Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da Audi.
A reinvenção é a palavra de ordem no mundo automóvel. A Audi decidiu ir mais além e criar algo fora da caixa: faróis LED com um projetor de imagem, que o levam ao cinema sem sair do carro.
De acordo com a empresa alemã, o dispositivo possui 1,3 milhões de microespelhos que emitem “minúsculas partículas únicas de luz adaptável”.
O Futurism revela que há cinco tipos de projeção programados – mensagens de boas-vindas ou de despedida estão entre eles, sendo que cada uma das mensagens conta com gráficos de movimento exclusivos e texto selecionado por meio de um display touchscreen MMI do veículo.
Segundo o comunicado, os faróis medem apenas alguns centésimos de milímetro e podem mudar de posição até 5 mil vezes por segundo, permitindo um ajuste muito preciso do feixe de luz.
Além das animações brilhantes, os novos faróis de matriz conseguem projetar o chamado “tapete de luz” de 50 metros. Esta função foi pensada para proteger os motoristas que se aproximam dos faróis fortes, já que ajuda a evitar um efeito “ofuscante” para o tráfego em sentido contrário.
Além disso, alega a Audi, a emissão de um feixe baixo de luz curvo pode ajudar a iluminar pessoas ou objetos ao lado da estrada que, de outra forma, seriam difíceis de se detetar.
O uso destas funções nas estradas norte-americanas requer a aprovação dos reguladores. Por enquanto, o conjunto completo de recursos já se encontra disponível na Europa.
As novidades, que são aprimoramentos da tecnologia Digital Matrix LED, chegam com as versões de 2021 do e-tron e do e-tron Sportback. Esta é, segundo a Audi, a primeira vez na História em que soluções do tipo são produzidas em massa.