/

O Monte Everest não vai ser eternamente a montanha mais alta da Terra

1

Matteo Leoni/ Flickr

Atualmente com 8849 metros, o Monte Everest é a montanha mais alta da Terra, mas este estatuto está ameaçado a longo prazo.

O Monte Everest é mundialmente conhecido por ser o ponto mais alto da Terra, cimentando este estatuto todos os anos ao crescer cerca de quatro milímetros por ano.

No entanto, é de esperar que os livros de geografia tenham de ser atualizados.

Há cerca de 200 milhões de anos, o pico do Everest localizava-se no fundo do oceano, mas tudo mudou quando os dinossauros começaram a percorrer a Terra e os continentes estavam presos entre si, formando a Pangea.

Tal como sabemos, a Pangea acabou por se separar e as diferentes partes deslocaram-se, acabando por colidir umas com as outras e criando, por exemplo, a cordilheira dos Himalaias.

No entanto, o detalhe que escapa a muitas pessoas é o facto de a colisão ainda estar a decorrer, motivo pelo qual a montanha continua a crescer todos os anos, nota o Unilad.

Mas as boas notícias ficam-se por aqui, já que o mesmo fenómeno acontece com outras montanhas, ao mesmo tempo que o Everest também está a ser corroído por elementos externos ao longo dos anos.

De acordo com o Unilad, há outras montanhas a crescer a um ritmo mais elevado, o que significa que vão ultrapassar o Everest mais tarde ou mais cedo.

De facto, Nanga Parbat, uma montanha localizada na parte paquistanesa da cordilheira dos Himalaias, é a que se encontra mais perto de ultrapassar o Everest, já que tem atualmente 8126 metros de altitude e cresce a um ritmo de sete milímetros por ano.

As previsões indicam, por isso, que se torne a montanha mais alta do mundo numa questão de um quarto de milhão de anos.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.