O PCP quis levar a sua Avante! Festa comunista arranca esta sexta-feira

José Sena Goulão / Lusa

Preparativos para a abertura da Festa do Avante!

O Avante! dá o pontapé de saída esta sexta-feira. A rentrée comunista no Seixal poderá ser a última em que Jerónimo de Sousa participa enquanto líder do partido.

A 44.ª edição da Festa do Avante! abre portas esta sexta-feira a militantes e visitantes. Com hora marcada para as 16 horas, a festa organizada pelo PCP só permite 16.563 pessoas em simultâneo no recinto, uma norma ditada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) devido à pandemia de covid-19.

Jerónimo de Sousa estará presente fisicamente na Quinta da Atalaia no momento da abertura oficial da festa, mas não fará um discurso presencial. O secretário-geral comunista vai ser visto e ouvido através dos ecrãs gigantes e da instalação sonora dos 30 hectares das quintas da Atalaia e do Cabo da Marinha, pelas 19h.

O objetivo, avança o Expresso, é evitar congestionamentos e, com isso, um maior risco para os participantes no momento de entrarem no recinto, no primeiro dia de festa. No domingo, no entanto, confirma-se a intervenção do secretário-geral no encerramento da rentrée do PCP, agendada para as 18 horas.

No YouTube, já está preparado o vídeo para a ligação em direto do comício do próximo domingo. Este ano, a transmissão online ganha especial preponderância para aqueles que receiam estar presentes no recinto.

O certame anual do PCP tem estado envolto em polémica, com muitas críticas pela sua realização este ano, especialmente pelas forças políticas da direita (PSD, CDS, Chega) e outras personalidades públicas.

Os comunistas tomaram numerosas medidas sanitárias para garantir a segurança e prevenir eventuais contágios ou mesmo um surto do novo coronavírus, com plateias de lugares sentados e espaçados, pontos de álcool gel ou o recrutamento de assistentes de plateia. As bebidas alcoólicas estão também proibidas junto aos palcos dos espetáculos.

A verdade é que a grande maioria dos restantes partidos optou por não realizar atividades que tinham planeadas para este verão. No entanto, o PCP preferiu não abdicar da festa comunista e garantiu que as exigências da DGS “contêm em vários domínios graus de exigência maiores relativamente à Festa do que tem estabelecido para outras iniciativas”.

Todas as pessoas com idade superior a dez anos terão de usar máscara nos espaços assinalados, o distanciamento físico terá de ser cumprido, os espetáculos deverão ser assistidos numa plateia com lugares sentados, as refeições podem ser consumidas exclusivamente em esplanadas, as entradas e saídas vão ter circuitos próprios e separados e não é permitido que as pessoas permaneçam nos circuitos de acesso.

“Obscura campanha antidemocrática”

O PCP considera que o facto de a sua rentrée acontecer este ano é um “êxito político” e descreve os ataques da direita, do PS e da comunicação social como “uma das mais obscuras campanhas antidemocráticas das últimas décadas”.

No editorial do jornal do “Avante!” desta quinta-feira, os comunistas defendem a tese de que os ataques de que estão a ser alvo são uma forma de atacar o partido e uma campanha orquestrada para prejudicar o PCP.

“Com a aproximação da Festa do Avante!, que resistindo à campanha contra ela orquestrada, amanhã tem início, as correias de transmissão do grande capital redobram esforços para atacar aquela que nos próximos três dias de novo se vai confirmar como a maior iniciativa político-cultural que se realiza no País”, avança o órgão oficial do PCP.

“Do PSD ao CDS, do Iniciativa Liberal ao Chega ou mesmo a setores do PS foi sob uma das mais obscuras campanhas antidemocráticas das últimas décadas – com particular expressão nos principais órgãos da comunicação social – que a Festa do Avante! foi preparada”, lê-se.

Para o partido, a conclusão “particularmente evidente” é que “é preciso dar mais força ao PCP”, quer na campanha nacional de recolha de fundos, na criação de novas células ou na preparação dos próximos momentos políticos, como o congresso de novembro e as presidenciais de janeiro.

Automobilistas protestam em marcha lenta

Esta sexta-feira, mais de 60 automobilistas protestaram contra a realização da Festa do Avante!, numa marcha lenta em automóvel, na freguesia da Amora, concelho do Seixal, onde decorrerá o evento entre sexta-feira e domingo. A iniciativa foi organizada pelo movimento “Seixal Sim Covid Não”, constituído por moradores do concelho.

Com os quatro piscas ligados, os automóveis saíram do parque de estacionamento do Complexo Desportivo Carla Sacramento às 18:20, tendo a ação de protesto terminado cerca de uma hora depois, junto a uma das entradas da Festa do Avante!.

Face ao barulho das buzinas dos carros, vários moradores dirigiram-se às varandas para apoiar a iniciativa, enquanto outros bateram palmas a partir do passeio.

Em declarações aos jornalistas, Joel Lira, um dos organizadores da marcha, salientou que se trata de “um grito de prevenção” em nome dos que não se sentem seguros com a realização desta edição do certame, que juntará milhares de pessoas.

“Em nome das pessoas que estão preocupadas, e eu estou preocupado, resolvemos por bem fazer esta manifestação automóvel de marcha lenta para que as pessoas possam ver que não estão sozinhas nesta dor”, afirmou.

Joel Lira fez também questão de sublinhar que os organizadores da marcha não estão “filiados em nenhum partido”, acrescentando que o objetivo é “defender a Amora com unhas e dentes”. O morador adiantou ainda que, tal como outros munícipes, permanecerá em casa durante duas semanas como forma de prevenção.

Ainda assim, disse, “oxalá que corra tudo bem, oxalá que amanhã não venham dizer que foi na Amora que aconteceu este problema”.

Questionado sobre se o trabalho deste movimento se esgota na Festa do Avante!, Joel Lira respondeu que “agora é que começou“, optando, porém, por não adiantar mais pormenores.

LM, ZAP // Lusa

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. DGS cumplice nesta manobra política? – Teoria da conspiração? Chamem o que quiserem, o facto é que este promotor (político, vulgo PCP) teve o que pretendeu.

    Interessante! Dois pesos, duas medidas — quero ver, espero que não aconteça, o impacto negativo e a propagação de casos COVID.

    Alguém que me diga onde é que um regime Comunista alguma vez vingou ou trouxe melhorias para os cidadãos: onde?

    • Concordo com o Pedrocas. 2 pesos e 2 medidas. Feira do livro tudo à molhada com o Martelo nada preocupado com as regras. Em Fátima tudo a monte e fé em deus… Então não é IL, o Chega,.., que dizem k tem q s abrir. Os artistas que têm de ser apoiados. E as outras iniciativa culturais q s vão realizando em todo o país… Hipocrisia…

      • Não estragues tudo… a realidade pouco importa!..
        A carneirada só vê a preto/branco ou Porto/Benfica e alguns “indignados de Facebook” nem sequer sabem que, por exemplo, há cerimónias em Fátima, TODOS os dias desde 30 de Maio de 2020!!

      • Não sei se o senhor apenas ignora, ou se é intelectualmente desonesto. As celebrações em Fátima foram canceladas, como deveria ter sido este evento. Se o futebol, e bem, não tem público e os festivais de música, e bem, foram cancelados, devê-lo-ia tet sido também a Festa do Avante. Manda o bom senso que tivesse sido o próprio PCP a tomar essa iniciativa, à semelhança do que fizeram os padres e a Igreja. Mas não: o PCP, precisa das receitas, porque os outdoors em cada rotunda e os autocarros para as manifs em Lisboa não se pagam sozinhos. O dr. Costa, precisa do PCP para ver aprovado o próximo Orçamento de Estado…

RESPONDER

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné-Conacri, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola na Guiné", disse …