O homem mais rico do Vietname perdeu 485 milhões em 6 horas. A razão? Um rumor

Autodaily.vn / Wikimedia

Pham Nhat Vuong ao centro-esquerda.

Pham Nhat Vuong, o homem mais rico do Vietname, perdeu cerca de 485 milhões de euros em apenas seis horas, devido a um rumor.

Durante vários dias, os vietnamitas especulavam que o conglomerado mais poderoso do Vietname estava à beira de uma grande crise. Nas redes sociais, escrevia-se que Pham Nhat Vuong, presidente do Vingroup JSC, estava proibido de sair do país e temiam-se as consequências para a economia do país.

O problema é que tudo não passavam de rumores, que ganharam força com os ecos da imprensa. Uma mentira que se revelou altamente danosa par o mercado de ações da nação do sudeste asiático.

De acordo com o Bloomberg Billionaire Index, Nhat Vuong viu 485 milhões de euros apagados de seu património líquido em apenas seis horas. As rumores fizeram com que o conglomerado do homem mais rico do Vietname caísse a pique na bolsa de valores de Saigão, a VN30.

Aliás, o mercado de ações do país também atingiu o valor mais baixo dos últimos 16 meses, detalha a VICE.

Cientes do que estava a acontecer, as autoridades vietnamitas vieram a público desmentir os rumores e apelar às pessoas que parassem de o partilhar nas redes sociais.

Nove pessoas estão a ser investigadas por espalhar o boato. To Vi Hoan, de 38 anos, é um deles e já foi multado em 7,5 milhões de dongs vietnamitas — o equivalente a cerca de 320 euros.

O Vingroup está espalhado por várias áreas da economia, desde o imobiliário às indústrias farmacêutica e automóvel, empregando mais de 40.000 pessoas e faturando 2% do PIB nacional.

“Assim como o Vietname criminaliza qualquer crítica ao Governo ou aos seus funcionários, também persegue aqueles que ousam denunciar os crimes de empresas ligadas ao Estado como a Vingroup”, disse Phil Robertson, vice-diretor da Divisão da Ásia da Human Rights Watch.

“Tal impunidade permite que o Vingroup atropele os direitos das pessoas comuns que são afetadas negativamente pelas operações ou projetos da empresa”, acrescentou, em declarações à VICE.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.