/

81%? O que se passa no arrendamento em Portugal?

3

A oferta de casas para arrendar quase duplicou entre Janeiro e Março. Medidas do Governo de Costa devem ser a origem.

A falta de casas disponíveis para arrendamento (ou compra) costuma ser a queixa mais frequente em Portugal. Ou a segunda queixa mais frequente, a seguir ao preço.

No entanto, 2024 apresenta para já uma subida muito significativa na quantidade de casas disponíveis para arrendamento.

O “stock” do parque habitacional disponível para arrendar no primeiro trimestre de 2024 subiu 81%, comparando com o período Janeiro-Março de 2023.

Em Bragança o número de casas quase triplicou: aumento de 191%. Porto (129%), Leiria (128%) e Lisboa (102%) mais do que duplicaram.

Entre as capitais de distrito, apenas uma registou uma diminuição do número de imóveis para arrendar: Viana do Castelo, com descida de 2%.

É um “ponto de viragem” no mercado do arrendamento em Portugal, como retrata o portal Idealista, que recolheu os números.

As medidas do Governo de António Costa estarão na origem desta subida – que quase duplicou o stock.

“As restrições ao Alojamento Local (AL), o fim do regime de Residentes Não Habituais (RNH) e a redução de impostos sobre as rendas podem ter contribuído para um reforço da disponibilidade de imóveis no mercado”, analisa Ruben Marques, porta-voz do Idealista.

Mas o novo Governo, liderado por Luís Montenegro, já anunciou que vai revogar medidas do Mais Habitação. Por isso, os próximos meses podem mudar muito estes números.

Mais casas não são sinónimo de preços mais baixos: em média, as rendas subiram 2% ao longo do primeiro trimestre deste ano.

ZAP //

3 Comments

  1. Desenganem se que aparecerem mais casa no mercado foi graças ás medidas do Antonio Costa!
    Apareceram mais casas porque os proprietarios ficaram mais confiantes no mercado assim que caiu o Governo PS.
    Essa deve ser a leitura.
    O jornalismo não pode fazer estas associações porque corrre o risco de não ser imparcial.

    16
    3
  2. Esperei pelo resultado das eleições para colocar no arrendamento. Só no fim de ter a certeza que o governo não era anti-senhorios é que decidi arriscar. A comunicação social está assim…basta ver que o irmão do Costa manda em metade dos media.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.