/

O nome de rua mais popular na Europa é o de uma mulher. O da sua mãe é o segundo

1

Saint Bavo Cathedral / Wikipedia

Virgem Maria (detalhe), Jan van Eyck (circa 1390 –1441)

A Virgem Maria é a personalidade mais popular nos nomes das ruas em 30 grandes cidades europeias. Coletivamente, no entanto, ruas com nomes de homens superam as com nomes de mulheres numa proporção de dez para um — e Lisboa não escapa à regra.

Há uma grande disparidade entre o número de ruas nomeadas em homenagem a homens e mulheres. Por cada dez ruas com nomes masculinos, apenas uma rua tem o nome de uma mulher.

Mesmo que, a partir de hoje, todas as novas ruas homenageassem mulheres, o desequilíbrio levaria séculos a ser retificado.

Contudo, a personalidade mais popular nos nomes das ruas europeias é uma mulher: a Virgem Maria, cujo nome surge, com algumas variações, nas ruas de inúmeras cidades europeias.

Os dados foram recolhidos pelo projeto Mapping Diversity, que analisa a representação nos nomes das ruas em toda a Europa.

Os investigadores do projeto analisaram cerca de 146.000 ruas em 30 grandes cidades de 17 países europeus, e concluíram que mais de um terço destas ruas (quase 53.000) têm nomes de pessoas.

Destas, cerca de 48.000 têm nomes de homens. Apenas 4.800 são nomes femininos — menos de 10% de todas as ruas nomeadas em homenagem a personalidades.

Segundo o Big Think, as três cidades com melhor representação de mulheres na toponímia são Estocolmo (19,5%), Copenhaga (13,4%) e Berlim (12,1%) — que não se aproximam sequer dos 50-50. Com pior desempenho, surgem Atenas (4,5%), Praga (4,3%) e Debrecen (2,7%), a segunda maior cidade da Hungria.

Os dois nomes mais populares são mulheres

Apesar da disparidade de representação entre géneros, não só o nome mais popular é o de uma mulher, a Virgem Maria (muito à frente do pelotão, com 365 ruas), como também o segundo na lista é o da sua mãe, Santa Ana (35 ruas).

A terceira personalidade mais popular no geral é o Apóstolo Paulo, que dá nome a 28 ruas das cidades analisadas pelo projeto.

Marie Curie (24), a terceira mulher mais popular nas placas das ruas, destaca-se por ser uma cientista. O resto do top 10 feminino é totalmente dominado por figuras religiosas: Maria Madalena (18), Teresa de Ávila (16), Catarina de Alexandria (15), Santa Bárbara (12), Clara de Assis (12), Santa Lúcia (11), e Marta (11).

Globalmente, no entanto, a maior parte das 3.200 mulheres nos nomes das ruas europeias não estão ligadas à religião. A maioria são figuras culturais, com destaque para escritoras, e a maior parte são figuras dos séculos XIX e XX.

A mulher que mais recentemente ganhou proeminência nos nomes de ruas da Europa é Anna Politkovskaya, a jornalista russa assassinada em 2006 depois de ter exposto abusos de direitos humanos na Chechénia, que dá o seu nome a ruas em Praga, Paris e Roma.

Lisboa não escapa à regra

Uma das cidades europeias analisada pelo Mapping Diversity é Lisboa. De acordo com os dados recolhidos pelo projeto, a capital portuguesa tem 4258 ruas e praças, das quais 1955 são ruas com nomes dedicados a personalidades.

Destas, 1745 (cerca de 90%) são dedicados a homens. Apenas 206 ruas (pouco mais de 10%) têm nomes em homenagem a mulheres.

Apenas num pequeno detalhe a cidade das sete colinas foge à tendência das grandes cidades europeias: aparentemente, não há nenhuma rua lisboeta nomeada em homenagem à Virgem Maria.

O mais próximo que o ZAP encontrou, numa pesquisa no Google Maps, foi a Rua da Nossa Senhora de Fátima, em São João dos Montes — já para lá de Alverca, quase 30 km a norte da capital portuguesa.

Mas para salvar a honra do convento, há sempre o Porto. Tal como inúmeras localidades no país, deu a uma das suas vias, junto à Rotunda da Boavista, o nome de Rua de Nossa Senhora de Fátima.

ZAP //

1 Comment

  1. Boa tarde. Tenho de discordar. Porque embora agora não sejam conhecidas algumas das primeiras designações das ruas da cidade de Lisboa eram homenagens à virgem. Exemplo a atual rua do ampara.Temos também a rua de nossa senhora da glória ali ao pé de sapadores..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.