Manuel Fernandes – ídolo de uma geração e uma das figuras mais importantes da história do Sporting – morreu, esta quinta-feira à noite, aos 73 anos. O antigo futebolista lutava contra um tumor.
Nascido em Sarilhos Pequenos, na Moita, a 5 de junho de 1951, Manuel Fernandes deu os primeiros toques a sério numa bola no clube da terra (1.º de Maio Sarilhense).
O jovem prodígio rápido se destacou e em 1969, com 18 anos, foi jogar para o histórico CUF (hoje, Fabril Barreiro), onde se estreou na I Liga com 18 anos.
Manuel Fernandes jogou seis anos no CUF. Os 40 golos do avançado, naquela passagem, fizeram despertar o interesse dos grandes clubes nacionais, mas foi o clube do seu coração – o Sporting – a chegar-se à frente.
E, de forma espontânea, pelos anos (12), jogos (433), tardes de alegria (incalculáveis) e, sobretudo, golos (257) de leão ao peito, Manuel Fernandes tornou-se uma das figuras mais emblemáticas da história do Sporting e do futebol português.
Durante os 12 anos supramencionados, o avançado conta ainda com duas breves passagens por clubes norte-americanos, onde teve oportunidade de alinhar com outros portugueses, como Artur Correia, Rui Jordão, Artur Jorge ou Messias.
Manuel Fernandes conquistou, de leão ao peito, dois Campeonatos Nacionais (1979/1980 e 1981/1982), duas Taças de Portugal (1977/1978 e 1981/1982) e uma Supertaça (1982).
Lenda sem igual
Uma das tardes mais memoráveis da carreira do eterno número 9 do Dporting foi o 7-1 ao Benfica, em Alvalade, a 14 de dezembro de 1986, com um poker do capitão.
Nesse ano, o Benfica acabou por ser campeão nacional, mas Manuel Fernandes assumiu, ao Zerozero, que “aquele dia valeu mais que um campeonato”.
O Leão de Sarilhos é o segundo melhor marcador da história do Sporting (só atrás de Peyroteo) e é o jogador com mais jogos na história do campeonato (486).
Em 1987/88, o capitão sos verde-e-brancos foi dispensado pelo inglês Keith Burkinshaw, e assinou pelo Vitória de Setúbal. Manuel Fernandes acabaria por pendurar as chuteiras no ano seguinte, após mais uma temporada ao serviço do clube sadino.
Pela seleção nacional, o histórico avançado fez 30 jogos e apontou sete golos.
Sporting despede-se do seu 9
Manuel Fernandes passou os últimos dias de vida hospitalizado. Morreu esta quinta-feira, aos 73 anos, após uma luta intensa contra um tumor.
O antigo jogador tinha sido operado no dia 22 de maio, poucos dias depois de ver o seu Sporting ser campeão pela última vez. Ao longo da época foram várias as homenagens da turma de Alvalade ao mítico número 9.
Dois dias antes da última operação, o presidente Frederico Varandas e o atual “9” Viktor Gyökeres levaram a taça de campeão nacional a Manuel Fernandes.
O Sporting despediu-se, esta quinta-feira, de um dos maiores da sua história, com várias homenagens nas redes sociais.
“Fiz aquilo que mais gostava, que era chegar um dia ao Sporting. Nem que fosse 1 jogo, eu ficaria feliz”
Foram 433 jogos, 257 golos e uma vida de Leão ao peito.
, eterno capitão Manuel Fernandes pic.twitter.com/VkDtedrwne
— Sporting CP (@SportingCP) June 27, 2024
O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Manuel Fernandes, antigo futebolista, treinador e dirigente Leonino que faleceu esta quinta-feira aos 73 anos.
Oriundo da CUF, Manuel Fernandes chegou ao emblema de Alvalade em 1975 e rapidamente se afirmou como… pic.twitter.com/A6u6kP2smj
— Sporting CP (@SportingCP) June 27, 2024