Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, “é muito sensata”, defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação.

Em declarações à comunicação social à margem de uma iniciativa de sensibilização para a vacinação com o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), no Parque das Nações, em Lisboa, Gouveia e Melo elogiou a ideia formulada por Ferro Rodrigues na reunião de peritos no Infarmed e reiterou a importância de transparência para com a população.

“Acho que é uma sugestão muito sensata, no sentido em que não há nada como informar a população. Nós não temos de esconder nada, temos de informar a população, porque a população não pode ser infantilizada. A população sabe decidir. As pessoas sabem decidir e, se tiverem boa informação, irão decidir da melhor forma possível”, referiu.

Questionado sobre o estudo que apontava para as reservas relativamente à vacinação em cerca de 25% das pessoas que ainda não foram vacinadas, o líder do processo de inoculação salientou que esta “estatística é muito enviesada” e reiterou a sua convicção numa adesão sem reservas à vacinação.



“O que posso dizer é que sempre que fechamos uma faixa etária, temos 1% ou 2% de pessoas que não foram vacinadas nessa faixa etária. Portanto, não temos nenhum sintoma que haja uma recusa forte da vacinação, que haja alguma falta de adesão à vacinação. Pelo contrário: temos a sensação de que, quanto mais vamos vacinando e mais se vê o resultado da vacinação, mais as pessoas querem ser vacinadas”, frisou.

Por outro lado, Gouveia e Melo fez questão de deixar um alerta aos portugueses, ao avisar que “ninguém vai escapar ao vírus” e que “só por milagre” é que tal poderá acontecer, sobretudo com a elevada transmissibilidade da variante Delta.

“A probabilidade de nós termos contacto com o vírus é muito elevada. Há duas formas: esperar que a sua imunidade natural consiga resistir ao vírus ou esperar que uma imunidade adquirida através de um processo de vacinação o ajude a resistir ao vírus. Isso é uma responsabilidade que cabe a cada pessoa, porque o processo de vacinação é voluntário. Cabe aos pais e cabe a nós, enquanto adultos”, asseverou.

E concluiu: “Ainda há muita gente com o vírus e depois de vacinarmos todas as pessoas ainda vai ficar uma percentagem muito grande de crianças por vacinar. E essas pessoas são suficientes para manter o vírus endémico na sociedade, portanto, nós não vamos escapar ao vírus. A única forma de nos protegermos de forma inteligente e científica do vírus é sendo vacinado“.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …