Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da Audi.

A reinvenção é a palavra de ordem no mundo automóvel. A Audi decidiu ir mais além e criar algo fora da caixa: faróis LED com um projetor de imagem, que o levam ao cinema sem sair do carro.

De acordo com a empresa alemã, o dispositivo possui 1,3 milhões de microespelhos que emitem “minúsculas partículas únicas de luz adaptável”.

O Futurism revela que há cinco tipos de projeção programados – mensagens de boas-vindas ou de despedida estão entre eles, sendo que cada uma das mensagens conta com gráficos de movimento exclusivos e texto selecionado por meio de um display touchscreen MMI do veículo.

Segundo o comunicado, os faróis medem apenas alguns centésimos de milímetro e podem mudar de posição até 5 mil vezes por segundo, permitindo um ajuste muito preciso do feixe de luz.

Além das animações brilhantes, os novos faróis de matriz conseguem projetar o chamado “tapete de luz” de 50 metros. Esta função foi pensada para proteger os motoristas que se aproximam dos faróis fortes, já que ajuda a evitar um efeito “ofuscante” para o tráfego em sentido contrário.

Além disso, alega a Audi, a emissão de um feixe baixo de luz curvo pode ajudar a iluminar pessoas ou objetos ao lado da estrada que, de outra forma, seriam difíceis de se detetar.

O uso destas funções nas estradas norte-americanas requer a aprovação dos reguladores. Por enquanto, o conjunto completo de recursos já se encontra disponível na Europa.

As novidades, que são aprimoramentos da tecnologia Digital Matrix LED, chegam com as versões de 2021 do e-tron e do e-tron Sportback. Esta é, segundo a Audi, a primeira vez na História em que soluções do tipo são produzidas em massa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Discutir sobre temas controversos requer mais atividade cerebral do que concordar

Uma nova investigação da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, confirmou aquilo que o senso comum já vaticinava: discutir sobre temas controversos requer muito mais atividade cerebral do que simplesmente concordar. De acordo com a nova …

Estado de emergência vai manter-se até março. Marcelo admite confinar mais o país

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve este domingo no Hospital Santa Maria, em Lisboa, onde admitiu confinar mais o país devido à pressão nos hospitais. Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa, …

"São dores de crescimento". CNE admite problemas no voto antecipado, mas promete solução no futuro

Domingo foi dia de voto antecipado para 246.880 eleitores, um número recorde desde que esta modalidade foi introduzida no país. As longas filas e alguns ajuntamentos, numa altura em que o país vive um novo …

Costa convoca Conselho de Ministros extraordinário. Café ao postigo em risco (e ATL até 12 anos podem reabrir)

O Governo convocou um Conselho de Ministros extraordinário para decidir novas medidas de confinamento. Em cima da mesa estará a hipótese de acabar com o café ao postigo e a possível abertura dos ATL até …

Sérgio Oliveira, Luis Díaz e Evanilson testam positivo e vão falhar clássico

Os três jogadores azuis e brancos testaram positivo à covid-19, este domingo, e falham assim o jogo frente ao Sporting na meia-final da Taça da Liga. De acordo com o jornal A Bola, os jogadores do …

Papagaios, lémures, golfinhos e cães. Há vários animais que se auto-medicam

Há vários animais que, à semelhança do Homem, procuram determinadas substâncias na natureza para tratar a dor, prevenir o sofrimento ou simplesmente para se sentirem melhor - é uma espécie de auto-medicação do mundo animal.  Este …

Morreu Phil Spector, o produtor de “Let it Be” dos The Beatles

O produtor Phil Spector, um dos mais conhecidos da indústria discográfica desde a década de 1960, criador da designada "parede de som", morreu no sábado aos 81 anos, informaram este domingo os serviços prisionais …

Quão escuro é o Universo? Mais do que pensávamos, apurou a New Horizons

Novas medições levadas a cabo pela sonda espacial não tripulada da NASA New Horizons mostram que o Universo não é tão escuro como pensávamos. A escuridão do Universo é um fenómeno conhecido e estudado, sendo …

Listrada ou com manchas? Encontrados ventos e correntes na anã castanha mais próxima

Uma equipa de investigadores liderada pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, encontrou bandas e listras na anã castanha mais próxima da Terra. A descoberta sugere a existência de processos que agitam a atmosfera da …

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …