Alibaba perde milhões após detenção do fundador (mas o fundador nunca foi detido)

Foundations World Economic Forum

Jack Ma em conferência

Jack Ma teria sido detido na China, por motivos de segurança nacional. Afinal, foi outro Ma que foi detido. Mas os mercados mexeram logo.

A empresa Alibaba, conhecida em muitos países (incluindo Portugal) por ser uma das maiores empresas de comércio online, teve uma grande quebra nesta terça-feira. Por um motivo, no mínimo, insólito. E talvez duvidoso.

Jack Ma foi um dos fundadores da Alibaba. Jack Ma foi preso, por motivos de segurança nacional.

A notícia surgiu na televisão estatal da China, a CCTV, que revelou que a detenção decorreu na semana passada porque Ma estaria a colaborar com “forças anti-China”, no estrangeiro.

O grupo de conspiradores estaria interessado em criar divisões no panorama político chinês e em alterar o poder político na China.

Tudo isto pode ser verdade. Mas a verdade é que o Ma que foi preso não é Jack Ma. É outro Ma.

Houve realmente um cidadão com o apelido Ma que foi detido em Hangzhou, cidade onde se situa a sede da Alibaba. Mas, afinal, uma confusão de caracteres terá originado a informação errada.

Quem foi detido foi um director de pesquisa e de desenvolvimento de software. Além disso, o informático suspeito é 21 anos mais novo do que Jack Ma.

Quando foi avisada, a CCTV corrigiu (slienciosamente) a primeira indicação.

Mas já não foi a tempo de evitar uma queda incrível: as acções da Alibaba caíram 9,4% na abertura da sessão na bolsa de Hong Kong, na terça-feira.

Uma situação de pânico que originou perdas de quase 25 mil milhões de euros no valor de mercado da empresa.

É certo que não era Jack Ma. Mas também é certo que os investidores acreditaram logo que podia ser. O sector da tecnologia anda a “tremer” há algum tempo na China. Muito controlado pelo governo e os seus magnatas têm sido classificados como “capitalistas do mal”.

Jack Ma, entretanto, continua em silêncio. Há cerca de um ano e meio que o empresário anda “invisível”. Nunca é aparece em eventos, na vida pública.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.