Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da Audi.

A reinvenção é a palavra de ordem no mundo automóvel. A Audi decidiu ir mais além e criar algo fora da caixa: faróis LED com um projetor de imagem, que o levam ao cinema sem sair do carro.

De acordo com a empresa alemã, o dispositivo possui 1,3 milhões de microespelhos que emitem “minúsculas partículas únicas de luz adaptável”.

O Futurism revela que há cinco tipos de projeção programados – mensagens de boas-vindas ou de despedida estão entre eles, sendo que cada uma das mensagens conta com gráficos de movimento exclusivos e texto selecionado por meio de um display touchscreen MMI do veículo.

Segundo o comunicado, os faróis medem apenas alguns centésimos de milímetro e podem mudar de posição até 5 mil vezes por segundo, permitindo um ajuste muito preciso do feixe de luz.



Além das animações brilhantes, os novos faróis de matriz conseguem projetar o chamado “tapete de luz” de 50 metros. Esta função foi pensada para proteger os motoristas que se aproximam dos faróis fortes, já que ajuda a evitar um efeito “ofuscante” para o tráfego em sentido contrário.

Além disso, alega a Audi, a emissão de um feixe baixo de luz curvo pode ajudar a iluminar pessoas ou objetos ao lado da estrada que, de outra forma, seriam difíceis de se detetar.

O uso destas funções nas estradas norte-americanas requer a aprovação dos reguladores. Por enquanto, o conjunto completo de recursos já se encontra disponível na Europa.

As novidades, que são aprimoramentos da tecnologia Digital Matrix LED, chegam com as versões de 2021 do e-tron e do e-tron Sportback. Esta é, segundo a Audi, a primeira vez na História em que soluções do tipo são produzidas em massa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …