plataforma – tudo em sua casa, tudo na mesma rede wi-fi; mas quando dá a palavra-passe (e depois o código) ao Pedro, a partir daí é o Pedro que pode ver a Netflix em casa do Pedro. Nenhum dispositivo da Joana terá acesso, mesmo sendo ela a titular da conta. Porque, agora, a rede wi-fi associada à conta é a do Pedro.
“Utilizamos informações como os endereços de IP, o identificador dos dispositivos e a actividade de conta dos dispositivos com sessão iniciada na conta Netflix”, escreve a empresa.
Resumindo (e do que percebemos): se a rede wi-fi muda, a Netflix “muda de casa” nesse momento.
Outra perspectiva que foi surgindo em portais, incluindo no português Aberto até de madrugada, avisa que os utilizadores têm de se ligar à rede wi-fi do local principal pelo menos uma vez por mês. E depois terão liberdade para ver a Netflix noutros locais, com os seus dispositivos – mas, em princípio, se for numa segunda televisão, a televisão do titular de conta deixará de ter acesso.
No caso de viagens, ou se morar fora da residência por um período prolongado, “poderá ser-lhe solicitado, ocasionalmente, que verifique o seu dispositivo”.
O número de pessoas que podem ver a Netflix em simultâneo é determinado pelo plano – mais uma vez, desde que os dispositivos em utilização pertençam a pessoas da mesma residência.
Portugueses não querem continuar
Entretanto, o portal Pplware tentou averiguar a opinião dos portugueses sobre estas novidades.
A pergunta foi directa: vão cancelar a Netflix se começarem a pagar pelas contas partilhadas?
Mais de 2 mil respostas e tendência clara: 90% disseram que sim, que vão desistir da sua conta Netflix.
O que significa que, segundo esta sondagem, em cada 10 portugueses com conta Netflix, apenas um vai manter essa mensalidade em breve.
“Amor é partilhar uma palavra-passe”
Mais uma vez, a internet não perdoa. Quando as pessoas não se lembram de algo, parece que a internet se lembra por elas (obviamente com o factor humano por trás).
Alguém lembrou-se que, em 2017, a própria Netflix publicou no Twitter esta mensagem: “Amor é partilhar uma palavra-passe”.
Love is sharing a password.
— Netflix (@netflix) March 10, 2017
Afinal, o amor também tem preço.
Se 90% vão desistir quer dizer que 90% não pagam o que devem… não se perde muito…
Não pagam?!
Dá para usar Netflix sem pagar??
Se vão desistir é porque pagam; obviamente!
Eu não vou desistir porque nunca tive!!
Aprende a ler. Eu não disse que não pagam, disse que não pagam o que devem.
Não?!
Então como usam??
Se usam é porque alguém paga, e ninguém fica a dever nada à Netflix!
Ninguém fica nada a dever? LOL Tu não deves muito à inteligência! Um tipo
paga, dá o username e password ao prédio todo e vê toda a gente à pala!
Tenho Netflix através de um amigo que partilha a sua conta comigo e mais 3 amigos, assim torna-se mais fácil suportar a despesa, é a dividir por 4. Se ele vai manter a conta depois disto? Se calhar não. Paga o que deve? Claro que paga. O teu comentário é só estúpido
Não, não paga o que deve! O seu amigo, você, mais os outros 3, cada um paga 1/5. Matemática não é o seu forte…
Mas pagam!!
Abre uma empresa, põe à venda um produto, e eu chego lá e digo que só quero pagar 1/5 do preço que estás a pedir. Quando reclamares digo “mas estou a pagar”! Isto há com cada um!
Este é o raciocínio mais estúpido que já li. Note que chamar-lhe raciocínio já é um elogio…
Apoiado, isso é ou era permitido pela Netflix ( eu tenho 5 pessoas na minha conta), e não devo nada; aliás a Netflix cobra 17€/mês, enquanto a HBO tenho 4 ligaçoes e só pago 4,99€.
Era permitido e a malta abusou, montes de gente a pagar cada um uma insignificância. Repito, não se perde muito já que não pagavam quase nada.
Deves ser um génio do marketing… vamos ver o resultado…
Em vez de tentar ao máximo perder clientes, a Netflix podia era criar contas familiares, como tem a Spotify, por exemplo
eu mês e caso vou desistir. já pago 15,99 euros, mais a Meo + contribuição de audiovisual na fatura da EDP. mais custos não. A Netflix com milhões de utilizadores tem biliões de euros de lucro anual , mas pelos vistos não chega. quem tudo quer tudo perde.
Stremio
Eu pago conta premium… mas apenas partilho com o meu filho, que mora comigo para ver no PC dele, alem da TV da sala, mas mesmo IP do router.
Não partilho é conta com “externos”, por isso nao tenho problema, nem penso desistir…
Sou dos que “pago o que devo” !
Esses que reclamam são os “artistas” do costume, na realidade que fazem é uma forma de pirataria e agora aparecem “ofendidos”…
90% da malta quer mamar Netflix à pala e agora vai desistir?! Tambem quererão desistir da SportTV? A Netflix deve estar muito preocupada!!!…
Eu também vou desistir! Dividindo a Pass com outros 3 utilizadores, dava 4€ a cada um (o que para mim era mais que justo). A Netflix acha que não, por mim tudo bem, cancelo e subscrevo HBO ou Disney+, ou Prime Vídeo, ou Showtime, … não faltam alternativas bem mais baratas e que não ficam a dever nada a Netflix! Pode ser que seja o inicio do fim desta empresa e depois já vemos o que os matemáticos deste fórum (funcionários disfarçados), nos vão apregoar nessa altura…