O mais antigo oceano do mundo é também o maior e mais profundo

Egor Shitikov / Pixabay

Pôr do Sol no Oceano

Todos nós adoramos uma boa viagem à beira-mar e um revigorante mergulho no oceano, mas raramente paramos para pensar quão antigas e majestosas são estas gigantescas massas de água.

Qual será o mais antigo oceano do mundo? E o maior e mais profundo? A resposta é a mesma, e não é o nosso querido Atlântico.

Segundo dados da NOOA, o poderoso Oceano Pacífico é o maior, mais profundo e mais antigo dos leitos oceânicos do mundo. Muito, muito anterior aos dinossauros, contém rochas que remontam a cerca de 200 milhões de anos.

O Pacífico cobre uma área de 163 milhões de quilómetros quadrados, e é tão grande que poderia conter toda a terra do planeta.

Os oceanos do mundo estão constantemente a mudar à medida que as placas tectónicas na crosta terrestre se movem. Isso significa que o Oceano Pacífico está na verdade a encolher, enquanto o Oceano Atlântico se expande em direção a ele — sem que, na realidade, cheguem a misturar-se.

O Pacífico é também o mais excitante dos oceanos. Na sua orla, encontra-se o famoso o “Anel de Fogo do Pacífico”, com intensa atividade vulcânica e sísmica, e na qual vivem alguns dos mais ativos e perigosos vulcões do mundo.

Gringer / wikimedia

Anel de Fogo do Pacífico

Este oceano é tão grande, que nele encontramos o ponto mais remoto da Terra — o chamado Ponto Nemo, localizado no sul do Pacífico, nas coordenadas GPS 48°52.6′S 123°23.6′W, a exatamente 2.688 quilómetros de distância da costa mais próxima.

Como o oceano mais antigo do mundo, seria de esperar que nele encontrássemos alguma água do mar ancestral. De acordo com alguns estudos, a água mais antiga no Pacífico Norte tem estado presa numa “zona sombria” profunda que não vê a luz do Sol há cerca de 1.000 anos.

No entanto, esta massa de ar do Pacífico é uma criança, quando comparada com a água mais antiga do mundo — que se encontra no Atlântico Norte, sob a Baía de Chesapeake, num cratera de impacto que foi formada há 35 milhões de anos.

Acredita-se que esta água tenha 100 a 145 milhões de anos e sempre esteve lá, e é tão antiga que tem o dobro da salinidade da água do mar com que nos banhamos no Algarve.

Por ser o maior e mais profundo oceano do planeta, o Pacífico possui uma das maiores atividades piscatórias do mundo. Durante milhares de anos, a população usou esta região como zona de pesca para satisfazer as suas necessidades de alimentação e sustento.

Um oceano tão vasto pode parecer invencível, mas apesar do seu tamanho, o seu delicado equilíbrio ecológico está em perigo. E com ele, também nós.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.