Número de enfermeiros no Algarve está ao nível de países “terceiro-mundistas”

Segundo a Ordem dos enfermeiros, o número destes profissionais de saúde no Algarve está ao nível de países “terceiro-mundistas”.

A média de enfermeiros por cada mil habitantes no Algarve coloca a região ao nível dos países do terceiro mundo, sendo necessário contratar mais 2.600 profissionais, alertou este sábado o presidente da zona sul da Ordem dos Enfermeiros.

“No Algarve, a média é de quatro enfermeiros por cada mil habitantes, um número muito reduzido se comparado com a referência da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico – que é de nove por cada mil”, disse aos jornalistas, em Faro, o presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros.

Segundo Sérgio Branco, se forem contabilizados os profissionais afetos a funções de gestão, docência ou assessoria, “a média reduz-se para três enfermeiros por cada mil habitantes, o que coloca a região, não na cauda da Europa, mas a par do que são os países terceiro-mundistas”.

Num balanço efetuado no final de uma visita de cinco dias aos hospitais e várias unidades de saúde da região do Algarve, aquele responsável disse ter encontrado “uma falta crónicas de enfermeiros e situações que lesam as populações”, defendendo a necessidade de contratação de mais 2.600 profissionais para atingir as metas da OCDE.

A comitiva da ordem profissional dos enfermeiros visitou a região, num altura em que a população triplica e “onde não houve reforço de nem mais um enfermeiro, medida que poderia colmatar as necessidade de assistência à população que já de si são deficientes”.

Para o responsável da Ordem foi fácil encontrar consequências negativas nos serviços, onde enfermeiros afetos a viaturas de Suporte Imediato de Vida (SIV) auxiliam os serviços de Urgência Básica onde estão sedeadas essas viaturas, e que ao toque de alerta são confrontados com o dilema de “optar por qual dos doentes vão abandonar, limitando o auxílio aos utentes e atrasando a resposta em matéria de socorro”.

As populações mais carenciadas e isoladas da região são também das mais afetadas, já que quando o único enfermeiro vai de férias, ficam sem cuidados ou esses passam a fazer-se uma vez por semana. O mesmo se passa quando um profissional se reforma”, concluiu.

O roteiro pelo distrito de Faro faz parte do plano de atividades da Ordem e coincidiu com as greve dos enfermeiros, prosseguindo para os distritos de Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Beja e Évora.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …