Engenheiros imprimiram o núcleo de um reator nuclear numa impressora 3D

Brittany Cramer / ORNL

Uma equipa de engenheiros e físicos nucleares tem um plano fora do comum para revolucionar o setor de energia nuclear: imprimir em 3D um reator funcional.

Desenvolver uma nova peça para um reator nuclear é um processo muito caro e demorado. Imprimindo as peças em 3D, a equipa do Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos, poderia facilitar todo o processo de avaliar a peça, uma vez que poderia testar os novos componentes muito mais rapidamente do que se fossem construídos numa oficina convencional, adianta o Futurity.

A equipa de engenheiros e físicos nucleares já mostrou um protótipo do núcleo de um reator nuclear criado através da impressão 3D. O elemento mais importante de um reator nuclear foi impresso como parte do programa Transformational Challenge Reactor (TCR), que propõe mudar radicalmente a abordagem no projeto de microrreatores.

A equipa prevê que, quando entrar em operação em 2023, seja o primeiro reator nuclear do mundo com um núcleo impresso em 3D. “Estamos a tentar descobrir uma forma mais rápida de construir um sistema nuclear com desempenho superior”, explicou Kurt Terrani, diretor técnico do programa.

A indústria nuclear tem a reputação de ser conservadora e resistente à mudança. Terrani teme que, se esta indústria não adotar novas tecnologias, se torne obsoleta em breve.

Apesar de a maior parte do reator conter componentes convencionais, o núcleo será totalmente impresso em 3D com carboneto de silício, um material extremamente resistente e praticamente impossível derreter. É neste núcleo cilíndrico que toda a magia acontece: é responsável por reter o combustível de urânio e os componentes que controlam a reação de fissão.

O núcleo projetado e impresso em Oak Ridge será alojado num reator que não é muito maior do que um barril de cerveja. No entanto, quando entrar em operação, vai ser capaz de gerar até 3 megawatts de energia, o suficiente para atender às necessidades energéticas de mais de 1.000 residências.

Quem sabe se, no futuro, e a par da impressão 3D, a inteligência artificial e outras tecnologias tornem a indústria nuclear capaz de se desenvolver mais rapidamente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Nuno Santos e Medina vão esperar sentados pelo lugar de Costa (mas o ministro já mexe os cordelinhos)

Há dois nomes que começam a ganhar força como possíveis sucessores de António Costa na liderança do PS - Pedro Nuno Santos e Fernando Medina. Mas ainda vão ter que esperar "bastante" por isso, prevê …

PJ fez novas buscas por Maddie em três poços no Algarve

A Polícia Judiciária (PJ) procurou o corpo de Madeleine McCann em três poços de água localizados em zonas rurais do concelho de Vila do Bispo, no Algarve. A informação é avançada este sábado pelo Correia da …

Berardo abre museu em Estremoz com fundos da União Europeia

O semanário Expresso avança na sua edição deste sábado que Joe Berardo instalou um museu em Estremoz, no distrito de Évora, financiado, na sua grande maioria, com fundos da União Europeia (UE). De acordo com o …

Há três dias que os casos aumentam em Itália. Espanha endurece medidas

Os casos de novas infeções com o novo coronavírus aumentaram pelo terceiro dia consecutivo, em Itália, onde nas últimas 24 horas se registaram mais 276 contaminações, comparando com 229, 193 e 138, nos dias anteriores. O …

MP investiga juiz acusado de pagar por sexo enquanto ouvia menores abusados (ele alega que o querem tramar)

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à denúncia feita, no Parlamento, pela dona de uma casa de prostituição que revelou que um juiz pedia para lhe fazerem sexo oral enquanto via vídeos dos menores …

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …