O que fazer na noite de 25 em Lisboa

DR Cirque du Soleil

Quidam, Cirque du Soleil

Quidam, Cirque du Soleil

O regresso de ‘Legendary Tigerman’ à Galeria Zé dos Bois, um espectáculo do ‘Cirque du Soleil’, filmes novos nos cinemas, são algumas das propostas em Lisboa para quem sair de casa na quinta-feira, dia de Natal.

Depois de uma pausa de dois anos, o músico Paulo Furtado, conhecido como ‘Legendary Tigerman‘, volta a actuar na noite do dia de natal na Galeria Zé dos Bois, a partir das 23:00.

‘Tigerman’ regressa ao local onde durante mais de uma década animou a noite de quem não se interessa muito ou quer trocar a tradição natalícia pelo blues e pelo rock no dia 25 de dezembro.

Com este concerto, denominado “Fuck Christmas, I’ve got the blues”, Paulo Furtado termina um ano em que deu quase uma centena de atuações, em Portugal e no estrangeiro, com o álbum “True”, editado em março.

Em alternativa ao concerto de Paulo Furtado, pode descer-se ao Cais do Sodré para ver no Musicbox, também às 23:00, os portugueses ‘Pop Dell’Arte‘, em fecho de um ano em que cumpriram três décadas de formação.

“João Peste e companhia são quem está mais habilitado a estilhaçar qualquer tradicionalismo, religioso ou outro, através das suas constantes inflexões em favor da vanguarda”, afirma o Musicbox no texto de apresentação do concerto.

No Rossio, no dia de Natal estreará uma peça de teatro, intitulada “Cântico”, no Animatógrafo, um espaço centenário que actualmente acolhe espectáculos eróticos.

“Cântico” é uma produção da estrutura artística UmColetivo, de Cátia Terrinca e Ricardo Boléo, e parte do texto “Cântico dos Cânticos”, sobre amor e desejo.

É interpretado pelas actrizes Ana Ribeiro, Cátia Terrinca, Cheila de Lima e Lídia Muñoz até ao dia 30.

Na zona norte da cidade, no Meo Arena, no dia 25 também haverá sessão do espectáculo “Quidam”, do Cirque du Soleil, às 18:00.

A companhia canadiana está em Lisboa, de 18 a 28 de Dezembro, com este espectáculo, estreado no Canadá em 1996 e apresentado anteriormente aos portugueses em 2008.

“Quidam” conta com mais de 50 artistas, entre acrobatas, ginastas, bailarinos e músicos, e parte de uma história de alguém que se sente anónimo perante os que o rodeiam.

Com muitos dos espaços culturais fechados nesta época festiva, há também a alternativa – porque o dia de Natal é dia de estreias – de uma ida ao cinema nas salas que garantirem exibição.

Quinta-feira estreiam-se “Mr. Turner”, de Mike Leigh sobre o pintor Joseph Turner, “Três corações”, de Benoît Jacquot, “A linguagem do coração”, de Jean-Pierre Améris, e a comédia “Chefes intragáveis 2”, de Sean Anders.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …