Enric Fontcuberta / EPA

Incêndio num armazém industrial impediu 160 mil pessoas de saírem de casa a sul de Barcelona.
Na cidade costeira de Vilanova i la Geltrú, 48 km a Sul de Barcelona, houve na madrugada deste sábado, pelas 2h20, um incêndio num armazém de produtos de limpeza de piscinas que libertou uma grane nuvem tóxica de cloro.
“Se se encontra na zona afetada, não saia de casa nem do seu local de trabalho”, declarou o Serviço de Proteção Civil. O incidente resultou o confinamento de 160 mil pessoas, que receberam um SMS que lhes pedia para ficarem em casa.
Os comboios que deviam passar pela zona ficaram retidos, as estradas foram bloqueadas e eventos foram cancelados, reporta a imprensa local.
A zona de risco, estendia-se por cinco distritos locais ao longo da costa, desde Vilanova i la Geltrú até à aldeia de Calafell, perto de Tarragona, avança o The Guardian.
Entretanto, de acordo com a Reuters, as restrições foram já levantadas e não houve feridos no acidente. O incêndio foi extinto, e as nuvem deverá desaparecer por completo.
“É muito difícil que o cloro se incendeie, mas quando isso acontece é muito difícil apagá-lo”, disse o proprietário do armazém, Jorge Vinuales Alonso. Afirmou ainda que que o incêndio pode ter sido causado por uma bateria de lítio.