O “Pedronunismo” está vivo. Ministro prepara “chegada natural” ao topo das estruturas do PS

Paulo Cunha / Lusa

Pedro Nuno Santos

O Partido Socialista já está a mexer. As eleições internas para as concelhias e federações realizam-se no início do próximo ano.

Pedro Nuno Santos, ministro da Infraestruturas, saiu do núcleo duro do Governo, mas não perdeu influência no partido e, segundo a Renascença, já está a fazer o seu caminho nas estruturas do partido.

Fontes do PS garantiram à rádio que Pedro Nuno Santos “não está parado” e que “aproveita as saídas como ministro para depois contactar com as concelhias”. As eleições internas estão previstas para os primeiros meses de 2020, a guerra está aberta e o partido começa a mexer: Pedro Nuno luta para chegar ao topo das estruturas, sobretudo a norte.

Apesar de mais discreto, fontes garantiram à Renascença que o seu “poder interno” no partido “está maior”. Aliás, este poder estará a estender-se para além do aparelho, já que, segundo relatam algumas fontes, Pedro Nuno “tem operacionais em quase todos os gabinetes ministeriais”.

O “Pedronunismo” tem, para já, vários objetivos: além de marcar terreno nas concelhias e federações, quer ir com bases sólidas para o congresso de maio e com um olho já nas autárquicas de 2021.

A aposta do ministro é em Braga, Viseu, Porto e Aveiro, o distrito de onde é natural. Fonte socialista ouvida pela Renascença prevê que “a norte vai ser uma razia“, o que pode indicar uma autêntica disputa norte/sul entre “pedronunistas” e a linha oficial do partido.

Ainda assim, a chegada do “pedronunismo” ao topo das concelhias e das federações é vista como “natural”, tratando-se da “chegada natural da geração dos quarentas do PS à direção das diferentes estruturas” socialistas.

Tudo acontece num clima calmo, sobretudo sem importunar a relação de Pedro Nuno Santos com o primeiro-ministro, António Costa. De acordo com várias fontes, desde o congresso de 2018, “as relações esfriaram” entre ambos.

Em fevereiro, Nuno Santos passou de secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares a ministro das Infraestruturas, abandonando o núcleo duro da negociação e da decisão política. Não estar no centro das decisões, causa-lhe algum desconforto.

O congresso nacional do partido deverá realizar-se em finais de maio. Mas antes, nos primeiros meses do ano, será altura para as eleições nas concelhias, federações e congressos distritais.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O povo começa é a ficar inquieto é com o resultado que deu o Antocostanismo e o Centenonismo, “saúde, ensino e segurança”, agora virá mais o Pedronunismo para compor o ramalhete.

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …