Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da Audi.

A reinvenção é a palavra de ordem no mundo automóvel. A Audi decidiu ir mais além e criar algo fora da caixa: faróis LED com um projetor de imagem, que o levam ao cinema sem sair do carro.

De acordo com a empresa alemã, o dispositivo possui 1,3 milhões de microespelhos que emitem “minúsculas partículas únicas de luz adaptável”.

O Futurism revela que há cinco tipos de projeção programados – mensagens de boas-vindas ou de despedida estão entre eles, sendo que cada uma das mensagens conta com gráficos de movimento exclusivos e texto selecionado por meio de um display touchscreen MMI do veículo.

Segundo o comunicado, os faróis medem apenas alguns centésimos de milímetro e podem mudar de posição até 5 mil vezes por segundo, permitindo um ajuste muito preciso do feixe de luz.

Além das animações brilhantes, os novos faróis de matriz conseguem projetar o chamado “tapete de luz” de 50 metros. Esta função foi pensada para proteger os motoristas que se aproximam dos faróis fortes, já que ajuda a evitar um efeito “ofuscante” para o tráfego em sentido contrário.

Além disso, alega a Audi, a emissão de um feixe baixo de luz curvo pode ajudar a iluminar pessoas ou objetos ao lado da estrada que, de outra forma, seriam difíceis de se detetar.

O uso destas funções nas estradas norte-americanas requer a aprovação dos reguladores. Por enquanto, o conjunto completo de recursos já se encontra disponível na Europa.

As novidades, que são aprimoramentos da tecnologia Digital Matrix LED, chegam com as versões de 2021 do e-tron e do e-tron Sportback. Esta é, segundo a Audi, a primeira vez na História em que soluções do tipo são produzidas em massa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …