O Inverno torna as mulheres mais agressivas e a culpa é dos dias mais curtos

sodaniechea / Flickr

Cientistas norte-americanos descobriram um elo de ligação entre os dias mais curtos de Inverno e o aumento da agressividade nas mulheres. Tudo por causa de um mecanismo hormonal que não ocorre da mesma forma nos homens.

Estas diferenças entre géneros foram detectadas num estudo em torno da ligação entre certas hormonas sexuais e a agressividade que foi publicado nos Proceedings B da Academia das Ciências britânica.

A investigação, feita com hamsters, permitiu aos investigadores da Universidade do Indiana, nos EUA, descobrir um mecanismo hormonal que associa os dias mais curtos de Inverno com um aumento na agressividade das fêmeas.

As fêmeas de hamsters siberianos, uma espécie que tem um sistema supra-renal semelhante ao humano, expostas a dias mais curtos apresentaram níveis aumentados de melatonina – uma hormona que aumenta no organismo durante a escuridão e que decresce perante a luz do dia – e de DHEA – ou dehidroepiandrosterona, um esteróide que é proibido nas competições de atletismo.

Simultâneamente, apresentaram também níveis maiores de agressividade, bem como mudanças físicas nas glândulas supra-renais que se situam nas extremidades dos rins.

Já as fêmeas que foram expostas a dias mais longos não apresentaram as mesmas mudanças, mesmo aquelas que receberam uma injecção de ACTH – a hormona adrenocorticotrópico que é produzida na glândula pituitária e que estimula o córtex supra-renal.

Os resultados mostram, desta forma, que “a melatonina actua directamente nas glândulas supra-renais das fêmeas para disparar uma mudança de agressividade sazonal de hormonas nos gónadas [os ovários nas fêmeas e os testículos nos machos] para hormonas nas glândulas supra-renais – um contraste significativo em relação à forma como este mecanismo funciona nos machos”, refere o investigador líder do estudo, Nikki Rendon, citado pelo site Science Daily.

Assim, a melatonina desencadeia a libertação de DHEA nas mulheres, hormona que está tanto associada à agressividade feminina como masculina.

Um processo que pode ser uma forma de compensar os baixos níveis de estradiol (um tipo de estrogénio) que  se verificam nas mulheres no período de Inverno.

Os cientistas apontam a melatonina como o principal regulador da agressividade nas mulheres e consideram que os novos dados apurados fornecem pistas “importantes sobre o papel do género nestes mecanismos”, como salienta Gregory Demas, professor de biologia da Universidade do Indiana que também participou na investigação, em declarações divulgadas pelo Science Daily.

SV, ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Acho que o problema do estudo é que os ratos até podem ter estrutura semelhante aos seres humanos. Seres humanos são seres humanos, ratos são ratos.

    O ser humano é uma estrutura que vista no “todo” é totalmente incomparável a ratos. Podemos comparar um carro telecomandado que funciona a gasolina com um carro verdadeiro que funciona a gasolina?

    Não percebo porque o titulo da noticia ou a própria investigação possa indiciar alguma coisa com alteração dos indices de agressividade nos seres humanos… só porque foi testada em ratos. Não entendo… é a minha opinião.

    Usando um site de filosofia da sapo, atenção que a ciencia (a ciencia verificável, experimental) segundo a filosofia é um conhecimento que serve para a criação de teorias faliveis, não um conhecimento que tece a verdade.
    A ciencia é um conhecimento assumido como falível, mas também como progressivo. Portanto não um conhecimento que tece a verdade (algo absoluto, imensurável, que não pode ser discutivel ou exposto a medição). Atenção.
    Pelo menos falo por mim que admito que às vezes deixo-me enredar pelo jornalismo e a forma como “parece” que aqui se está a falar a “verdade” das coisas …que não são “verdade”. Atenção.

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …