Números do Euro 2020: Pedri é uma “máquina”

Thanassis Stavrakis / EPA

Algumas estatísticas do torneio, que está quase a entrar nos quartos-de-final. Jovem espanhol em destaque em várias tabelas, tal como a própria Espanha.

Vêm aí os quartos-de-final do Europeu 2020 e, antes que os jogos comecem, espreitamos as estatísticas oficiais do torneio. Há jogadores e seleções nacionais em destaque e a própria UEFA sublinhou o papel que Pedri González tem tido nos jogos da Espanha.

O médio do Barcelona é o jogador que protagonizou mais corridas a solo no terço do campo mais ofensivo, até agora. Foram 21 sprints, bem distante dos 16 do seu compatriota Marcos Llorente e dos 15 de Cristiano Ronaldo e do dinamarquês Joakim Mæhle.

Pedri é o futebolista com mais quilómetros percorridos com a bola junto ao pé: 23,6 quilómetros a controlar o esférico. No top-5 desta tabela há quatro espanhóis: Pedri, Koke, Laporte e Morata. O único “intruso” é o alemão Kimmich, que já não vai alterar os seus números.

No total de distância percorrida, Pedri não é líder mas está no terceiro lugar (46,9 quilómetros), atrás do sueco Albin Ekdal e do austríaco Marcel Sabitzer, que lidera com 48,7 quilómetros. Ekdal e Sabitzer já não estão no Europeu, por isso o espanhol deverá passar para a frente também neste capítulo, se jogar contra a Suíça.

Números e mais números, que levam a UEFA a indicar que Pedri é uma “máquina”. Tudo isto num jovem de 18 anos, que jogou 52 vezes pelo Barcelona ao longo da última temporada.

Ainda a nível individual, Álvaro Morata está na frente no número de remates na direção da baliza, com oito tentativas, o mesmo número de Cristiano e do checo Patrik Schick. E Laporte, outro espanhol, é o futebolista com mais passes completos e tentados, na prova: 390 e 403, respetivamente.

A nível coletivo, a Espanha também está forte neste Euro 2020. É a seleção com mais golos marcados (11), sendo que 10 deles foram apontados nos últimos dois jogos: cinco contra a Eslováquia, cinco contra a Croácia.

A Espanha é, de longe, a seleção com maior percentagem de posse de bola: 67,5%. A percentagem de passes completos é liderada pela Alemanha (89,3%) mas a Espanha está logo atrás, no segundo lugar (89%), e ainda pode aumentar esse número, ao contrário dos alemães.

A Itália, sem surpresas, tem o maior número de remates (87), mas a Espanha aparece novamente no pódio: terceiro posto, com 68 tentativas.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Contra tudo e contra todos". Moedas fez história em Lisboa

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou hoje ter vencido “contra tudo e contra todos”, porque “a democracia não tem dono”, agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se …

Ventura admite que “vitória não foi total” ao falhar objetivo de ficar em terceiro

O líder do Chega admitiu hoje que a “vitória não foi total” nas autárquicas de domingo, ao falhar o objetivo de ser a terceira força política, mas defendeu que se “fez história” em Portugal, recusando …

Liveblog Autárquicas. Carlos Moedas ganha Lisboa

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Medina assume derrota em Lisboa. "É uma indiscutível vitória de Carlos Moedas"

Fernando Medina acaba de assumir a derrota nas eleições autárquicas, felicitando Carlos Moedas pela vitória na Câmara de Lisboa. "É uma indiscutível vitória pessoal e política de Carlos Moedas", sublinha Medina. "Foi um privilégio servir esta …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …