Num hospital de Barcelona, um mini-carro da Hyundai melhora o humor das crianças internadas

Os hospitais podem ser assustadores para os mais pequenos, mas é para isso que servem os animais de apoio emocional – ou, neste caso, os carros de apoio emocional da Hyundai.

A fabricante automóvel sul-coreana Hyundai doou minicarros autónomos e assistidos por inteligência artificial (IA) a um hospital pediátrico em Barcelona, Espanha, como parte do seu projeto “Little Big e-Motion”, de acordo com um comunicado.

Afirmando que a viagem da cama do hospital até à sala de tratamento pode fazer as crianças ficarem nervosas e ansiosas, a empresa procura tornar as coisas mais divertidas para as crianças.

O mini veículo elétrico 45 da Hyundai é possivelmente o Power Wheel mais avançado já feito graças ao facto de ter IA. Este suporte permite que o carro perceba o bem-estar das crianças.

O minicarro imita o carro-conceito “45” em tamanho real da Hyundai e garante que os pequenos motoristas possam conduzi-lo sem se magoar com uma velocidade de viagem de até 6,4 quilómetros por hora.

O carro está equipado com aquilo que a Hyundai chama de Emotion Adaptive Vehicle Control (EAVC). Este recurso foi criado como uma colaboração de investigação académica com o Media Lab do MIT. A tecnologia usa IA para monitorizar as emoções da criança, analisando as suas expressões faciais, frequência respiratória e frequência cardíaca.

A câmara embutida grava e analisa o rosto da criança para encontrar pistas sobre o seu estado de espírito. Há também um cinto para exercícios respiratórios que usa bolsas de ar para aplicar uma pressão suave no corpo da criança para reduzir a ansiedade e estabilizar a respiração.

De acordo com os dados que colhe, a IA muda a iluminação, a música e a fragrância do veículo, tornando-o um passeio melhor para os pequenos condutores.

Os adultos também podem rastrear estes dados através de uma aplicação.

Como se não bastasse, o carro também consegue lançar bolas de sabão, que melhora o humor não só das crianças, mas de todos os envolvidos.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …