O sítio onde dois mundos colidem. Podem o Atlântico e o Pacífico misturar-se?

1

(dr) Marinha Real Britânica

Dúvida instalou-se depois um vídeo se ter tornado viral nas redes sociais.

Uma viagem até ao ponto mais sul da América do Sul permitir-lhe-á uma vista privilegiada do local onde os oceanos Pacífico e Atântico se encontram.

Mas ao contrário do que pode ser visto em alguns vídeos virais, não é possível identificar uma distinção clara entre as águas. Ou seja, não é possível ver cores ou texturas distintas, pelo que as águas se misturam.

No entanto, os marinheiros devem ser alertados para os problemas que persistem na encruzilhada entre os dois maiores oceanos do mundo, destaca o IFL Science.

O fim geográfico  do continente sul-americano é conhecido como Patagónia, uma irregular região selvagem cuja costa ocidental e sul está fragmentada em inúmeras ilhas. O seu ponto mais meridional é o Cabo Horn, uma ilha pertencente ao arquipélago da Terra do Fogo, no sul do Chile.

Se olharmos para sul ao largo da costa do Cabo do Corno de Chifre, este é o local onde o Pacífico se encontra com o Atlântico, embora não exista um limite concreto definido.

Há alguns anos, uma publicação viral, que volta e meia ressurge, mostra uma linha no oceano com águas mais escuras de um lado e mais claras do outro. Apresenta ainda a explicação de que as águas não se misturam porque o Pacífico é mais rico em argila ao passo que o Atlântico tem mais ferro, pelo que os dois “não se dão bem juntos”.

No entanto, estes fenómenos só ocorrem normalmente onde a água doce dos rios se encontra com água salgada do mar. De facto, caso se confronte com um vídeo como este, é muito provável que o conteúdo represente um rio de água doce a correr para um corpo de água salgada, e não dois oceanos.

As águas a sul do Cabo Horn, ainda assim, são infames. A área é notoriamente difícil de navegar devido aos sistemas de pressão extremamente baixa que geram ventos fortes e imprevisíveis e grandes ondas. As suas águas são também gélidas, acrescentando um desafio extra para os marinheiros.

Apesar dos riscos, o corredor entre o Oceano Pacífico e o Oceano Atlântico era vital para o comércio internacional. A primeira viagem ocorreu a 1616 com Willem Schouten, um navegador da Companhia Holandesa das Índias Orientais, e desde então selou o destino de centenas de navios.

Felizmente para os marinheiros, a necessidade de os navios contornarem o Cabo Horn foi reduzida após a abertura do Canal do Panamá em Agosto de 1914, permitindo que os barcos se movessem entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico através da América Central.

ZAP //

1 Comment

  1. É mais um vídeo ou fotografia de tolos para os tolos das conspirações anti-vacinação, terraplanistas, defensores da Rússia, etc mamarem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.